Recommended Posts

Publicado

Pois é, os meu cacatuides estão a reproduzir pela segunda vez, e o macho tem um comportamento estranho que me está a deixar apreensivo.

Passo a explicar:

Na primeira postura os alevins desapareceram aos poucos, e eu dei as culpas a uns gobi abelhinas que tinha no comunitário. Desta vez estão no "plantado", e com eles só há 3 néons resistentes, uns quantos gupies, e um SAE que não quer ser desalojado de maneira nenhuma.

O que acontece é que o macho nunca se empenhou na reprodução com a fêmea, e nem sei como fertilizou os ovos.

Parece-me distante, e dá muito pouca importancia á fêmea.

Para além de nunca o ver a defender o território onde está a postura, hoje reparei que quando chegava perto dos alevins (sairam pela 1ª vez ontem)a fêmea punha-se á frente dele.

Após um bocado de observação reparei também que o menino abocanhou um alevin (até aqui tudo normal), mastigou-o 7 ou 8 vezes, e como que não conseguindo engolir, deitou-o fora e voltou a abocanhar mais 3 vezes, e não gostando do sabor deixou-o noutro canto do aqua totalmente desprotejido.

Escusado será dizer o fim deste desgraçado que já nem sabia onde era o norte...

Ora vendo isto a minha reacção foi retirar o macho para o aqua de excedentes que está com um ph de 6.2 (para 7.2 do plantado).

A minha questão é:

Será que fiz bem?

Será que a diferença de ph lhe vai fazer algum mal? (bem não fará...)

Será que a fêmea toma conta do recado sozinha?

Os meninos são estes:

Pai:

Pic_12147_18.jpg

Mãe:

Pic_12147_8.jpg

Miudos:

Pic_12147_21.jpg

Pic_12147_19.jpg

Vê-se mal, eu sei...

Vá pessoal, fiz bem, ou mal?

O que faziam?

Publicado:
Pois é, os meu cacatuides estão a reproduzir pela segunda vez, e o macho tem um comportamento estranho que me está a deixar apreensivo.

Passo a explicar:

Na primeira postura os alevins desapareceram aos poucos, e eu dei as culpas a uns gobi abelhinas que tinha no comunitário. Desta vez estão no "plantado", e com eles só há 3 néons resistentes, uns quantos gupies, e um SAE que não quer ser desalojado de maneira nenhuma.

O que acontece é que o macho nunca se empenhou na reprodução com a fêmea, e nem sei como fertilizou os ovos.

Parece-me distante, e dá muito pouca importancia á fêmea.

Para além de nunca o ver a defender o território onde está a postura, hoje reparei que quando chegava perto dos alevins (sairam pela 1ª vez ontem)a fêmea punha-se á frente dele.

Após um bocado de observação reparei também que o menino abocanhou um alevin (até aqui tudo normal), mastigou-o 7 ou 8 vezes, e como que não conseguindo engolir, deitou-o fora e voltou a abocanhar mais 3 vezes, e não gostando do sabor deixou-o noutro canto do aqua totalmente desprotejido.

Escusado será dizer o fim deste desgraçado que já nem sabia onde era o norte...

Ora vendo isto a minha reacção foi retirar o macho para o aqua de excedentes que está com um ph de 6.2 (para 7.2 do plantado).

A minha questão é:

Será que fiz bem?

Será que a diferença de ph lhe vai fazer algum mal? (bem não fará...)

Será que a fêmea toma conta do recado sozinha?

Os meninos são estes:

Pai:

Pic_12147_18.jpg

Mãe:

Pic_12147_8.jpg

Miudos:

Pic_12147_21.jpg

Pic_12147_19.jpg

Vê-se mal, eu sei...

Vá pessoal, fiz bem, ou mal?

O que faziam?

Boas luis, desde manhã :P

Pela minha pouca exepriencia (com apistos é nula mesmo) não sei até que ponto o facto da despreocupação do macho não será por não se sentir ameaçado, isto digo pq já tive varias posturas de escalares e uma de rams em comunitarios, e dependedo da companhia estes eram mais ou menos agressivos, por exemplo, aquando da postura de rams os unicos que eles "corriam" eram com os escalares, todos os outros mantinham-se à parte.

O facto dos alevins irem desaparecendo aos poucos, aqui não posso adiantar muito pq comigo acabaram sempre por desaparecer todos ao fim de 1, 2 dias depois de nadarem, sempre durante a noite e mesmo deixando uma luz acesa, muito provavelmente pelos pais stressarem mas tb acredito que tivesse a ver com a alimentação (coisa que para alevins eu nunca dei, pq nunca tentei à seria a criação destas especies. e claro no teu caso, se um neon ou um guppy apanhar um alevim a jeito .... marcha .....

A questão deles abocardarem os filhos é (normalmente) normal, para os recolocarem no sitio certo e às vezes para os mudarem para locais que achem mais seguros. não sei se foi esse o caso ou não .. mas se fosse para mastigar mesmo ... não o deitava fora ..... ;)

A questão da mudança, não é favoravel ao peixe de forma nenhuma, são peixes de aguas ligeiramente acidas e pode-se sentir.

Espero de alguma forma ter ajudado ao partilhar as minhas experiencias e aconselho a ficares com os apisto sozinhos no aqua, assim reduzirás o stress dos peixes e eliminarás outras causas mais facilmente mas em todo o caso espera por conselhos de outros membros mais experientes.

Abraço

Marco

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Olá marco.

Eu sei que eles abocanham os filhos para recolocá-los noutro sitio que acham mais seguro.

A minha questão é que o macho faz-se despercebido e não colabora de maneira nenhuma com a fêmea em nenhuma tarefa, o que me leva a desconfiar dele e do seu gesto pretensamente paterno.

Só tenho medo é da mudança de água, pois o bicho é extremamente bonito, e não o quero perder por nada.

Para a proxima se eu não tiver que "trabalhar" vens vê-lo, tá?

Abraço

Publicado:

olá , boas , ando desconfiado que tenho uma postura , uma das fêmeas só sai mesmo na calmaria da noite quando o macho anda distraido, mas para não stressar , vou deixar ficar , pena não ter aqueles espelhinhos tipo antena de carro para ver dentro do coco, lol acho que agiste bem , e sim só a fêmea protege os alevins e ovos, o macho apenas anda á volta , protege o Harem , mas a fêmea não o deixa aproximar, isto pelo que li claro que sou um leigo, os meus andam aqui há umas semanas e já tiveram melhores dias , at+e porque as priridades eram espaço para outros habitantes mais graudos, de resto agora estão os 3 , 2f e 1m sozinhos num aqua com 3 côcos , cada um tem o seu , só o macho siranda por todos e de fora , porque já não entra em 1 deles á muito 4 dias que eu veja, a fêmea não o deixa presumo , de resto fica este link excelente não só para apistos , mas mais especies que se queira ler sobre o tema , este artigo já é antigo mas nada mudou para os nossos amigos apistos , o que servia em 1997 serve hoje :P nesse tempo sim uma raridade até aos amigos dos USA. aqui está o link http://www.aquarticles.com/articles/breedi...acatuoides.html

p.s. è em inglÊs o unico senão ;)

um abraço,

jose palma

Publicado: (editado)

Excelente link!

Muito obrigado. Ainda não tinha visto esta página.

O problema é que o meu macho não afugenta ninguém da ninhada, antes pelo contrário, pareceu-me que ele também estava a ser motivo de preocupação para a fêmea, tal como os outros, e quando o vi a mudar um alevim de sitio e abandoná-lo, foi a minha gota de água e não resisti.

Enquanto a fêmea suava as estopinhas para afugentar todos, ele aproveitava-se, e estragava o seu trabalhinho todo, separando os alevins.

Não resisti, e foi um impulso.

O objectivo não é a criação (até porque depois não sei o que faça aos peixes), mas a criação é dos momentos mais lindos que posso assistir na aquariofilia, e tenho que incentivá-la se existir.

Vamos ver como a coisa se vai desemrrolar.

Ah. Na minha fêmea eu sei quando ela vai pôr, quando ela veste um casaco bastante amarelo, quase dourado.

Portanto, se a tua fêmea está amarela no corpo todo, é porque está, ou esteve a pôr.

Editado por Luis saleiro
Publicado:
Excelente link!

Muito obrigado. Ainda não tinha visto esta página.

O problema é que o meu macho não afugenta ninguém da ninhada, antes pelo contrário, pareceu-me que ele também estava a ser motivo de preocupação para a fêmea, tal como os outros, e quando o vi a mudar um alevim de sitio e abandoná-lo, foi a minha gota de água e não resisti.

Enquanto a fêmea suava as estopinhas para afugentar todos, ele aproveitava-se, e estragava o seu trabalhinho todo, separando os alevins.

Não resisti, e foi um impulso.

O objectivo não é a criação (até porque depois não sei o que faça aos peixes), mas a criação é dos momentos mais lindos que posso assistir na aquariofilia, e tenho que incentivá-la se existir.

Vamos ver como a coisa se vai desemrrolar.

Ah. Na minha fêmea eu sei quando ela vai pôr, quando ela veste um casaco bastante amarelo, quase dourado.

Portanto, se a tua fêmea está amarela no corpo todo, é porque está, ou esteve a pôr.

Pode ser inexperiencia do macho.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Boas.

Agora já está mas deverias ter deixado como estava, para aprenderem.

Nos "cacatuas", antes de haver ovos, o macho normalmente passa o dia a "esbofetear" a fêmea.

Após a postura, a femea que chega a ter 20% do tamanho do macho, "acerta-lhe o passo".

Nos meus, em aquarios de criação, após a postura, o macho, de tamanho respeitavel, passa o dia em 10% do aqua ou então...."sopa"...leva na corneta.

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

É verdade, o macho andava só a espancar a fêmea antes de haver ovos.

Não entendi é o que queres dizer com

"Nos meus, em aquarios de criação, após a postura, o macho, de tamanho respeitavel, passa o dia em 10% do aqua ou então...."sopa"...leva na corneta."

10% do aqua como?

E a fêmea dá-lhe?

OK, para a próxima deixo estar para eles acertarem o passo os dois. É que eu não resisti...

Obrigado

Publicado:

....se o gajo se chega a fêmea dá-lh porrada.

O gajo opta por se encostar a um cantinho.....como eu quando a minha psicologa me chateia. :P

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

OK, lição assimilada.

Para a próxima contenho-me e não intervenho para eles afinarem a técnica entre eles.

Há que aprender...

Mas e agora quando devo voltar a introduzir o macho?

Se o meto agora no aqua deve acontecer uma catástrofe,não?

Com que tamanho devem os alevins estar para juntar o macho?

Editado por Luis saleiro