Desparasitar Discus


Baniceto

Recommended Posts

Boas pessoal, gostava de saber a dosagem que utilizam e modo de aplicação do flagyl e paraziquentel?

 

se me poderem facultar...

 

obrigada

Um quarto de comprimido misturado num copo,com comida....

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, gostava de saber a dosagem que utilizam e modo de aplicação do flagyl e paraziquentel?

 

se me poderem facultar...

 

obrigada

 

Boas! descongelas 100 gramas de comida congelada , desfazes um comprimido de flagyl e misturas bem, voltas a congelar e depois é so dares aos peixes durante uns 5 dias :crazyeyes:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias de ler mais está de certeza na parte das doenças e pragas, mas pronto eu vou poupar-te o esforço,

 

Flagil, 1 comprimido para cada 40 litros de água

 

Subir a temperatura na casa dos 32º.

1 comprimido de manhã e outro 7 horas depois

Fazer isto 3 dias

Fazer uma TPA

 

Mais 3 dias com o mesmo tratamento.

 

Ou então na comida como disse o William, claro que se eles comem é sempre melhor na comida, senão vais

gastar bastante medicamento.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Praziquantel.

Na comida, procura...eu ponho "a olho".

Na àgua é mais "radical".

Eu faço assim:

Misturas BEM 5ml de acetona com 250 mg de Praziquantel por cada 100 lt de àgua.

Botas lá para dentro.

Ao fim de 48 h podes começar a fazer TPAS.

Repetes ao dia 7 e 14.

Não mata os discus, o resto.....não sei! :)

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me já haver a resposta a esta pergunta umas dezenas de vezes aqui no forum....era só procurar. Enfim, mais uma.

Movido para sub-forum correcto.

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas perguntas.

Os teus Discus defecam "fitas" brancas e opacas?

Apresentam o que parece ser uma pequena minhoca a sair perto da cabeça?

(por experiência própria mas sem ser regra) Têns carvão no aqua?

Se têm algum buraco na cabeça mas não existe nenhum destes sintomas, não te preocupes.

 

Alguém disse para elevar a temperatura para 30º. Desculpe, mas os meus estão sempre a 30º. Boa sorte para os seus.

 

Os Discus apenas estão em temperaturas abaixo dos 30º quando há uma precipitação muito forte (monções) que diminui a temp. da agua bem como o PH (por inundar zonas ricas em matéria vegetal morta).

 

1º a Hexamita está classificada como um protozoário (espero estar a escrever bem)

2º são os mesmos agentes patogénicos que infectam os humanos e que provocam (principalmente nas mulheres) infecções urinárias.

3º o flagil tanto é absorvido pela pele como pode ser administrado por via oral

4º como é uma infecção o corpo reage subindo a temperatura para a combater.

 

Assim sendo, o Flagyl pode ser misturado com a comida e combater directamente a infecção ou ser ministrado na água e destruir os ovos deste parasita.

 

O que fui forçado a fazer aos meus casais aquando do aparecimento de um surto de Hexamita foi o seguinte:

- subir de imediato a temperatura para 32/33º (os meus Discus estão sempre a 29 ou 30º)

- como toda a gente opina sobre a dosagem do Flagyl, eu optei por moer muito bem as pastilhas e apenas cobrir bem a comida congelada uma vez por dia (nas outras refeições não coloco nada)

- manter o tratamento por 3 dias

- passado uma semana repetir. Subir temp. e voltar ao Flagyl.

- retirar para sempre o carvão que tinha no meu filtro de Osmose Inversa

- em cada 2 semanas não alimentar por 1 dia (previne surtos)

 

Claro que subir a temp. para 33º vai destruir algumas plantas, mas se não mantivermos por mai de 3 dias elas recuperam. Actualmente apenas elevo a temperatura para 33º dois dias por mês e não dou de comer (aos adultos) 1 dia de 15 em 15 dias. Claro. Não voltei a ter problemas com este protozoário.

 

OK. Mais gente irá escrever. Mais terás para ler. Faz como eu lê, pondera e depois aplica o que te achar mais certo.

Não te esqueças na Internet toda a gente pode escrever o que apetecer.

Já li muita coisa absurda. Cabe-te a ti filtrar o excesso de informação.

Abraços e boa sorte para ti e para os teus Discus.

Editado por miguelpsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Caro amigo desculpa-me estar a utilizar o teu post mas preciso q me esclareção uma coisa o meu aqua é de 300l e só tem discos eu se quiser desparasitar com flagil tenho q disolver 7 comprimidos e meio ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário dessas dimensões não é viável dissolver comprimidos no aquário mas sim juntamente com a comida na hora de alimentar os bichos, já viste o que vais gastar em comprimidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais