Dicas Para Um 135x45x50


Recommended Posts

Boas,

 

Perdi a paciência para os plantados e como tal vou dedicar-me à aquariofilia de "peixes" ;) Para tal vou mandar fazer um aqua de 135x45x50 aprox 300l brutos (na pior das hipóteses 250l liquídos) com o objectivo de lá pôr dois Oscares um casal de Nigro's ou Bocas de Fogo e um Pleco.

 

Quero aproveitar o meu actual filtro Fluval 205 e a minha calha de 120cm 2x36 PC.

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

 

Qual seria o filtro mais indicado a acrescentar e qual o posicionamento das entradas e saidas mais aconselhável.

Que lâmpadas deveria pôr (em Kelvins) visto a luz vir a ser só para iluminar peixes e na rara eventualidade de uns fetos de java ou anúbias.

Que espessuras devem ter as paredes e fundo do aqua? Onde é que posso ver algum esquema com medidas?

Por fim, em aquários feitos por medida qual é a vossa técnica para os taparem?

 

Sei que é muita coisa mas qualquer opinião é bem-vinda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Perdi a paciência para os plantados e como tal vou dedicar-me à aquariofilia de "peixes" :D Para tal vou mandar fazer um aqua de 135x45x50 aprox 300l brutos (na pior das hipóteses 250l liquídos) com o objectivo de lá pôr dois Oscares um casal de Nigro's ou Bocas de Fogo e um Pleco.

 

Quero aproveitar o meu actual filtro Fluval 205 e a minha calha de 120cm 2x36 PC.

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

 

Qual seria o filtro mais indicado a acrescentar e qual o posicionamento das entradas e saidas mais aconselhável.

Que lâmpadas deveria pôr (em Kelvins) visto a luz vir a ser só para iluminar peixes e na rara eventualidade de uns fetos de java ou anúbias.

Que espessuras devem ter as paredes e fundo do aqua? Onde é que posso ver algum esquema com medidas?

Por fim, em aquários feitos por medida qual é a vossa técnica para os taparem?

 

Sei que é muita coisa mas qualquer opinião é bem-vinda!

 

 

Olá Spranto.

O fitro mais aconselhavel para esse tipo de animal é, sem duvida, o mais potente que conseguires pagar.

O 205, embora seja um bom filtro, nesse aqua, com esses peixes nem dá para começar.

Eu tenho, num aquario 120X50X70 (420 litros brutos), com 4 oscares sub adultos e tres sinodontis eureptus, tambem sub adultos, um fluval 404 (1400 lts/h) e um eheim profissional III 2080. (1700 lts/H), e não tenho mais porque o espaço não me permite, senão em vez do fluval, tinha um marathon 2000....

Quanto aos kelvins, eu uso sempre o mais proximo possivel da daylight: 6500k. É como eu gosto mais de os ver.

Quanto ás expessuras, se for feito num sitio de confiança, e se levar travessas, 10 mm é suficiente, 12 mm seria o melhor...mas tambem mais carote. Quanto a tampas, nas vidraceiras fazem-te as tampas, se as pedires...

 

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Spranto.

O fitro mais aconselhavel para esse tipo de animal é, sem duvida, o mais potente que conseguires pagar.

O 205, embora seja um bom filtro, nesse aqua, com esses peixes nem dá para começar.

Eu tenho, num aquario 120X50X70 (420 litros brutos), com 4 oscares sub adultos e tres sinodontis eureptus, tambem sub adultos, um fluval 404 (1400 lts/h) e um eheim profissional III 2080. (1700 lts/H), e não tenho mais porque o espaço não me permite, senão em vez do fluval, tinha um marathon 2000....

Quanto aos kelvins, eu uso sempre o mais proximo possivel da daylight: 6500k. É como eu gosto mais de os ver.

Quanto ás expessuras, se for feito num sitio de confiança, e se levar travessas, 10 mm é suficiente, 12 mm seria o melhor...mas tambem mais carote. Quanto a tampas, nas vidraceiras fazem-te as tampas, se as pedires...

 

Cumps

Fausto Vicente

 

Obrigado pelas dicas mas estava a pensar em comprar outro filtro mais em conta e não tão grande visto que o meu armário e a minha carteira não têm "espaço" suficiente.

 

Aproveito para perguntar outra coisa, dá pôr lâmpadas mais fracas nesta calha e com os mesmo balastros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há partida, sem 'bricolage', não. Primeiro tens de ver que balastro tens, e se admitir lampadas mais fracas, teras de posicionar os caixilhos em nova posição, pois nas lampadas, a cada potencia, corresponde determinado tamanho, excepção feita ás lampadas de 36w e de 40w, que salvo erro têm ambas 119,5 cms.

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há partida, sem 'bricolage', não. Primeiro tens de ver que balastro tens, e se admitir lampadas mais fracas, teras de posicionar os caixilhos em nova posição, pois nas lampadas, a cada potencia, corresponde determinado tamanho, excepção feita ás lampadas de 36w e de 40w, que salvo erro têm ambas 119,5 cms.

Cumps

Fausto Vicente

 

Mas são PC's não são T's, daí a minha pergunta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.