Raças de KINGUIOS - TELESCÓPIO


Recommended Posts

Olá a todos !

 

O kinguio Olhos de Telescópio ou apenas Telescópio é um dos mais antigos peixes mantidos em cativeiro, com origem na China desde 1592.

São dos mais populares peixes da aquariofilia de àgua fria pois a sua aparência curiosa e temperamento muito docil conquistou a admiração de muitos aquariófilos.

Quando nasce, durante as primeiras semanas, o alevino ainda não possui a sua característica que mais o distingue só se podendo começar a notar a protusão ocular após 1 a 2 meses de vida. Em exposições a qualidade dos olhos é a característica mais apreciada devendo ser simétricos, protusos e grandes. No Telescopio preto ( a variante que mais se encontra em lojas de aquariofilia )as manchas prateadas são penalizadas.

Quando introduzido em casa nos nossos aquarios devemos ter alguns cuidados:

 

1- Não escolha peixes que tenham os olhos enevoados,

2- Os Telescópios são muito sensiveis ao stress, por isso manteha-os se possível apenas com outros telescopios. Orandas, Bubble Eyes e Ryukin tb são boas opções,

3- A decoração deve conter pedras polidas ( de rio ), Toda a decoração com extremidades cortantes ou afiadas podem facilmente danificar os olhos do peixe,

4- Os problemas da bexiga natatória são bastante comuns por isso mantenha uma dieta equilibrada e mantenha a agua bem limpida.

 

Agora algumas fotos:

 

p2-tbk.jpg

p2-tca.jpg

p2-trw.jpg

p2-trd.jpg

 

Para terminar uma variante do Telescopio são os chamados Celestiais que possuem os olhos horizontais ao plano da cabeça e apontados para cima.

p2-tce.jpg

 

 

Abraços ! :lol:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oranda!

Para além do Telescópio e o Celestial existe um peixe que é raro que se chama Dragão. É parecido com o Telescópio mas os olhos não estão direccionados para a frente, mas sim para os lados. :oops: Não tenho nehuma foto, apenas sei através de livros. Quando souber de alguam coisa ponho aqui a foto.

Abraços :cry:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho algumas dúvidas... Sabes que o telescópio preto pode-se chamar Blackmoor... E não fala da posição dos olhos que devem estar virados para os lados (iguais ao do camaleão?). De qualquer forma obrigado! :?:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá madrugada

 

Quanto às plantas, não te posso ajudar, excepto que eles comem algumas das espécies de plantas à venda no mercado. Quanto ao aquário, quanto maior melhor, já agora, globos de vidro não servem para manter peixes ornamentais. Estes peixes claro, necessitam também de um sistema de filtragem no aquário para circulação e filtragem de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá madrugada

 

Quanto às plantas, não te posso ajudar, excepto que eles comem algumas das espécies de plantas à venda no mercado. Quanto ao aquário, quanto maior melhor, já agora, globos de vidro não servem para manter peixes ornamentais. Estes peixes claro, necessitam também de um sistema de filtragem no aquário para circulação e filtragem de água.

 

ah mt obrigada :lol: eu tenho alguma experiencia com peixes tropicais de água quente, mas ofereceram-me pelos anos um telescópio e fiquei sem saber bem o que fazer porque não estou habituada a peixes de água fria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais