Paradoxus Publicado Setembro 14, 2007 Publicado Setembro 14, 2007 Boas pessoal, Tenho um aquário de 160l, com as duas lâmpadas T8 de 30W de 6500K. O aquário ainda não tem peixes e está a fazer o ciclo à cerca de 5 dias. Tenho as seguintes plantas no aquário: Elódea (Egeria densa), uma Ambulia (Limnophila sessiliflora) e uma anubia anã. Acontece que a anubía está morrer. Quando a comprei a planta estava de perfeita saude e tinha as folhas com umas cores muito bonitas. Acontece que nos ultimos dias ela parece estar a murchar e apareceu umas coisas brancas junto à raiz que eu não se serão algas, alguem me consegue dizer o que será? Hoje fui a uma loja pedir informações e disseram-me que o substrato apenas não chegava para as plantas que tinha que lhes dar alguns nutrientes. O empregado da loja disse para eu comprar o "floreal + Iod". Comecei hoje aplicar o produto, mas será isto suficiente? Estou ainda a pensar trocar uma das lâmpadas para 10000k, será que é uma boa solução? Entretanto hoje fiz uma análise à água e os resultados obtidos foram os seguintes: No3 - 10 mg/L No2 - 0 mg/L GH - >6ºdH Kh - 0º dH PH - 7,2 Apenas mais uma questão, será que devo comprar um adptador de CO2 para o aquário? será que isso é benéfico para as plantas ou o "floreal + Iod" chega? Em baixo as fotos tiradas Anubia Foto de uma folha a murchar Foto de manchas na planta Nova foto em que se nota a raiz branca
Artur Jorge Publicado: Setembro 15, 2007 Publicado: Setembro 15, 2007 As anúbias são plantas de metabolismo lento e como tal consomem nutrientes vagarosamente pelo que duvido que a alteração em apenas 5 dias se deva à escassez de nutrientes. Algumas plantas quando mudam de ambiente sofrem um processo conhecido por "melt" em que ocorre morte acelerada de algumas folhas. Outra coisa que deves verificar numa anúbia é o rizoma. Tanto quanto sei estas plantas não suportam o rizoma enterrado e é frequente morrer a porção enterrada. Se todo ele estiver debaixo do substrato é possível que toda a planta sofra necrose. Mas pelo que vejo nas fotos não parece haver problema com o rizoma. Quanto a fertilizações não creio que seja o mais indicado para recuperar a planta mas vamos aguardar por outras opiniões. Não mudes a luz apenas por esse motivo. As anubias são muito pouco exigentes em tudo especialmente no que se refere a luz. cumpts...
Paradoxus Publicado: Setembro 15, 2007 Autor Publicado: Setembro 15, 2007 Obrigado. Quanto à mudança de luz, não a ia mudar apenas pela anubia, mas sim pelas restantes plantas. Quanto aquele manto branco que aparece na planta alguém me sabe dizer de que se trata?
Paradoxus Publicado: Setembro 16, 2007 Autor Publicado: Setembro 16, 2007 Hoje tinha 3 folhas da planta mortas tive que as remover? será melhor retirar a planta?
Recommended Posts