Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Como tenho poucas plantas no meu aqua e a minha iluminação não é das melhores estou a pensar instalar no meu aqua um sistema simples de co2, o "Plant-Gro CO2 Natural System", da Nutrafin, dadas as condicionantes atrás descritas este parece-me o mais indicado...

Dúvidas:

Tenho 3 Discus no meu aqua, o co2 não vai prejudicar em nada?

Tenho uma pequena bomba de ar, com uma pedra difusora, a fornecer constantemente oxigénio, existem incompatibilidades??

Alguem conhece este sistema? é bom? recomendações?

Nota: a capacidade do aqua é 120l

Abraço e obrigado a todos

Pedro

Publicado: (editado)
Boas a todos,

Como tenho poucas plantas no meu aqua e a minha iluminação não é das melhores estou a pensar instalar no meu aqua um sistema simples de co2, o "Plant-Gro CO2 Natural System", da Nutrafin, dadas as condicionantes atrás descritas este parece-me o mais indicado...

Dúvidas:

Tenho 3 Discus no meu aqua, o co2 não vai prejudicar em nada?

Tenho uma pequena bomba de ar, com uma pedra difusora, a fornecer constantemente oxigénio, existem incompatibilidades??

Alguem conhece este sistema? é bom? recomendações?

Nota: a capacidade do aqua é 120l

Abraço e obrigado a todos

Pedro

Olá , co2 e bombas de ar não combinam , só porque estás a misturar oxigénio (para onde o co2 vai claro misturar-se na água) e não fica tempo suficiente para as plantas usufruirem dele , ou seja , monta uma bomba de água , ou a saida do filtro externo a fazer muito movimento de superficie , de modo a que os Discus não sejam incomodados pela corrente , que tenham um ponto "morto" de corrente no aqua , assim o CO2 fica o necessário na água para as plantas , e o oxigénio com movimento na superficie (ondinhas provoca aumento da superficei de contacto com o oxigénio e a gravidade faz o resto , maior a superficei , maior a troca de oxigénio com a atmosfera ) , melhora as trocas gasosas pela gravidade tal qual como num rio onde a corrente provoca isso mesmo , para que saibas 80% +/- do Oxigénio é pela gravidade , as plantas e as bombas de ar apenas suportam 20% do oxigénio na água , portanto , nada contra os Discus , eles até agradecem , o PH pode baixar um pouco , agora depende do teu aqua e da tua água que usas e como a condicionas , um abraço.

P.S. quanto ao sistema , nada a dizer , depende muito do que queres de plantas etc,etc, mas serve bem ao teu propósito por agora :wink:

Jose Palma

Editado por netmaniac
Publicado:

Obrigado netmaniac pela tua resposta

Eu tenho instalada na mangueira que vem da bomba uma torneira reguladora de fluxo de ar e tenho-a bastante fechada de modo que saem apenas pequenas bolhas da pedra difusora que não provocam agitação nenhuma na superficie da agua. elas chegam à superficie e mantem-se sem rebentar por um bom bocado "passeando" pela superficie.

Deste modo existe compatibilidade ou não?

O sistema é bom ou não??backups??

Obrigado, abraço

Pedro

• 4 semanas depois...
Publicado:

Olá, desculpa só agora responder , mas imagina isto assim . Uma bolha de ar é como uma vassoura a limpar co2 a caminho da superficie, ou seja o co2 que anda na água , mistura-se com o oxigenio da bolha em vez de ter tempo de ser recolhido por uma planta .um abraço.

Jose Palma