Nano De 100l


erlenmeyer

Recommended Posts

Boas.

 

Estou a pensar montar um Nano de 100 L (ainda se considera nano, certo?)

As dimensões do aqua são 100x35x30.

Tenho filtros externos (2) um Eheim ecco 500l/h e um Diy com uma bomba de 1000l/h, termostato da aquatic nature 200w.

Para já, não posso fazer uma SUMP por falta de espaço.

Já que me considero dotado para a bricolage, estou a pensar fazer um escumador DIY, pois o orçamento também não é muito e quem corre (faz) por gosto, não cansa....

Em 1º, penso tratar do escumador, só depois do resto.

Gostaria que o pessoal me desse uma ajuda quanto a... ups, tudo!!

O que tenho de ter, o que devo ter (material e espécies), pois esta é a minha iniciação aos salgados (perdi a pica da água doce).

 

Aguardo a vossa ajuda, pois se até agora aprendi aqui muito ( e ensinei algumas coisas ) em água doce, espero aprender mais sobre água salgada, também para mais tarde poder ensinar e manter o lema deste magnífico forum.

 

Abraços,

 

Erlenmeyer

Editado por erlenmeyer

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para já recomendo a leitura deste artigo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

 

depois tens de defenir o que queres por, so peixes, peixes e corais.

 

se for so peixes, podes usar os filtros, se for peixes e corais, a propria rocha viva faz a filtragem, logo, não se usa filtros.

 

Bem, lê o artigo e depois posta as tuas duvidas yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para já recomendo a leitura deste artigo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

 

depois tens de defenir o que queres por, so peixes, peixes e corais.

 

se for so peixes, podes usar os filtros, se for peixes e corais, a propria rocha viva faz a filtragem, logo, não se usa filtros.

 

Bem, lê o artigo e depois posta as tuas duvidas :)

 

Boas Luis,

 

Já tinha lido o artigo do Rui Ferreira de Almeida e achei muito bom e instrutivo (parabéns e obrigado, Rui).

 

Mas para quem nunca teve um aquario de água salgada e sempre teve de água doce, não queria cometer asneirada a trabalhar da mesma forma.

 

Para iniciar, queria começar por colocar rocha viva e uns 3 ou 4 peixitos, caracois ou camarões. Aqui tenho uma duvida. Se não tiver corais no aqua, utilizo o filtro?? Se sim, com que enchimento??

 

Queria também que o pessoal entendido me desse umas ideias sobre as espécies a colocar. (é que sou mesmo noob com a água salgada).

 

Se eu não vivesse no algarve, certamente teria vários comerciantes ou alguém que me podia dar umas dicas, mas aqui... temos mar com fartura, uma loja minimamente decente e pouca gente tem aquarios de água salgada, restam-me vocês...

 

Já percebi o funcionamento do escumador, já vi vários projectos e vou tentar fazer um DIY, e só depois de o ter e saber que está a funcionar decentemente é que monto o aqua, pois o dinheiro está um tanto curto e os escumadores custam uma fortuna e pelo que percebi, não é a coisa mais simples de se fazer mas é "fazível".

 

O areão já me informei na loja e será coralina(não me enganei, pois não?).

 

Terei 3 bombas de circulação (aprox. 2400 l/h, no total) - Será suficiente, não?

 

A água é colhida em alto mar, em principio mais limpa do que na costa. No inverno é que possivelmente terei de colher na costa.

 

Esta semena irei começar a procurar o material para fazer o escumador equando estiver pronto, posso testá-lo num recipiente mais pequeno, certo??

 

Obrigado Luis

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Se vaios colocar rocha viva, náo necessitas de ligar os filtros, pois a rocha viva faz a filtragem da água, tal como o Luis disse!

Em relação a espécies a colocar, para manteres 3 ou 4, terá de ser espécies pequenas, tipo ocellaris, Chromis viridis e coisas do género! Depois podes colocar um Lysmata. Mas primeiro de tudo tens que arrajar a equipe de limpeza....uns hermitas, nassarios, caracois...

A areia deve ser coral muido, que depois existe em varias granulometrias.

Quanto à circulação acho que é boa, podendo mais tarde aumentares, se necessário!

O escumador é uma peça fundamental para o aqua, faz e depois arrancas o aqua.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Se vaios colocar rocha viva, náo necessitas de ligar os filtros, pois a rocha viva faz a filtragem da água, tal como o Luis disse!

Em relação a espécies a colocar, para manteres 3 ou 4, terá de ser espécies pequenas, tipo ocellaris, Chromis viridis e coisas do género! Depois podes colocar um Lysmata. Mas primeiro de tudo tens que arrajar a equipe de limpeza....uns hermitas, nassarios, caracois...

A areia deve ser coral muido, que depois existe em varias granulometrias.

Quanto à circulação acho que é boa, podendo mais tarde aumentares, se necessário!

O escumador é uma peça fundamental para o aqua, faz e depois arrancas o aqua.

 

Abraços,

Pedro.

Obrigado Pedro...

 

Já me sinto mais esclarecido...

 

Já ando a tratar do material para fazer o escumador, mas devo demorar uns bons dias para o fazer.

 

Após o escumador estar pronto, parto para a minha aventura marinha...

 

As espécies que referes é mais ou menos o pouco que eu já tinha pesquisado. Como o aqua é pequeno, não vou poder por muita coisa, e muito menos grandes...

 

 

Cumps,

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois, não podes colocar nada grande nem em grande quantidade! Eu colocaria uns 2 ocellaris e uns 3 chromis e um Lysmata e talvez uma decora, mas nada de mais! Não sigas o exemplo de alguns companheiros nossos que num aqua de 120l colocam 2 cirurgiões e mais 2 ou 3 peixes (fui eu :) )

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois, não podes colocar nada grande nem em grande quantidade! Eu colocaria uns 2 ocellaris e uns 3 chromis e um Lysmata e talvez uma decora, mas nada de mais! Não sigas o exemplo de alguns companheiros nossos que num aqua de 120l colocam 2 cirurgiões e mais 2 ou 3 peixes (fui eu :P )

 

Abraços,

Pedro.

 

Boas

 

a decora é um peixe lindo!!! mas com vontade de ser passaro!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já comprei a areia de coral... (já não falta tudo) :microwave:

 

O material para o escumador DIY já vai estando estudado... pode ser que lá para o fim de semana o escumador esteja pronto...

 

Aqui pelos algarves é complicado comprar a rocha viva, tenho-me andado a informar e.... nada. Aquilo que vi parece apenas rocha com coralina.

 

Onde a vou poder comprar?? Há lojas pelas vossas bandas que as enviem por correio??

 

Vá lá... ajudem-me que bem preciso...

 

Abraço!!

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas,

 

Algum tempo depois (muito) voltei.

 

Tinha tanta duvida mas depois de ter estudado bastante, acho-me agora algo entendido nos salgados.

 

O Nano a que me referi antes, é agora sump e tenho um a aqua de 200L. A coisa vai andando. Já há corais, Peixes, tá a ficar giro. Quando puder ponho por cá fotos e o setup do mesmo.

 

Obrigado pela ajuda que me deram, aprendi bastante por cá.

 

Um abraço;

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Será possivel em vez de 100m de comp pores por um pouco mais curto mas um bocado mais largo ? Decerto melhorara o layout do teu nano. Como a circulação dentro do mesmo.

Por exemplo 60x50x35

 

Abraço cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.