Primeiros Passos Na Aquariofilia De Água Salgada


decao_46

Recommended Posts

Ola pessoal. Sou o décio tenho 21 anos e sou do algarve. ja há muito k vejo os topikos k sao colokados no forum, mas apenas hj me registei. adorava conhecer mais e melhor sobre este MUNDO, pois recentemente aderi, porém, foi na brincadeira, pois fui apanhar peixinhos para a minha prima as poças do mar, e entusiasmei-me, e o resultado foi apanhar para mim tb. mas os peixes k tenho coloquei-os num aquario que tenho desde pequeno, com cerca de 60cm x 30 x 40 penso k sejam estas as medidas. tenho 2 peixes das rochas e 2 sarguinhos e anemonas e 5 camaroes. gostava de saber se existem corais para a agua da nossa costa, agua fria, ou ate mesmo plantas. qt ao tratamento de agua tenho um filtro interno n sei se desses sao bons se nao, embora na minha opiniao gosto mais dos externos k me dixem?? ja agr gostava de saber se alguem conhece lojas aki na zona do algarve, conheco a aquapicanço de faro e quando la vou perco-me a olhar para os peixes. Agradecia ajuda e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Décio... queria começar por te fazer uma questão... tens condições para manter essa "bicharada" toda, não tens? é que, segundo o que nos relatas, parece-me uma carga orgânica muito grande para o aquário em questão... e os "sarguinhos" vão crescer, não vão? O que pensas fazer com eles mais tarde quando não tiveres espaço para eles no aquário?

 

Eu por exemplo, adoro o Paracanthurus hepatus e o Zebrasoma flavescens, mas tenho consciência que, por mais e melhor equipamento que eu possa comprar e adicionar ao meu sistema, não os consigo manter no meu aquário com condições aceitáveis (já nem falo em condições ideais)... entendes? tudo bem que foi um aquário movido pelo impulso, mas devemos evitar esses impulsos... anteontem consegui controlar os meus impulsos, senão a esta hora já tinha 2 Ocellaris no meu aquário... coisa que está planeada só para meados/finais de Outubro.

 

Se deres uma vista de olhos aqui pela secção dos salgados, vês que existem alguns exemplos do que tu pretendes fazer... mas já deves ter visto, certo?

 

Quanto a lojas aí em baixo no Algarve... não conheço nenhuma, mas sei que brevemente irá abrir uma loja dedicada à aquariofilia (doce e salgada)... Mais tarde, quando realmente abrir ao público (por enquanto estão a preparar as coisas, a maturar aquários de exposição e a fazer as últimas montagens) eu dir-te-ei alguma coisa, ok?

 

Abraço,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal. Sou o décio tenho 21 anos e sou do algarve. ja há muito k vejo os topikos k sao colokados no forum, mas apenas hj me registei. adorava conhecer mais e melhor sobre este MUNDO, pois recentemente aderi, porém, foi na brincadeira, pois fui apanhar peixinhos para a minha prima as poças do mar, e entusiasmei-me, e o resultado foi apanhar para mim tb. mas os peixes k tenho coloquei-os num aquario que tenho desde pequeno, com cerca de 60cm x 30 x 40 penso k sejam estas as medidas. tenho 2 peixes das rochas e 2 sarguinhos e anemonas e 5 camaroes. gostava de saber se existem corais para a agua da nossa costa, agua fria, ou ate mesmo plantas. qt ao tratamento de agua tenho um filtro interno n sei se desses sao bons se nao, embora na minha opiniao gosto mais dos externos k me dixem?? ja agr gostava de saber se alguem conhece lojas aki na zona do algarve, conheco a aquapicanço de faro e quando la vou perco-me a olhar para os peixes. Agradecia ajuda e obrigado.

 

 

Boas, bem vindo antes do mais!

A meu ver é melhor mandares isso tudo de volta para o mar...

Esse teu aqua é considerado um NANO ( menos de 100 litros ) mais de 100 litros reffs

O filtro interno não serve de nada ( podes deixar a trabalhar mas tira as esponjas/espumas ), precisas de ter um escumador, isso vai ser a mesma coisa de que o filtro internos mas para água salgada! Como o aqua é recente, este precisa de reciclar, ou seja, ter bactérias que vão ser fundamentais para o bem estar e um devido equilíbrio do teu aqua, a rocha viva ( comprada aos membros ou nas lojas, não deve ser apanhada no nosso mar...) é uma boa fonte deste processo, se apanhares tenta que esta seja purosa!!!

Deves ter bombas de circulação, uma camada de areão ( pode ser da nossa costa, uns 2 a 5 cms altura, mas não te aconselho a que seja da nossa costa!!!)

No final de cada semana deves fazer mudas de água ( tpa´s) no teu caso tiras uns 10 litros da agua do aqua e voltas a colocar 10 litros da água apanhada no mar ou fazes em casa ( sal próprio para o efeito com água de osmose, vendem em lojas da especialidade ). O pessoal que tem aqua salgados customa ir buscar água ao mar acompanhado com jerricans para depois ter sempre em casa, esta dura um mês mais ou menos não estado em contacto directo com sol!

É de referir que durante a semana vai evaporar água doce que tens no aqua juntamente com água salgada, logo tens de fazer um teste com um aparelho chamado densímetro, este mede a salinidade da água que o teu aqua tem, logo se este está muito salgado tens de colocar água doce ( osmose juntamente com kalk )

Quando juntas algum peixe no teu aqua tem CUIDADO, pois é mais um peixe a " viver " logo há mais poluição dentro do mesmo ( chamados os nitritos e nitratos, estes dois matam os peixes,deveras comprar testes ou fazeres mudas de água mais rotativas caso não queiras estar a gastar tantos € de início...)

 

Lê mais as questões colocadas e respondidas por outros membros!

 

Bom trabalho e diverte-te

 

 

 

Abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Décio... queria começar por te fazer uma questão... tens condições para manter essa "bicharada" toda, não tens? é que, segundo o que nos relatas, parece-me uma carga orgânica muito grande para o aquário em questão... e os "sarguinhos" vão crescer, não vão? O que pensas fazer com eles mais tarde quando não tiveres espaço para eles no aquário?

 

 

 

Os sargos são uma boa fonte de alimento para os seres humanos...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero agradecer pelas ideias que deram.

 

gostava de saber mais por isso iria pedir conselhos a voces, pessoal mais experiente. sai mais em conta eu fazer um aquario ou comprar?? nao sei quais as medidas mais comuns, mas por exemplo, um aquario de 1m/1,20m x 60cm x 60 cm. e isto seria um bom aquario pa eu comecar a sério??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero agradecer pelas ideias que deram.

 

gostava de saber mais por isso iria pedir conselhos a voces, pessoal mais experiente. sai mais em conta eu fazer um aquario ou comprar?? nao sei quais as medidas mais comuns, mas por exemplo, um aquario de 1m/1,20m x 60cm x 60 cm. e isto seria um bom aquario pa eu comecar a sério??

 

 

Décio, eu não sou muito experiente nestas andanças dos salgados, haverá muita gente em melhores condições para te ajudar, mas posso-te dizer que essas dimensões são deveras interessantes para um aquário de recife. Lembra-te que, quanto maior o aquário, mais tolerante é em relação aos erros de principiante, pois exite uma maior diluição devido à maior litragem existente.

 

Tens que saber de antemão que tipo de aquário queres, se um FOWLR - Fish Only With Live Rock (poderás falar com o Diogo Lopes, por exemplo), seu queres um aquário com corais moles, corais duros (SPS's ou LPS's)... entendes? definir um objectivo, pois aí será mais fácil para o pessoal mais experiente te dar conselhos e dicas.

 

Já agora, esse sistema com o aquário de 1,20x60x60 terá sump ou não? Quererás também incluir um refúgio ao sistema?

 

O único conselho que te poderei dar por enquanto é, sem pressa ( pois como sabemos, a pressa é inimiga de perfeição), lê muito, investiga muito e faz aquilo que estás a fazer e muito bem: pergunta muito. Estamos cá é para nos ajudarmos uns aos outros, convém para que isso aconteça, apresentares as tuas dúvidas.

 

Abraço,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Décio, eu não sou muito experiente nestas andanças dos salgados, haverá muita gente em melhores condições para te ajudar, mas posso-te dizer que essas dimensões são deveras interessantes para um aquário de recife. Lembra-te que, quanto maior o aquário, mais tolerante é em relação aos erros de principiante, pois exite uma maior diluição devido à maior litragem existente.

 

 

agradeco ricardo, mas tambem me esqueci de referir, eu se fizer o tal aquario ou comprar, acho que ainda nao me vou meter com aquas de agua salgada. pois requerem muito cuidado tempo paciencia dinheiro etc etc, (quem os tem sabe como é ), por isso o que estava a pensar seria, num aqua das dimensoes que referi acima, mas para agua doce quente.

 

 

Tens que saber de antemão que tipo de aquário queres, se um FOWLR - Fish Only With Live Rock (poderás falar com o Diogo Lopes, por exemplo), seu queres um aquário com corais moles, corais duros (SPS's ou LPS's)... entendes? definir um objectivo, pois aí será mais fácil para o pessoal mais experiente te dar conselhos e dicas.

 

quanto a esse aqua, se for de agua doce e quente queria um plantado, se seguir para salgados pensava em coral,... (mas para ja esta fora de questao)

 

 

 

Já agora, esse sistema com o aquário de 1,20x60x60 terá sump ou não? Quererás também incluir um refúgio ao sistema?

 

pelo que ja pude ler e pesquisar aqui plo forum, (mas ainda vou continuar a pesquisar, pois gracas a isso, artigos ppl mensagens topicos etc etc... ja sei e ja aprendi muito e muito mais) mas acho que convem ter uma sump (ja vi o que significa, (mas de momento acabei de me esquecer lol)), quanto ao refugio ao sistema ainda nao sei o que é, ou entao se já vi, nao me recordo o que é.

 

cumprimentos décio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais