Recommended Posts

Publicado

é o seguinte, comprei finalmente os testes, No3, No2, GH, KH... a minha dúvida é a seguinte

NO3 - 40 (devia descer isto, como?)

GH - 75 [0,4 ºdGH] (não sei qual a medida que devo usar para me referir a este parametro caso queira dizer os valores e como é que torno a água mais dura?)

KH - 0 (como é que a torno adequada? subir o valor.)

depois tenho outra questão, o meu PH não consegue ficar estável... porque será? tem uma tencência para ficar ácido.

e por fim, qual é o motivo pelo qual os peixes se coçam, uma vez que não há nenhuma doença aparente, tem a ver com a qualidade da água?

cumps

Publicado: (editado)

Boas,

Isso assim por alto sem mais valores, parece-me falta de TPA's. Qual é a regularidade que as fazes?

Por consequencia, os peixes a roçarem-se no areao ou plantas, poderá ser infecção nas "guelras"....verifica-se as têm vermelhas...

Não sei quais são os peixes que tens, mas de qualquer maneira NO3 a 40...uiiiiii...bela agua que deves ter aí...lol

Das duas uma, ou não fazes TPA regulares ou tens peixes cagões e o teu filtro não é suficiente.

Como disse, não tenho mais informação acerca do teu aquario, até poderia estar aqui a especular que nunca iria saber realmente o que se passa, até ter o Setup do teu aquário....(dados do aquario - litragem, filtragem, etc, etc)

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Publicado:
é o seguinte, comprei finalmente os testes, No3, No2, GH, KH... a minha dúvida é a seguinte

NO3 - 40 (devia descer isto, como?)

GH - 75 [0,4 ºdGH] (não sei qual a medida que devo usar para me referir a este parametro caso queira dizer os valores e como é que torno a água mais dura?)

KH - 0 (como é que a torno adequada? subir o valor.)

depois tenho outra questão, o meu PH não consegue ficar estável... porque será? tem uma tencência para ficar ácido.

e por fim, qual é o motivo pelo qual os peixes se coçam, uma vez que não há nenhuma doença aparente, tem a ver com a qualidade da água?

cumps

N03 - começa por fazer tpa's para isso ir aos zero

GH - Está bom

KH - a zero é que não está nada bom , por essa razão é que o ph não consegue ficar estável

Como disse o bean_around15 posta o teu setup para podermos ajudar.

Abraço

hey, agradeço a atenção, então é isto:

faço tpa de 2 em 2 semanas

é um aquário de 60 l

tenho um eheim 2208 (150 - 480 l/h)

tenho

6 neons

5 espadas

2 coridoras

3 guppys adultos e uns 20 na maternidade

2 bótia palhaço

1 limpa vidros

não faço ideia como se chama a planta alta com folhas grandes e tenho um feto de java e um tronco

no fundo tenho areão grosso.

como é que subo o KH? (junto bicarbonato de sódio (NaHCO3)?compro disto onde?)

já sei porque é que eles se andam a coçar, já estou a tratar do ictio... =/

brigada =)

Editado por synestesis
Publicado:

Boas fazes Tpa's de 2 em 2 semanas......

primeiro, com 60 litros, isso é tpa's no minimo todas as semanas....

não nos disseste qual a percentagem que mudas de agua....se 20...30...40%

O problema está no efeito tampão...ou seja no KH(dureza dos carbonatos)...que por sua vez não estabiliza o PH....

E por fim...os peixes roçam-se...pois pudera...com essas quebras de ph, e das tão extensas Tpa's.

Tens ao todo 19 peixes....fora os 20 da maternidade :S, em 60 litros :wink:......ve lá bem a "regra" do 1cm de peixe para cada centimo de agua :laugh: ..."e fazer as contas" - como dizia o nosso antigo primeiro ministro.

Não esquecer que eles crescem....

Só os bótia já completam o aquário...daí já podes ter uma ideia...

Quanto a tratares o ictio....epá quimicos e ainda por cima num aquário desiquilibrado :crazyeyes:.....isso resolve-se com o controlo dos valores PH e KH e com a subida da temperatura do aquario aos 29º durante 3 a 5 dias...

Fizeste o teste á tua agua da torneira? ( assumo que seja essa a forma onde a vais buscar)

A aquariofilia também é uma "coisa" que se estuda.

Consulta aqui a biblia....ficas logo com a base sabida...depois é ir lendo e perguntando que o pessoal ajuda.

http://faq.thekrib.com/pt/

http://fins.actwin.com/mirror/pt/plant-list.html - lista de plantas aquaticas e suas caractristicas

Cumprimentos

certo,

os tpa´s são de 30 a 40%, passo a fazer mais TPA's e menos percentagem?

fiz teste à água da torneira, o kh é [0]... aqui a água é péssima, tanto que não bebo , primeiro metia água do filtro, que é a água que bebo, mata todas as coisas que fazem mal , tira o cloro ets. pensei que fosse de usar essa água que o KH fosse baixo, mas fiz um teste ao da torneira e a coisa é igual, o TPA que fiz hoje foi com a da torneira.

brigada pelo link (é o que eu tenho andado a ver :sleeping:), e quanto às medidas dos peixes... eles ainda são bem pequenos, quando começarem a crescer demais vou ter que arranjar ou um aqua maior ou... dá-los. por outro lado, nao me meto num aqua maior enquanto não conseguir controlar todas as variantes da água, como disseste é uma coisa que se estuda, e eu não tenho andado a dormir, passo muito tempo a ler, mas mesmo assim, tenho muito ainda para ler e tenho dúvidas. daqui a 2 dias dou a ultima dose para o ictio e faço outro TPA no dia segunte. e a temperatura está a 29º actualmente, normalmente ronda os 26.

thanks pelas dicas... vou ver o que fazer com o KH desta água =s

Editado por synestesis
Publicado:

Boas,

diz-me uma coisa....que teste é que usas?marca...estará bom...isso de ser sempre KH-0...hummm....

Tenta usar agua de garrafão.

Calma com os quimicos,

Perde um tempo a completar o teu perfil, assim podemos ver qual a zona onde moras, e quem está mais perto de ti...sendo assim mais facil a identificação do problema.

Eu dava/vendia 50% dos teus peixes, como é que estás de NO3?....40 :sleeping: ... Imagino o cócó que não deve estar nessa coluna de agua, ( o substrato nem se fala).

Mas isto sou eu a especular...

5 espadas - são bué cagões...

2 Botia palhaço - crescem bué para o teu aquario

Admira-me os neons ainda estarem vivos...cuidado com isso....as mortes são sempre uma coisa a evitar...são o reflexo do nosso fracasso. :blush:

Cumprimentos

depois do TPA ele mantém-se a 40 (talvez pela cor esteja um pouco mais baixo)... sim, já pensei que pudesse ser dos testes, até porque é muito complicado perceber o que eles dizem, é por cores e o resultado é a olho, não é nada exacto, são da tropical.

o No2 tá a 0, normalmente não passa os 0.5, pelo menos nunca vi um valor superior, mas lá está, é um valor a olho.

montei o aqua em abril e é verdade que este substrato está bué sujo. =s

estive a fazer contas e os peixes estariam a 53 para os 60 do aqua... mas não tirei o espaço da maternidade. é tão complicado ter um aqua tão pequeno! enfim... mas não tive muitas baixas. quer dizer que não sou uma total falhada =P

cumps

Editado por synestesis

Boas...

tenta sifonar/aspirar o substrato..nem que seja com uma mangueira com uma rede fininha na ponta(poe uma braçadeira a vedar) enquanto fazes as TPA's...

tenta também fazer as tpa's de 3 em 3 dias - 50%...1.º dia.........40%...2-º dia.......30%..3.º dia.e depois diz alguma coisa...

usa para repor agua do garrafão...uns 10, 15 litros e testa isso...

Também me cheira a má filtragem..pelo menos ao nivel do substracto..tena a saída da agua muita acima??....que tipo de filtragem tens e quais os materias filtrantes??...

Posta aí uma imagem para se ver do que se fala...

Em relação ao ph...tira esse troco que está a baixa-lo...adiciona umas pedras calcárias que isso sobe....

Quanto maior o volume de agua...mais estáveis são os valores...menos vezes são as tpa's...e assim em "quase" tudo....

è claro que quando tens stress é aos 100 e aos 200 litros....mas...

Também não sou pró....ando sempre a aprender...tens aqui no site pessoal que sabe mesmo disto..

Venham eles :drinking:

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!