Co2 artificial só para plantados?

Recommended Posts

Publicado

Eu tinha um aquario de 120 litros com 30 wates de iluminação, e não estava a adicionabo liquido só sólido.

Tenho anubias, elodeas e outra planta folhosa de crescimento rápido que não sei o nome, as plantas estavam a crescer fracas e devagar durante mais de um ano, a cerca de 4 meses resolvi aumentar a iluminação para 66 Wates e adiciono de dois em dois dias adubo liquido, tenho também uma garrafa de Co2 metodo artesanal, as planta crescem agora muito depressa e com muitas folhas embora tenha agora um pequeno problema de algas que estou a tentar tratar, no entanto tenho o seguinte problema com o Co2.

A minha água é muito acida cerca de 5,5 e Kh 0 para manter um Ph de 7 tenho que adicionar um produto carbonatado que aumenta o Kh, no entanto como adiciono Co2 tenho que subir o Kh para cerca de 5 o que implica uma grande concentração deste produto.

Dado eu ter plantas muito simples de cuidar será que é mesmo necessario introduzir co2? È que o uso deste faz-me sempre ter algumas variações de PH e além disso quando me ausento quem cuida do aquario não me faz a manutenção da garrafa.

Será que o Co2 é assim tão necessário num simples aquario com algumas plantas ou é só para grandes plantados ?

Além disso se retirar o Co2 devo voltar a por a pedra difusora? Pois aumentara a oxigenação da água tendo em conta que a diminuição de Co2 reduzirá a fotossintese. e além disso já não será prejudicial em termos de co2 o aumento das trocas com a superficie.

Publicado:

olá!

isso é uma questão que só se resolve experimentando.

tens pouca iluminação, acho que não vai ser grande problema.

se retirares o CO2, aconselho-te a arejar o aquário com pedra difusora, assim vais igualar as concentrações dos gases entre a atmosfera e o aquário, o que, consequentemente, vai aumentar o CO2.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Se estiver a inserir co2 a concentração de co2 é superior a da atmosfera e por isso se meter uma pedra difusora vou diminuir a concentraçao do gás.

Mas julgo que querias dizer que o devo fazer se retirar o co2 artificial.

Já agora outra pergunta.

O pessoal costuma dizer que não consegue obter grande dissolução de co2, a mim acontece o contrário tenho que por a pedra a apenas 10 cm de profundidade ou menos e com bolhas bastante gordas caso contrário a dissolução de co2 é muito grande.

Publicado:

Viva. Não vejo qual é o problema de ter um KH de 5. Tens peixes nesse aquário? se sim eles agradecem, devem estar super stressados com as variações no pH.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Não percebi muito bem essa mensagem.

Tenho peixes no aquario a cerca de dois anos. As variações de pH não são assim tão altas consigo manter quase sempre o pH a 7 no entanto quando faço mudanças de água ou troco a garrafa de co2 não consigo sempre evitar que o pH desça ou suba alguma coisa, descendo ou subindo nunca mais do que 2 ou 3 décimas e não de uma vez, e depois vou tentando estabilizar outra vez o pH em 7. Os peixes não andam stressados até porque eu evito ao máximo que hajam alterações ainda que minimas de pH. A questão é que isso dá bastante trabalho, trabalho este que não tinha antes de introduzir Co2 caseiro.

Quanto ao Kh ser 5 não há problema nenhum, o problema é que a água da minha zona tem KH 0, e para passar para 5 tenho que utilizar químicos , o que eu queria evitar ao máximo, ou pelo menos reduzir ao mínimo, mas mantendo o pH a 7.

Voltandoá questão que coloquei inicialmente queria saber opiniões.

Será que o Co2 é assim tão necessário num simples aquario com algumas plantas ou é só para grandes plantados ?

Relembro o meu aquario tem mediadas 100*30*40, 100 litros uteis, 66 wates em três lâmpadas 30,18,18 wates e tenho élodeas e anúbias e outra de crescimento rápido que não sei o nome.

Publicado:

vou responder directamente: se quiseres essas plantas mesmo saúdaveis, usa CO2, se quiseres manter as plantas vivas e a crescer lentamente, não injectes CO2.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Com a luz que tens não me preocupava muito com injecção de CO2.

Dubir o KH com químicos é uma falsa preocupaçao, uma vez que os químicos que sobem o KH são exactamente os que o compõem.

Estares a injectar CO2 quando não há luz suficiente para o utilizar em fotossíntese apenas serve para baixar o pH.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!