Calha De Iluminação


racer

Recommended Posts

Olá caros amigos, como o titulo indica decidi fazer uma calha de ilum. para o meu aquário de 50 cm, pois não tinha iluminação suficiente (15w, em uma calha de 40cm). Andei cá por casa a dar uma vista de olhos e começaram-me a surgir umas ideias :-D, tinha que fazer uma calha de 50cm com 30w de luz e assim meti mãos á obra:

encontrei uma chapa de aluminio que era de um fundo de uma porta (ainda bem que o velhote não gosta de meter nada ao lixo)eheheh

Pic_12289_1.jpg

Pic_12289_2.jpg

em seguida cortei e dobrei a chapa de modo a conseguir a forma da calha

Pic_12289_3.jpg

Pic_12289_4.jpg

a chapa era marcada com um "risco" de rebarbadora

Pic_12289_5.jpg

Pic_12289_6.jpg

presa a uma plataforma de madeira para proceder aos "vincos"

Pic_12289_7.jpg

estrutura da calha pronta, com um pequeno erro meu, deveria ter feito tudo em uma só peça, mas como não havia mais chapas e o principal objectivo era gastar o minimo possivel..., continuei...

Pic_12289_8.jpg

Pic_12289_9.jpg

 

Terminada a estrutura era hora de começar a trabalhar no interior e na parte eléctrica da coisa:

calha central onde irá suportar todo o material

Pic_12289_10.jpg

suportes para os casquilhos que irão ser fixos lateralmente

Pic_12289_11.jpg

suportes já com os casquilhos

Pic_12289_13.jpg

Pic_12289_14.jpg

a calha central depois de cortada, e estudada a maneira de como iria ficar disposto o material

Pic_12289_15.jpg

suportes fixados á calha para a 1ª lâmpada

Pic_12289_16.jpg

e para a 2ª

Pic_12289_17.jpg

de se notar que as lâmpadas são de tamanho diferente, mas de 15w cada (eu já disse que ia poupar neste projecto, e até aqui ainda não gastei 1 cêntimo sequer) starwars

 

A ideia inicial seria utilizar um balastro normal de 40w, mas fui avisado aqui no fórum de que as lâmpadas iriam á vida rápidamente, pois iriam trabalhar sobrecarregadas, então montei 2 balastros de 15w cada um independente para a respectiva lâmpada, peço desculpa pois escapou-se-me a sessão fotográfica desta acção, mas também, não há mal nenhum nisso (não é assim tão importante, é mais ligar os fios e tá a andar).

Lembrei-me então de abrir um orificio para melhor dissipação do calor, arranjei cá para casa uma chapita que por aqui andava, apliquei-lhe uma rede metálica e fixei-a á calha

Pic_12289_18.jpg

colei também uma calhazita daquelas para passarem fios eléctricos e cortei uns 3 bocaditos para fixar provisoriamente a calha central á chapa

Pic_12289_19.jpg

Aqui fica então o 1º teste da calha a funcionar

Pic_12289_20.jpg

e cá temos o antes:

Pic_12289_21.jpg

e o depois:

Pic_12289_22.jpg

 

de se notar que a calha está provisoriamente fixa para a fase de testes e que tudo o que foi utilizado neste projecto estava cá em casa, ou seja não foi preciso investir em material nenhum, pois foi tudo reaproveitado, fica aqui registada uma ideia, que penso eu, poderá vir a ser util a vários membros que pretendam alterar a sua calha de iluminação. Para acabar a calha não ficará desta cor é claro, e procedi á compra de uma lata de spray, para pintá-la de preto

Pic_12289_23.jpg

custo total do projecto:

. tinta-6.99euros

. restante material-encontrava-se cá por casa bigsmile

 

 

Fiquem bem fight

Editado por racer

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está 5*. Parabens.

 

obrigado pelo comentário 'fjmr123' :wink:

 

Esqueci-me de citar as medidas da calha :P

cumprimento=50cm

largura=12cm

altura=5cm

a largura teve de ser de 12cm, para ser encaixada na tampa do aquário, para uma melhor apresentação :laugh:

 

PS:será que ficou assim tão mal, apenas uma resposta :-D

 

Fiquem bem :blush:

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está impecavél...

 

:-D

 

só uma pergunta, como colocaste os topos ? colaste ou foi com rebites/solda?

 

 

Olá, foi com rebites, se reparares bem notas nas fotos :?

 

Fiquem bem ;)

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parabéns!

Pois no poupar é que está o verdadeiro espírito do DIY.

Só um senão, as lampadas que usaste parecem-me ter já bastante tempo, tens de ter atenção a esse pormenor, porque a qualidade de iluminação degrada-se ao fim de algum tempo de utilização. (+- 1 ano). Só não deu para ver muito bem os acabamentos. Mas pareceu-me bem profissional... pelo preço é dificil encontrar melhor!

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectáculo. Eu também tenho imensos restos de alumínio, madeira, tenho parafusos, rebites, ferramentas de corte, etc., etc., etc. Nunca me ocorreu fazer uma calha para iluminação sozinha. Em vez disso, fui gastar uma nota preta numa calha com uns suportes que não foram feitos para ela... Acho que a calha que comprei não está muito segura com os suportes que me cederam na loja (não tinham outros). Isto porque, no meu caso, a lâmpada tem de estar um pouco elevada. Não tenho peixes, tenho tartarugas... Para que elas possam desfrutar do terrário, tem de ser assim. Assim que puder, vou tratar de fazer unssuportes como deve ser. Deste-me algumas ideias.

 

Abraços,

 

Maria Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!

Pois no poupar é que está o verdadeiro espírito do DIY.

Só um senão, as lampadas que usaste parecem-me ter já bastante tempo, tens de ter atenção a esse pormenor, porque a qualidade de iluminação degrada-se ao fim de algum tempo de utilização. (+- 1 ano). Só não deu para ver muito bem os acabamentos. Mas pareceu-me bem profissional... pelo preço é dificil encontrar melhor!

 

Olá Paulo, tens razão quanto a uma das lâmpadas (a maior), já deve ter 2 anitos mas estava parada, deverei proceder á compra de uma nova muito brevemente, a mais pequena tem 6 meses, ainda irá se aguentar um bocado, quanto aos acabamentos irei proceder a uma alteração da estrutura de fora (já arranjei outra chapa) :D, e postarei novas fotos no intuito de esclarecer todas as dúvidas.

 

Espectáculo. Eu também tenho imensos restos de alumínio, madeira, tenho parafusos, rebites, ferramentas de corte, etc., etc., etc. Nunca me ocorreu fazer uma calha para iluminação sozinha. Em vez disso, fui gastar uma nota preta numa calha com uns suportes que não foram feitos para ela... Acho que a calha que comprei não está muito segura com os suportes que me cederam na loja (não tinham outros). Isto porque, no meu caso, a lâmpada tem de estar um pouco elevada. Não tenho peixes, tenho tartarugas... Para que elas possam desfrutar do terrário, tem de ser assim. Assim que puder, vou tratar de fazer uns suportes como deve ser. Deste-me algumas ideias.

 

Olá Maria a ideia é mesmo essa, mostrar ao pessoal, que, se pensar-mos um pouco conseguimos fazer uma calha exactamente de acordo com as nossas necessidades, tanto em termos de tamanho como em termos de iluminação, como foi o meu caso, e não gastarmos muito. Ainda bem que te pude ajudar, inicialmente pensei que a ideia não teria sido assim tão boa, mas afinal, ainda foi útil :P

 

Mt bem feito,temos artista...

 

Muito obrigado Magoo #cool

 

Quero agradecer a todos pelas palavras de incentivo, e correções, e prometo-vos novas actualizações logo que termine a calha love you

 

Fiquem bem 8)

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, conforme o prometido aqui vai a actualização deste trabalhinho :mrgreen:

 

 

a nova chapa a ser cortada, penso que é em Inox (não percebo muito de metais)

Pic_12289_23.jpg

Pic_12289_24.jpg

a marcação para proceder aos vincos da chapa

Pic_12289_25.jpg

e quando eu pensava que tudo corria bem, eis que me surge um problema dos diabos, esta chapa não era tão fácil de dobrar como a primeira, já aqui demonstrada anteriormente :-D, depois de várias tentativas :lol: , descubro que afinal o meu maior defeito pode ser uma grande virtude (toda a gente diz que sou muito teimoso), e voilá...á força de braços e tronco, prendi a chapa a um móvel que tenho na garagem, e toca a "arrombar" com aquilo :2gunfire:

Pic_12289_26.jpg

e tudo está bem quando acaba bem :P depois de uns largos minutos consegui fazer o que queria

Pic_12289_27.jpg

 

 

Fiquem bem 8)

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fica também uma imagem mais ao pormenor, para ninguém dizer que escondo algo ehehe :-D

Pic_12289_28.jpg

foi "revestida" por dentro nos cantos com cola quente para não haver fugas de iluminação pelas aberturas, que depois de pintada ficará toda de preto (só por fora, pois claro)

Pic_12289_29.jpg

como esta chapa não é lisa como a anterior desisti do orificio de "respiração", pois a chapita não iria ficar assente nas devidas condições, posto isso deixei os topos laterais mais curtos 0,5 cm para dissipação do calor

Pic_12289_30.jpg

esta foto já com os furos feitos para prender a calha interior com rebites, e o orificio de entrada para o cabo de alimentação

Pic_12289_31.jpg

pronta a pintar

Pic_12289_32.jpg

e finalmente pronta :lol:

Pic_12289_33.jpg

 

amanhã em principio a calha ficará pronta, e colocada no aqua postarei aqui o resto das acções, pois estou a tentar ser o mais fiel possivel na demonstração dos passos realizados para que não hajam dúvidas, comentem á vontade e dêem-me na cabeça se quiserem, mas digam lá, tá ou não tá a ficar bonita :2gunfire: , qualquer dúvida é só perguntar que esclarecerei com todo o gosto.

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente, cá estou eu de novo para cumprir com o prometido, apesar de me parecer que este projecto não interessa a muita gente :(

A foto que se segue, é da calha anteriormente feita, e que ficou como provisória até conseguir arranjar o material que me faltava

Pic_12289_34.jpg

o pormenor dos rebites que prendem a calha interior (onde está montada toda a iluminação), na caixa exterior

Pic_12289_35.jpg

Pic_12289_36.jpg

última demão de tinta, para que os rebites passem mais despercebidos

Pic_12289_37.jpg

o pormenor da pintura, que modéstia á parte, não ficou nada mal

Pic_12289_38.jpg

e finalmente o antes:

Pic_12289_39.jpg

e o depois: :!:

Pic_12289_40.jpg

 

Espero que este post venha a ajudar muita gente, pois é essa a minha principal intenção, apesar de ter ficado muito satisfeito com o resultado final pois tá claro, grandes cumprimentos para todos e uma boa aquariofilia, qualquer dúvida já sabem é só perguntar :oops:

 

Fiquem bem :!:

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos Parabéns pelo bom trabalho.

Ficaste com uma calha muito porreira.

Eu tou a tentar fazer uma para mim mas com 60cm e com cerca de 70W mas tenho algumas dúvidas, nomeadamente no que respeita à humidade. A tampa actual do meu aqua tem uma lampada de 15W e normalmente fica toda molhada por causa da evaporação. No teu caso nao vi nenhuma proteção a esse respeito. Não tens problemas? Não há risco de curto circuito?

A caneta nao escreve no monitor, não percebo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. o unico problema q vejo é de ser a tampa de metal, pqe o balastro aqece e muito, pelo menos o meu, eu se colocar saliva na ponta do dedo e tocar no balastro o som é igual aqele q seria se tocasse num ferro de engomar ligado.

 

apesar de ter feito uma calha com 2 x t8 em calha tecnica, e ter recortado a tampa do aqua para encaixar, aqece mas nao derrete :Fade-color

 

em relaçao à humidade, as lampadas tao ligadas 6 horas + 6h a 3~5 cm da superficie da agua e nada é impermeavel, nem casqilhos nem as ligaçoes levaram silicone e ja esta assim há mais de 15 dias e nenhum problema ate agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso nao vi nenhuma proteção a esse respeito. Não tens problemas?

 

Olá sandrosilva83, respondendo á tua pergunta a resposta é não, porque a tampa deste aqua tem um vidro encastrado como mostra a foto:

Pic_13619_4.jpg

mas penso que deves fazer a tua calha tomando atenção a esse aspecto, a calha de origem que vem no teu aqua tem uma proteção na lâmpada não tem?? Tenta arranjar material igual e assim dormes mais descansado, para esse caso tenho deste tipo no meu outro aqua, penso que é o mais indicado e nunca tive problemas

Pic_13619_5.jpg

espero que te tenha conseguido esclarecer as dúvidas, qualquer coisa já sabes, dispõe.

 

boas. o unico problema q vejo é de ser a tampa de metal, pqe o balastro aqece e muito, pelo menos o meu, eu se colocar saliva na ponta do dedo e tocar no balastro o som é igual aqele q seria se tocasse num ferro de engomar ligado.

 

Olá Ric, no meu caso, não há problema nenhum em ser de metal até porque a que estava cá anteriormente era de metal daquelas modelo standard, e nunca deu problemas, neste caso melhor ficou pois os balastros e como tú disseste bem, aquecem muito, mas aquando da construção desta calha, lembra-te que fixei tudo a uma calha de aluminio que se encontra dentro desta e que para além de me fixar todo o material serve como um perfeito dissipador de calor sem dar problemas nenhuns, digo-te ainda que a temperatura que a calha atinge pela parte de fora dificilmente derrete manteiga, e que passa cerca de 10 h/dia ligada, espero que estejas também esclarecido.

 

Obrigado pelos comentários e boa aquariofilia :Fade-color

 

Fiquem bem :rolleyes:

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais