Baixar Ph Na Agua Das Tpas


Recommended Posts

Olá vizinho!

O modo mais simples será, creio eu, colocares turfa dentro do reservatorio onde a agua repousa.

Cumps

fausto

 

um vizinho meu falou me em osmose.... axas mlh? depois nao irá baixar demasiado o ph e a dureza da agua? ou retirar a maior parte dos nutrientes..

 

Já agora qual a tecnica q usas?

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Osmose Inversa é o melhor para controlares a agua, sem dúvida nenhuma. Fazes determinados litros de agua, e depois acrescentas uma outra determinada percentagem de agua da torneira, mais ou menos consoante queiras a agua com uma dureza/pH maior ou menor. A osmose retirate quase todos os sais minerais que a agua tem. A minha osmose, por exemplo, deixa a agua com 13 ppm's de sais minerais, de uma agua de origem, á saida da torneira, com 144 ppm's.

Contudo, nem tudo são maravilhas: o consumo de agua dispara, pois por cada litros que faço de agua, 3/4 vão para o esgoto (no meu caso não vai, porque tenho mais aquas onde a usar). Além disso, ao baixar a dureza da agua, vai tornar o pH mais oscilante, pois o efeito tampão tambem vai ser muito menor. Além disso, um osmose em condições ainda é coisa patra te custar uns patacos valentes...

Eu, pessoalmente, só uso no cubo onde tenho o casal.

 

Quanto aos outros aquas, só tenho mais um com discus: a agua da torneira, aqui, sai a 7.2, elevando-se para próximo dos 7.4/7.5 (pH), cerca de duas horas depois. Como uso co2 pressurizado, mais um tronco que tenho dentro do aqua, aliando-se ao facto de ser um setup já muito 'maturado', tenho a agua a cerca de 6.8, +-. Digo-te já que há mais de dois anos que não meço o pH, mas sei que está porreiro, pois sinto-o na pele, quando estou com as mãos dentro do aquário.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Osmose Inversa é o melhor para controlares a agua, sem dúvida nenhuma. Fazes determinados litros de agua, e depois acrescentas uma outra determinada percentagem de agua da torneira, mais ou menos consoante queiras a agua com uma dureza/pH maior ou menor. A osmose retirate quase todos os sais minerais que a agua tem. A minha osmose, por exemplo, deixa a agua com 13 ppm's de sais minerais, de uma agua de origem, á saida da torneira, com 144 ppm's.

Contudo, nem tudo são maravilhas: o consumo de agua dispara, pois por cada litros que faço de agua, 3/4 vão para o esgoto (no meu caso não vai, porque tenho mais aquas onde a usar). Além disso, ao baixar a dureza da agua, vai tornar o pH mais oscilante, pois o efeito tampão tambem vai ser muito menor. Além disso, um osmose em condições ainda é coisa patra te custar uns patacos valentes...

Eu, pessoalmente, só uso no cubo onde tenho o casal.

 

Quanto aos outros aquas, só tenho mais um com discus: a agua da torneira, aqui, sai a 7.2, elevando-se para próximo dos 7.4/7.5 (pH), cerca de duas horas depois. Como uso co2 pressurizado, mais um tronco que tenho dentro do aqua, aliando-se ao facto de ser um setup já muito 'maturado', tenho a agua a cerca de 6.8, +-. Digo-te já que há mais de dois anos que não meço o pH, mas sei que está porreiro, pois sinto-o na pele, quando estou com as mãos dentro do aquário.

Cumps

Fausto

 

 

Boas vizinhos,

 

 

A agua da osmose realmente sai cerca de 99% pura ou seja apenas H2O mais nada. Ora depois temos que adicionar agua "normal" ou outros produtos (eu uso umas pastilhas da aqua medic http://www.aqua-medic.de/freshwater/en/2/aqua%20%2BGH/ e http://www.aqua-medic.de/freshwater/en/2/aqua%20%2BKH/) mas estou seriamente a pensar usar agua "normal" para misturar com a agua da osmose.

 

Cumps,

MO

 

PS "Godlike" se quisere uns baldes de agua de osmose para baixar o teu PH é só dizer :)

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinho!

O modo mais simples será, creio eu, colocares turfa dentro do reservatorio onde a agua repousa.

Cumps

fausto

Nem mais.

Por via do tratemento com Tremazol (acabou hoje), eu tenho andado a fazer TPA diárias de 25%, sendo que, nas 48 seguintes à aplicação, são duas por dia, contra os habituais 15%.

Notei, todavia, que os discus pareciam ter deixado de gostar das TPA.

Passaram a ficar encostados a um canto, com cara de medo, durante cerca de 1 hora depois das TPA.

Estranhei aquilo e fui procurar a causa.

O método foi o do costume: testar tudo.

Dei-me conta de um acréscimo de PH de 0,5 a 0,7 a seguir a cada TPA.

Por isso é que os gajos se andavam a chatear.

Como tenho aquilo normalmente a 6,8/7,0 (meço duas ou três vezes por dia, porque o sensor da minha mão está descalibrado) e a agua da torneira sai a 7,5 não percebi.

Fui medir ao reservatório. Dava 8,3.

O JPM já tinha deixado uma nota, à laia de questão, acerca disto.

Não lhe dei grande importância.

Mas, como tudo o que diz o JPM, tinha importância.

O ph sobe muito de um dia para o outro na água em repouso.

Vai daí, saco de rede cheio de turfa para dentro do reservatório, por cima do difusor de ar.

Até hoje, não passou dos 7,2.

Por cautela, passei também a dimunuir do fluxo de água da TPA.

Abraços

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph sobe muito de um dia para o outro na água em repouso.

Nem é preciso de ser de um dia para o outro, por vezes bastam um par de horas...

Tal deve-se ao facto de determinadas aguas de rede serem muito carbonatanas, o que lva forçosamente a que o pH se mantenha baixo, quer naturalmennte, que por via dos tratamentos que lhe fazem. Quando saem da torneira, em contacto com o ar, o gas carbono que existe na agua tem tendência a 'escapar' para a atmosfera, e, consequentemente, lá vai o pH por aí acima...

Voilá!

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Reparei que o Fausto é da quinta do conde e eu tenho o problema da minha água disparar para os 8, nota o mesmo na sua?

 

Eduardo

Se disparar entendes que aumenta muito rapidamente, não... ao fim de um par de horas, sobe para próximo de 7.5.

pH de 8 nunca medi, nem é do meu conhecimento, atraves de mais membros aqui do forum que moram aqui, que seja usual.

Creio que a agua aqui é toda da mesma captação, embora não tenha a certeza...

Verifica os teus testes, pode ser que seja disso...

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o q acham desta caneta para medir o PH... será viavel?? tb nao sei se tem 1 tempo de vida algo reduzido ou se basta trocar a pilha.... eheh alguem ja esteve em contacto com esta caneta ou sabe alguma coisa sobre este tipo de material...

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/055...%20pH%20Tester/

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.