O Plantado


LOGISBURG

Recommended Posts

Setup:

 

Filtro Eheim 2260;1900LT/h

Lampada UV 9w;

Iluminaria 2x150W HQI;

CO2 Kit com electrodo de PH, e garrafa da imperial;

Termostato exterior da Hydor 300W;

TPA's DIY (controlador automático está na secção respectiva)

 

Plantas:

Bacopa caroliniana, Cryptocoryne wendtii, Cyperus helferi, Eleocharis acicularis, Glossostigma elatinoides, Microsorum pteropus, Microsorum Windelov,

 

 

 

Fauna:

6 Discus JPM, Paracheirodon axelrodi, Hemigrammus bleheri, Otocinclus affinis, Paraotocinclus "Pit Bull", Caridina japonica, Corydora.

 

 

O meu aqua foi pensado para dar uma boa vida aos peixes, seguro com areas livres e tambem com esconderijos. A tónica são os peixes e não as plantas, mas que não desse muito trabalho a manter. Praticamente só tenho que de dar comida aos peixes, podar as plantas, mensalmente, e claro adubar. De dois em dois meses mudar o carvão activado dos pré filtros e pouco mais. Por dia não gasto mais de 5 a dez minutos com ele.

 

Ajuda muito ter o sistema DIY de TPA automaticas, os discus adoram agua nova todos os dias, e é tambem um muito bom aliado no combate ás algas.

 

O aquario é tapado para principalmente, manter os peixes la dentro, evitar o cheiro caracteristico, evitar humidades em casa, e por ultimo poupar CO2.

 

 

Depois dasta conversa toda não tenho fotos em condições porque não há maneira de arranjar umas plantitas vermelhas, para compor o ramalhete, e tambem estou com um praga de cianobacterias que está dificil dar cabo delas. Como não gosto de usar quimicos nem antibioticos, tenho que ter paciencia.

Assim para não correr o risco de mostrar o aqua já adulto cá vai.

 

IM000182.jpg

 

IM000177.jpg

 

IM000212.jpg

 

IM000213.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Logisburg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora até que enfim!...

Muito bonitos os teus peixes, com ar de vender saúde.

O aqua também parece bonito.

Mas, que diabo, falta um plano geral.

Mostra que a gente quer ver isso em condições.

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Ora até que enfim!...

Muito bonitos os teus peixes, com ar de vender saúde.

O aqua também parece bonito.

Mas, que diabo, falta um plano geral.

Mostra que a gente quer ver isso em condições.

Abraço.

PBL

 

Ando com um ataque de cianobacterias lixado.

Estava a ver se conseguia dar cabo delas com as TPA´s mas já desisti. Só consegui enfraquecer as plantas.

Agora estou a fazer tratamento com Dimicina mas sem grandes resultados, acabo hoje os sete dias de tratamento e só noto um ligeiro enfraquecimento das cianobacterias.

Começo a achar que não posso passar mais de três meses sem limpar o filtro. Antes do ataque das cianos já ia nos cinco meses sem lhe mexer, já me estava a imaginar com um aqua todo automatico e eis que afinal tenho que fazer mais contas.

 

Vamos ver se as coisas começam a correr melhor para por aqui as fotos.

 

Um abraço

 

Logisburg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Junto mais umas fotos do plantado. Pelo caminho, já teve uns problemas, quase todos devido a excesso de comida que eu dava.

 

As corydoras e as cianos, com a minha ajuda, (mudas de água) deram cabo da glossostigma elatinoides, de resto o aqua não dá trabalho.

Só podar e limpar o vidro de 15 em 15 dias, limpar o filtro e pre-filtros de dois em dois meses, e claro dar comida aos meninos.

 

IM000884.jpg

 

IM000882.jpg

 

IM000870_1.jpg

 

IM000868_1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete os discos no l ixo, o aquário fica bem melhor sem eles, só com neons!

 

 

Mas "sem discus", fica "facíl" ter um plantado. Também acho que eles ficam lá muito bem, para mim é uma conjugação mais perfeita. Claro que não é facíl, mas se fosse se calhar não dava tanto interesse.

Por vezes as algas moem-me o juizo, mas cada vez menos.

 

Eu não sou puritano gosto das plantas e dos discus.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOGISBURG,

 

Tu dizes que têns um Termostato exterior da Hydor 300W.....podes me explicar como funciona???

 

fica bem

 

 

O termostato monta-se intercalado no tubo do filtro externo, antes de regressar ao aqua.

 

Eu estou convencido que a temperatura do aqua fica mais estabilizada, e não ocupa espaço no aqua, mas é um pouco mais caro.

 

Vê aqui: http://www.hydor.it/en/products/show/9

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa o aquario esta fixe, e deixa estar os discos que estão bem bonitos, eu a ti colocava só um fundo preto no aquario, para alem de dar mais realce as plantas e aoe peixes, tambem os tranquiliza.

 

1 abraço

 

continua

 

Para a próxima vou experimentar o teu concelho e por o fundo preto para as fotos. É que o aquário na realidade está no meio da sala com um topo para uma parede. Parece-me que os Discus sentem-se lá bem porque estão sempre em exibição, a ver o que se passa a volta.

Nos primeiros meses é que estavam quase sempre escondidos mas agora até de noite ficam fora do esconderijo.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.