Aqua De 170x60x60 -> Ajuda Com Iluminação!


Recommended Posts

Boas.

 

Adquiri recentemente um aqua 170x60x60 e estou com dificuldade em escolher a calha devido à medida fora do comum (1,70m).

 

As calhas que encontro ou são e 1,5m ou de 1,8m com duas ou 3 hqi's respectivamente.

 

Eu estava a olhar para as de 3 HQI's com 150W cada, mas acho que vai ficar inestético por a calha ser maior que o aqua.

 

A minha questão é, será que se colocar uma de 2HQI's (1,5m), consigo ter luz suficiente nos cantos do aqua?? Ao que ao parece pelas fotos das iluminarias, as HQI's estão muito próximas uma da outra, e receio que os cantos fiquem notóriamente mais escuros....

 

Agradeço sugestões e que partilhem as vossas experiências.

 

Muito obrigado.

 

Abc,

 

João

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha a lampada não precisa ser de 1,70m pois eu no meu aquario de 1m tenho lampadas de 93 cm e isto dá luz para tudo quanto é sitio!!!!

 

Olha para melhor te informares sobre calhas, preços e lampadas contacta o Ramirezi no forum Aquaeden "patrocinadores"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

um tenho um aqua de 1.50 e comprei uns reflectores da cyberaqua de 1.53cm mas as lampadas so tem 1.20cm e mesmo assim da bues de luz dentro do aqua mas tenho 2 calhas dessas se quiseres eu dou te o site que e o:http://www.girafaonline.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

um tenho um aqua de 1.50 e comprei uns reflectores da cyberaqua de 1.53cm mas as lampadas so tem 1.20cm e mesmo assim da bues de luz dentro do aqua mas tenho 2 calhas dessas se quiseres eu dou te o site que e o:http://www.girafaonline.com/

 

 

Obrigado Gil.

 

Julgo que me safo então, mas vou aguardar comentários de alguem que tenha HQI's tb, não vá ser diferente.

 

Obrigado.

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Gil.

 

Julgo que me safo então, mas vou aguardar comentários de alguem que tenha HQI's tb, não vá ser diferente.

 

Obrigado.

 

Já agora, outra pergunta, 150W chega para 60cm de altura?

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

150wts chegam, mas convem ser complementado com T5 actinicas

 

para esse tamanho tens de por 3x150wts.

 

Se não conseguires encontrar uma calha, a aquaedem faz por medida.

 

abraço

 

Boas.

As calhas que ando a ver têm duas t5 de 54w, 2 ou 3 hqi's de 150w ou 250w e moonlight a led's.

 

Mas explica-me uma coisa, eu tenho que ter 3 hqi's por causa do espaçamento entre elas, não pela potência, certo?

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O meu aquário tem 175x60x50 cm (tem 165 cm úteis, uma vez que tenho a coluna seca de um dos lados) e tenho uma calha de 2x250W de 154 cm e não tenho problemas de luz - quem conhece o aqua poderá atestar isso mesmo.

 

Como para teres o aqua todo iluminado precisas de subir um pouco as lâmpadas eu aconselhava-te colocares de 250W.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O meu aquário tem 175x60x50 cm (tem 165 cm úteis, uma vez que tenho a coluna seca de um dos lados) e tenho uma calha de 2x250W de 154 cm e não tenho problemas de luz - quem conhece o aqua poderá atestar isso mesmo.

 

Como para teres o aqua todo iluminado precisas de subir um pouco as lâmpadas eu aconselhava-te colocares de 250W.

 

Abraço,

Diogo

 

 

Boas!

 

A que altura está a tua calha da água?

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns ao Diogo!

 

O aquário está simplesmente brutal!!

 

Espero que o meu um dia se consiga parecer com o dele.

 

Bom mas relativamente à calha estou mais satisfeito, vou poder comprar a de 1,5mts na boa! :D

 

Obrigado a todos!

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

vais montar que tipo de aquario?

 

é que se vais montar um aquario de Reef com corais, os filtros que tens não servem para nada. Teras de meter é rocha viva.

 

Mete ai todo o setup para podermos ajudar.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O setup que vês na minha assinatura é o meu aqua dos discus!

 

Como gosto muito dos discus, não me passa pela ideia desactivar o meu aquario de agua doce, pelo menos enquanto conseguir pagar a conta da luz!!! :D

 

O meu setup actual salgado e que ainda está em construção/aquisição:

 

- Aqua 170x60x60

- sump 80x40x40

- escumador Aqua medic shorty II (73cm altura)

- bomba OR6500

- 30kg areão coral

 

Para já só tenho isto, ainda estou a comprar as coisas. O Aquário está quase cheio e ainda hoje devo por a bomba a funcionar. Levou quase uma semana a encher porque a minha osmose embora seja de 180lpd, só esta a fazer perto de 100lpd.

 

Pelas contas que fiz, baseado nas indicações que me deram no outro post e pelas indicações que estão no balde de sal, tenho que colocar 19,3 kilos de sal. Mas como ainda não puz rocha e depois vou ter que tirar água, só coloquei ainda 16kg. Não tou a querer arriscar muito, pq o refractometro ainda está na minha lista de compras! :(

 

Vou ter tb que encontrar os PVC's para substituir o que tenho em metal. O problema é que não sei onde... O T que tenho é roscado 1" 1/2. Se alguém conhecer uma loja que venda os PVC's com rosca agradeço.

 

Qt ao tipo de aquário, queria montar um reef, mas com muitos peixes. Não sei se estou para aqui a mandar calinadas, mas confirmem-me sff estes termos:

 

reef -> aqua só com corais moles ou duros.

salgado -> aqua com rocha e peixes

 

Esta designação está correcta??

 

Sabem porque é que não posso colocar fotos na galeria do forum?

 

Como é obvio, agradeço toda a ajuda que me possam dar!

 

Abc

Editado por jalves

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

acaba de prencher o teu perfil, não sei de onde es para te dizer onde comprares a tubagem. Tira tudo o que for metal do contacto com agua salgada. Toma muita atenção porque um simples parafuso pode te causar muitos problemas no futuro.

 

Se for em LX podes procurar na MItera, AA Gonsalves ou na ASC (www.asc.pt).

 

Quanto ao setup, falta, como sabes a rocha viva, cerca de 20% do volume (podes juntar viva com morta para sair mais barato. Demora um bocadinho mais a maturar, terás de ir com mais calma, mas o preço vale a pena)

Tambem te falta as bombas de circulação. No minimo 20x o volume do aqua.

 

Não te esqueças de meter kalk na agua de reposição, mesmo desde do inicio. Ajuda a controlar o fosfatos e a equilibrar a quimica da agua.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabem porque é que não posso colocar fotos na galeria do forum?

Olá!

 

Antes de mais, bem-vindo ao vício dos salgados... onde é que te foste meter... :twisted:

 

Tens instruções de como colocar fotos no fórum aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23731

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Perfil actualizado! :mrgreen:

 

Como todos os dias vou para lx, vou verificar essas lojas então. Thnks

 

Qt à rocha, já encontrei sites que vendem a bom preço, mas por acaso não conhecem nenhuma loja cá que venda rocha barata?

 

Sobre as bombas, preciso compra-las já?

 

Qt ao kalk, gostava de fazer um sistema de reposição automatica. Alguma sugestão sobre marcas no mercado?

 

Respondendo ao João:

 

Depois de comprar o aquário, já estive quase para vende-lo!!! qd fiz contas à luz.. ai ai..... :twisted:

 

Vou ver o link que forneces-te.

 

Obrigado a todos.

 

Abc

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

realmente tens de acabar com esse metal todo.

 

quanto a rocha, a morta podes comprar em muitas lojas ou na www.aquaristic.net. A rocha viva podes tb comprar nas lojas ou esperares para comprar a membros que a vendem aqui no forum.

 

Qual a duvida do Kalk? marca do kalk ou do repositor?

 

As bombas, convem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

ok a aquaristik era a minha 1ª opção caso não arranja-se barato cá.

 

Qt ao kalk, a minha duvida é que marca de repositor é melhor e mais em conta!

 

Os metais vou retira-los sim. um dos links que tu mandas-te, parece-me ter tudo o que preciso! :) thanks cabecadura

 

Já liguei o sistema vai para duas horas, e o escumador já tá a tirar trampa! julgo que deveria estar no areão...

 

Em relação às bombas, sem ser as tunze que são abusivamente caras, que marca é aconselhada?

Editado por jalves

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais