Meristemas Apicais Perturbados


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!!

 

Algumas das minhas plantas de crescimento rápido estão a exibir meristemas apicais de aspecto "enrugado" e têm crescido significativamente menos. O aqua com 240 l brutos tem 190 w de luz, injecção de co2 diy e fertilizo regularmente com elementos de traço tentando manter uma concentração de fe entre os 0.1 e 0.25 ppm.

 

Os testes indicam:

 

PO4 : 1 ppm

NO3 : 25 ppm

Fe : 0.2

pH : 7.1

Ca : 20-30 mg/L

kH: 30 mg/L

gH: 80 mg/L

 

Li um artigo que mencionava que tal aspecto podia ser devido a carência de calcio mas pelos resultados supramencionados penso poder afastar essa hipótese. Que sugerem??

 

cumpts...

 

 

 

P.S.: Amanha começo a fertilizar com K

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ninguém sugere nada?? Agora além dos meristemas estarem a originar folhas disformes os caules das plantas estão a ficar curvados, mantendo no entanto o meristema voltado para a luz.

 

Analiticamente tudo parece normal, todos os valores estão dentro do parametros normais, excepto o nitrato que esta a 40 ppm. Poderá ser possível que este valor iniba a absorção de outros elementos???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho a certeza, mas axo que só o K em exesso é que pode inibir a absorção de outros nutrientes.

 

mas alguem mais sabido da coisa ade confirmar ou não o que disse..

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ninguém sugere nada?? Agora além dos meristemas estarem a originar folhas disformes os caules das plantas estão a ficar curvados, mantendo no entanto o meristema voltado para a luz.

 

Analiticamente tudo parece normal, todos os valores estão dentro do parametros normais, excepto o nitrato que esta a 40 ppm. Poderá ser possível que este valor iniba a absorção de outros elementos???

 

 

Olá, Artur.

 

Disseste primeiramente que tinhas os Nitratos a 25ppm e agora passaram para 40ppm? Tens adicionado K? Já experimentaste subir o PO4 para 2.0?

No teu lugar o que faria era:

:mrgreen: Pôr o PO4 muito perto de 2.

:arrow: Adicionar K na proporção de 10ppm de K para 1ppm de P que aumentes.

:arrow: ...Esperar uns cinco dias pelos resultados.

 

Já agora e em tom de curiosidade. Em relação aos micros, qual a marca e que quantidade estás a adicionar? De quanto em quanto tempo?

 

 

Um abraço,

Fábio Gomes.

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a adicionar 15 ppm de k por dia. Relativamente aos micros utilizo o plant gro da nutrafin, adicionando uma tampa (cerca de 5 ml) por dia, durante 2 dias com pausa ao 3º, reiniciando o ciclo no dia seguinte.

 

Estou à espera que chegue o fertilizante de PO4. Então irei fazer como sugeres. Neste momento analiticamente tenho o seguinte:

 

NO3 : +/- 40 ppm

PO4: +/- 0.75 ppm

Fe: 0.2 ppm

 

Relativamente ao crescimento das plantas, apenas a hygrophila disformis se tem apresentado assim. As outras plantas continuam a crescer normalmente. E esta alteração foi súbita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a adicionar 15 ppm de k por dia. Relativamente aos micros utilizo o plant gro da nutrafin, adicionando uma tampa (cerca de 5 ml) por dia, durante 2 dias com pausa ao 3º, reiniciando o ciclo no dia seguinte.

 

Estou à espera que chegue o fertilizante de PO4. Então irei fazer como sugeres. Neste momento analiticamente tenho o seguinte:

 

NO3 : +/- 40 ppm

PO4: +/- 0.75 ppm

Fe: 0.2 ppm

 

Relativamente ao crescimento das plantas, apenas a hygrophila disformis se tem apresentado assim. As outras plantas continuam a crescer normalmente. E esta alteração foi súbita...

 

 

O.k., experimenta porque não custa.

 

Vai dando notícias.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Adicionei mais um reactor de CO2 da nutrafin e retirei a bomba de ar durante o dia e os meristemas parecem estar a recuperar. Parece-me então que a carência de CO2 possa estar relacionada com esta perturbação pois, uns dias antes (4-5) de as alterações surgirem eu tinha ligado a bomba de O2 em virtude de o nivel de nitratos estar altissimo e os discus exibirem aspecto ofegante. Pergunto se já alguém teve uma experiencia semelhante com plantas de crescimento rapido??

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizei o aqua com 1,5 ppm de PO4 há cerca de 1 semana (1 só vez) e a concentração deste manteve-se estável nos 2 ppm. Quanto ao NO3 tem estabilizado nos 25 ppm. Actualmente estou a fertilizar diariamente com uns 20 ppm de K mas o NO3 e o PO4 permanecem nos valores referidos. Estou a injectar Co2 com 2 kit's de fermentação da nutrafin e substituí 2 x 38 w de luz (dos 190w total) há 2 dias. Para já os resultados são os seguintes:

 

- Algas não mostram estar a crescer mais

- Limnophila sessiliflora cresce desmesuradamente

- restantes plantas particularmente a higrophyla difformis estão estagnadas

- Anúbias mostram crescimento mas algumas folhas novas estão novamente a evidenciar zonas semi-transparentes e alguns buracos

 

Posto isto pergunto, acham que deva aumentar a fertilização com K? Mantenho diariamente a fertilização com plant gro da nutrafin com 5ml e o teste de Fe mostra um nível de 0,2 ppm estável desde há várias semanas, deverei no entanto aumentar esta fertilização? Que outras coisas sugerem???

 

P.S.: Mantenho as TPA's de 60 L bisemanais

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais