Areia do RIO


Visitante

Recommended Posts

Boas...

 

Para os amantes de areia como fundo de aquário. fica aqui a experiência.

 

Comprei Areia de Rio (mesmo fininha... tipo praia)...

Tambem dá pelo nome de areia lavada

o Saco é qq coisa como isto:

 

areiario.jpg

 

é um saco de 20Kg e custou-me 1,50€ !

 

cheguei a casa, lavei, lavei, lavei, fervi, lavei, etc..

 

preparei um aquário com agua ciclada, etc. (tirei de outro. tenho 3 aquários)... medi o ph, kh, gh, amonia, etc....

coloquei a areia no aquario... deixei passar 24h.. medi tudo outra vez....

não houve alterações!

 

Portanto.. Areia de RIO que se vende em qualquer drogaria.. "funciona" perfeitamente cheers

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos Filtros.... Tenho um Fluval 304 num aquário de 160L, e um "artezanal" (débito 800Lts/h) num de 60Lt... o que faço é a mangueira de sucção, puxo-a mais para cima... tambem tenho nesses aquarios undergravel jets accionados por bombas "nova" 800L/h (regulaveis)...

isto para evitar a acomulação de detritos na areia...

 

mas como digo.. é a PRIMEIRA vez que etou a experimentar Areia...

é para um aquário de ciclideos...

 

já agora.. os Discus... dão-se com Areia de Rio? alguem Sabe?...

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. não sei... mas acho que não... se acontecer, coloco uma esponja no aquário na entrada da sucção e posso ir limpando diariamente.. mas até agora.. desde ontem (fui ver) num tenho areia dentro do fluval. cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Essa areia de rio, é tão fininha, aguentará plantas tipo anubias?  cheers  

 

Já li por aqui que areia fina não dá muito jeito para plantar...

 

Adeus

mini

 

As anubias não são para serem enterradas no areão, devem ser presas a pedras ou troncos ou se as queres no areão não as enterres.

Realmente a areia muito fina não é muito boa para plantar porque é dificil fixar as plantas. Para resolver este problema coloquei uma camada de areão de 4/5 mm de granulometria por baixo, e uma camada de areão de rio fino por cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma Dica: tambem se pode usar uma placa de fundo (DESACTIVADA!!!) e usar fio de pesca para prender as raizes, etc.. nas anubias tb se pode prender aos troncos com o dito fio de pesca até as raizes se adaptarem...

 

poupa-se assim areões e companhia.. porque na parte da sifonagem.. o areao tende a ficar por cima da areia.. ou seja.. a areia fica toda em baixo e o areão mais granulado em cima.. usem placa de fundo e fio de pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JOão!

 

devem ser presas a pedras ou troncos ou se as queres no areão não as enterres.  

 

Eu sei isso. Eu tenho uma anubia no areão, só que só tem as raizes no areão. Porquê? Porque o rizoma não aguenta estar debaixo do areão...

 

Areia até fica fixe no aquário, o problema está em outros aspectos. Mas sou mais apreciador de ver um aquário com areão...

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.