Guimas Publicado Outubro 1, 2007 Publicado Outubro 1, 2007 boas, Como este fim de semana tive um problema com parasitas no aquário principal (200L amazonico) fui a uma loja amiga e reparei num aquario de uns 25cm com um casal de killis dos quais nao sei o nome... fiquei fascinado! ou seja... quia ver se me metia nos killis lol! Tenho pesquisado mas ficam sempre duvidas. Eu vou indica-las e espero que me respondem directamente ou me infiquem sites com as respostas: - Filtragem é dispensável? basta controlar os valores de amónia e nitritos? - Movimentação da àgua à superficie parece-me ser algo a evitar certo? - Porque tanto discurso à volta da turfa? - termostacto é dispensável? (li isso num site inglês de killis) - qual os killis ideais para começar e para se reproduzirem com facilidade? Desculpem esta precipitação de perguntas mas penso que um bom site ou alguém com alguma paciência (para estar a escrever lol) me responderá a tudo... Obrigado André GuimarãesVallisneria sp. 'Natans'
Vasco Gomes Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 Olá. Vou tentar responder às tuas perguntas: - Filtragem é dispensável? basta controlar os valores de amónia e nitritos?- Movimentação da àgua à superficie parece-me ser algo a evitar certo? - Porque tanto discurso à volta da turfa? - termostacto é dispensável? (li isso num site inglês de killis) - qual os killis ideais para começar e para se reproduzirem com facilidade? - A filtragem pode ser dispensável se fizeres mudanças de água frequentes (30 a 50% por semana) e não poluires muito a água com excesso de comida. Podes controlar os valores de amónia e nitritos se quiseres mas os melhores indicadores da qualidade da água são os peixes, basta olhar para eles. Mantenho peixes há 30 anos e killies há 25 e nunca comprei um teste de amónia ou nitritos. - Não. O que se deve evitar é agitação excessiva da água, tipo como se vê nas lojas de aquários. Alguma movimentação é benéfica para os peixes. - A turfa acidifica a água (bom para alguns killies), torna-a acastanhada (o que também é bom para alguns killies) e tem algumas propriedades anti-fúngicas. Enfim, não percebo muito disso mas a verdade é que a turfa tem propriedades que são benéficas para determinados grupos de killies. Também é muito utilizada como meio de postura e como substrato para incubação de ovos. Pessoalmente não a uso nos aquários, uso-a apenas para incubar ovos de não anuais. - Depende da temperatura do local onde tens os peixes e dos peixes que tens. Mas isso é igual para todos. Os bichos aguentam temperaturas até determinados valores. Se a temperatura descer abaixo disso, tens de aquecer. Simples. - Há vários, depende das condições que tens para lhes oferecer. Diz o que tens (condições) e o que gostarias de ter (peixes) e poderemos ajudar-te melhor. Vai a este site http://pwp.netcabo.pt/jlfab/ . Tens lá muita informação interessante. Abraços e espero ter ajudado. Vasco
Guimas Publicado: Outubro 2, 2007 Autor Publicado: Outubro 2, 2007 obrigado pela resposta! eu queria conseguir uma criação mas de uma forma simples para aos poucos evoluir nos killis, sem pressas e sem cometer muitos erros, pois os killis sao uns peixes especiais! queria nao utilizar filtro se possivel; nao utilizar termostacto se possivel (ter em atenção que estamos a entrar no inverno); e como a àgua da torneira tem um pH de 7.5... uma espécie para esses valores, porém não descarto a hipótese de Osmose inversa (àgua da chuva com o devido acondicionamento) +/- isso desculpem la o incomodo de ter de vos por a pensar lol Obrigado André GuimarãesVallisneria sp. 'Natans'
Vasco Gomes Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 eu queria conseguir uma criação mas de uma forma simples para aos poucos evoluir nos killis, sem pressas e sem cometer muitos erros, pois os killis sao uns peixes especiais! Também acho. queria nao utilizar filtro se possivel; nao utilizar termostacto se possivel (ter em atenção que estamos a entrar no inverno); e como a àgua da torneira tem um pH de 7.5... uma espécie para esses valores, porém não descarto a hipótese de Osmose inversa (àgua da chuva com o devido acondicionamento) Talvez alguma subespécie de Fundulopanchax gardneri seja apropriada mas não deixes a temperatura descer dos 18ºC. Como és da zona do Porto o ideal seria contactares o Núcleo Norte da APK a ver o que eles conseguem arranjar. desculpem la o incomodo de ter de vos por a pensar Não faz mal, sempre vamos exercitando os neurónios e prepara-mo-los para desafios mais difíceis. Abraço Vasco
Guimas Publicado: Outubro 2, 2007 Autor Publicado: Outubro 2, 2007 obrigado| Eu se realmente me virar para a killifilia (que é o mais provável) eu faço-me sócio e compareço nos encontros mensais! Obrigado desde já pelo tempo dispensado André GuimarãesVallisneria sp. 'Natans'
Recommended Posts