synestesis Publicado Julho 18, 2007 Publicado Julho 18, 2007 é o seguinte, comprei finalmente os testes, No3, No2, GH, KH... a minha dúvida é a seguinte NO3 - 40 (devia descer isto, como?) GH - 75 [0,4 ºdGH] (não sei qual a medida que devo usar para me referir a este parametro caso queira dizer os valores e como é que torno a água mais dura?) KH - 0 (como é que a torno adequada? subir o valor.) depois tenho outra questão, o meu PH não consegue ficar estável... porque será? tem uma tencência para ficar ácido. e por fim, qual é o motivo pelo qual os peixes se coçam, uma vez que não há nenhuma doença aparente, tem a ver com a qualidade da água? cumps Citar
bean_around15 Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 (editado) Boas, Isso assim por alto sem mais valores, parece-me falta de TPA's. Qual é a regularidade que as fazes? Por consequencia, os peixes a roçarem-se no areao ou plantas, poderá ser infecção nas "guelras"....verifica-se as têm vermelhas... Não sei quais são os peixes que tens, mas de qualquer maneira NO3 a 40...uiiiiii...bela agua que deves ter aí...lol Das duas uma, ou não fazes TPA regulares ou tens peixes cagões e o teu filtro não é suficiente. Como disse, não tenho mais informação acerca do teu aquario, até poderia estar aqui a especular que nunca iria saber realmente o que se passa, até ter o Setup do teu aquário....(dados do aquario - litragem, filtragem, etc, etc) Cumprimentos Editado Julho 19, 2007 por bean_around15 Citar
José Garcia Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 é o seguinte, comprei finalmente os testes, No3, No2, GH, KH... a minha dúvida é a seguinte NO3 - 40 (devia descer isto, como?) GH - 75 [0,4 ºdGH] (não sei qual a medida que devo usar para me referir a este parametro caso queira dizer os valores e como é que torno a água mais dura?) KH - 0 (como é que a torno adequada? subir o valor.) depois tenho outra questão, o meu PH não consegue ficar estável... porque será? tem uma tencência para ficar ácido. e por fim, qual é o motivo pelo qual os peixes se coçam, uma vez que não há nenhuma doença aparente, tem a ver com a qualidade da água? cumps N03 - começa por fazer tpa's para isso ir aos zero GH - Está bom KH - a zero é que não está nada bom , por essa razão é que o ph não consegue ficar estável Como disse o bean_around15 posta o teu setup para podermos ajudar. Abraço Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
synestesis Publicado: Julho 19, 2007 Autor Publicado: Julho 19, 2007 (editado) hey, agradeço a atenção, então é isto: faço tpa de 2 em 2 semanas é um aquário de 60 l tenho um eheim 2208 (150 - 480 l/h) tenho 6 neons 5 espadas 2 coridoras 3 guppys adultos e uns 20 na maternidade 2 bótia palhaço 1 limpa vidros não faço ideia como se chama a planta alta com folhas grandes e tenho um feto de java e um tronco no fundo tenho areão grosso. como é que subo o KH? (junto bicarbonato de sódio (NaHCO3)?compro disto onde?) já sei porque é que eles se andam a coçar, já estou a tratar do ictio... =/ brigada =) Editado Julho 19, 2007 por synestesis Citar
José Garcia Publicado: Julho 20, 2007 Publicado: Julho 20, 2007 para subires o KH existe essa forma ,mas depois isso vai-te alterar o ph (vai subir) . Cumps Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
bean_around15 Publicado: Julho 20, 2007 Publicado: Julho 20, 2007 Boas fazes Tpa's de 2 em 2 semanas...... primeiro, com 60 litros, isso é tpa's no minimo todas as semanas.... não nos disseste qual a percentagem que mudas de agua....se 20...30...40% O problema está no efeito tampão...ou seja no KH(dureza dos carbonatos)...que por sua vez não estabiliza o PH.... E por fim...os peixes roçam-se...pois pudera...com essas quebras de ph, e das tão extensas Tpa's. Tens ao todo 19 peixes....fora os 20 da maternidade :S, em 60 litros ......ve lá bem a "regra" do 1cm de peixe para cada centimo de agua ..."e fazer as contas" - como dizia o nosso antigo primeiro ministro. Não esquecer que eles crescem.... Só os bótia já completam o aquário...daí já podes ter uma ideia... Quanto a tratares o ictio....epá quimicos e ainda por cima num aquário desiquilibrado .....isso resolve-se com o controlo dos valores PH e KH e com a subida da temperatura do aquario aos 29º durante 3 a 5 dias... Fizeste o teste á tua agua da torneira? ( assumo que seja essa a forma onde a vais buscar) A aquariofilia também é uma "coisa" que se estuda. Consulta aqui a biblia....ficas logo com a base sabida...depois é ir lendo e perguntando que o pessoal ajuda. http://faq.thekrib.com/pt/ http://fins.actwin.com/mirror/pt/plant-list.html - lista de plantas aquaticas e suas caractristicas Cumprimentos Citar
synestesis Publicado: Julho 21, 2007 Autor Publicado: Julho 21, 2007 (editado) certo, os tpa´s são de 30 a 40%, passo a fazer mais TPA's e menos percentagem? fiz teste à água da torneira, o kh é [0]... aqui a água é péssima, tanto que não bebo , primeiro metia água do filtro, que é a água que bebo, mata todas as coisas que fazem mal , tira o cloro ets. pensei que fosse de usar essa água que o KH fosse baixo, mas fiz um teste ao da torneira e a coisa é igual, o TPA que fiz hoje foi com a da torneira. brigada pelo link (é o que eu tenho andado a ver ), e quanto às medidas dos peixes... eles ainda são bem pequenos, quando começarem a crescer demais vou ter que arranjar ou um aqua maior ou... dá-los. por outro lado, nao me meto num aqua maior enquanto não conseguir controlar todas as variantes da água, como disseste é uma coisa que se estuda, e eu não tenho andado a dormir, passo muito tempo a ler, mas mesmo assim, tenho muito ainda para ler e tenho dúvidas. daqui a 2 dias dou a ultima dose para o ictio e faço outro TPA no dia segunte. e a temperatura está a 29º actualmente, normalmente ronda os 26. thanks pelas dicas... vou ver o que fazer com o KH desta água =s Editado Julho 21, 2007 por synestesis Citar
bean_around15 Publicado: Julho 21, 2007 Publicado: Julho 21, 2007 Boas, diz-me uma coisa....que teste é que usas?marca...estará bom...isso de ser sempre KH-0...hummm.... Tenta usar agua de garrafão. Calma com os quimicos, Perde um tempo a completar o teu perfil, assim podemos ver qual a zona onde moras, e quem está mais perto de ti...sendo assim mais facil a identificação do problema. Eu dava/vendia 50% dos teus peixes, como é que estás de NO3?....40 ... Imagino o cócó que não deve estar nessa coluna de agua, ( o substrato nem se fala). Mas isto sou eu a especular... 5 espadas - são bué cagões... 2 Botia palhaço - crescem bué para o teu aquario Admira-me os neons ainda estarem vivos...cuidado com isso....as mortes são sempre uma coisa a evitar...são o reflexo do nosso fracasso. Cumprimentos Citar
synestesis Publicado: Julho 21, 2007 Autor Publicado: Julho 21, 2007 (editado) depois do TPA ele mantém-se a 40 (talvez pela cor esteja um pouco mais baixo)... sim, já pensei que pudesse ser dos testes, até porque é muito complicado perceber o que eles dizem, é por cores e o resultado é a olho, não é nada exacto, são da tropical. o No2 tá a 0, normalmente não passa os 0.5, pelo menos nunca vi um valor superior, mas lá está, é um valor a olho. montei o aqua em abril e é verdade que este substrato está bué sujo. =s estive a fazer contas e os peixes estariam a 53 para os 60 do aqua... mas não tirei o espaço da maternidade. é tão complicado ter um aqua tão pequeno! enfim... mas não tive muitas baixas. quer dizer que não sou uma total falhada =P thanks cumps Editado Julho 21, 2007 por synestesis Citar
bean_around15 Publicado: Julho 21, 2007 Publicado: Julho 21, 2007 (editado) Boas... tenta sifonar/aspirar o substrato..nem que seja com uma mangueira com uma rede fininha na ponta(poe uma braçadeira a vedar) enquanto fazes as TPA's... tenta também fazer as tpa's de 3 em 3 dias - 50%...1.º dia.........40%...2-º dia.......30%..3.º dia.e depois diz alguma coisa... usa para repor agua do garrafão...uns 10, 15 litros e testa isso... Também me cheira a má filtragem..pelo menos ao nivel do substracto..tena a saída da agua muita acima??....que tipo de filtragem tens e quais os materias filtrantes??... Posta aí uma imagem para se ver do que se fala... Em relação ao ph...tira esse troco que está a baixa-lo...adiciona umas pedras calcárias que isso sobe.... Quanto maior o volume de agua...mais estáveis são os valores...menos vezes são as tpa's...e assim em "quase" tudo.... è claro que quando tens stress é aos 100 e aos 200 litros....mas... Também não sou pró....ando sempre a aprender...tens aqui no site pessoal que sabe mesmo disto.. Venham eles Cumprimentos Editado Julho 21, 2007 por bean_around15 Citar
Recommended Posts