O Meu Oceano Atlantico2


nunomart

Recommended Posts

O MEU OCEANO ATLÂNTICO

depois de um grande acidente com uma esponja no meu aquário fiz um full restart ao mesmo ai vai o set up:

 

aquário 100*45*40

 

2 bombas 1200l/h

 

1 filtro de 1400l/h

 

iluminação de 1*55w e outra ectinia 55*w

 

chiller

 

 

temperatura da agua 15 graus

 

fauna :

 

varias anemonas ectinia

 

vários tipos de macro algas

 

alguns tipos de eremitas e nassarius

 

agora as fotos:

 

DSC01200.jpg

 

DSC01333.jpg

 

DSC01328.jpg

 

a geral

 

DSC01335.jpg

 

so com luz ectinia

DSC01337.jpg

DSC01336.jpg

o meu eremita preferido

DSC01342.jpg

a nossa rocha viva ja com alga coralina

DSC01344.jpg

DSC01340.jpg

DSC01338.jpg

 

critiquem para eu poder melhorar

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya ja vi sargueta queres tu dizer

 

 

e um sargo amigo um sargo pequeno mas e um sargo

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente!!!

 

 

este era o teu aquario halex ja esta coladinho e a bombar a 100%, pena e os riscos que ficam na foto.

um abraço

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

colega, deixo-te o mesmo aviso de encorajamento que me deixas-te!

 

atençao as especies que apanhas pois sao protegidas como muitas estrelas do mar e ouriços do mar :

 

"Os mergulhadores não podem proceder à captura ou à recolha de espécies biológicas ou outros elementos do património natural(..) " - artº 3º, nº 1

 

a infraçcão do disposto neste artigo constitui contra-ordenação grave (artº 37º, nº 1) punível com coima de € 1.500 a € 2.000 - artº 38º, nº 2 ,

 

ao que pode acrescer como sanção acessória a suspensão da licença (título) de mergulho por 15 dias a um ano - artº 39º,

 

Todos do Decreto-Lei 16/2007, de 22/1

 

um abraço

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a estrela que vez na foto (Asteria rubens) não esta protegida pela lei, e tudo que esta no meu aquário são espécies adaptadas a diferentes salinidades e temperaturas vistas serem espécies de entre mares , sou possuidor de um reef há muito tempo e gosto de preservar a natureza por isso e que te fiz essa advertência.

Mas claro que isso, mas pior do que isso...muito pior... está a consciência das pessoas, senão vejamos alguns exemplos:

- Aqui no Algarve durante a época balnear, muitos são os pseudo-caçadores submarinos que munidos de equipamentos de ultima geração, que nem sabem utilizar , destroem os recursos, pelo simples facto de, levados pela ânsia, apanharem peixes e cefalopodes com 5 cm... (belas caldeiradas de fome).

- As crianças, na sua inocência, apanham caranguejos, camarões, gobios, estrelas e blenias nas poças da zona inter-tidal (muitas vezes incentivadas pelos pais). Será que os respectivos papás não são capazes de começar a educar os seus filhos no sentido de preservar as espécies e ensinarem in loco o que os filhos podem observar sem matar?

- Zonas rochosas que, quando a maré está baixa durante a noite, são invadidas por gente (parecem pirilampos com as lanternas acesas), que mata tudo, desde navalheiras, caranguejos, polvos muito pequenos, chocos, camarão etc. só pelo prazer de um petisco que muitas vezes acaba esquecido na bagageira do carro e vai para o lixo.

- A apanha desenfreada de bivalves em zonas interditas, pelo facto de a agua estar contaminada e que muitas das vezes são vendidos em restaurantes.

- Por vezes é possível ler neste fórum, membros a dizer que vêm para o Algarve e vão apanhar equipes de limpeza para os seus aquarios (até aí tudo bem).

Pergunto: Que condições têm essas pessoas, durante as férias, para manter os animais que apanham até chegarem aos aquarios?

Se precisam de 20 animais, acabam por apanhar 100 e consequentemente matam 100 (é que alguns eram para os amigos).

- Muitos outros exemplos podiam ser dados ( oh tantos), mas algures nesta cadeia aparecem os pescadores que na agonia de mais um dia sem ganhar algum dinheiro, acabam por se vingar em quem tem menos culpa...eremitas, estrelas, peixe-aranha etc..

- De insólito temos ainda a situação da Lagoa dos Salgados.

área de sapal a 50 metros do mar, protegida (por quem?????), zona de passagem de inúmeras espécies avícolas em perigo de extinção na Europa, zona de nidificação de outras tantas, possuidora de uma grande colónia estival de flamingos.

Parecia um mar de rosas se não fosse uma zona de descarga de ETAR's de algumas freguesias. Ao menos as autarquias valorizam-se pelo que está à vista de todos ( a beleza da zona) e até construíram um suporte para os fotógrafos da vida selvagem. E quem se interessa por isso?

Pelo que sei, só dois residentes estrangeiros escreveram cartas para o Ministério do Ambiente expondo a situação.

Deixemo-nos de hipocrisias e mesmo individualmente comecemos a fazer qualquer coisa de útil pelo ambiente.

Podemos começar por educar os nossos filhos, não só a respeitar o que está no aquário, mas também o que está nos nossos mares em estado selvagem, por mais feio que seja e inútil que pareça.

Ter um aquário dito na nossa costa torna-se muito mais dificil de manter que um reef em certos ponto cruciais e as pessoas tem uma ideia errada em começar por um aquario destes.

1-a temperatura terá de ser muito mais baixa rondando os 14 a 18 graus ,teram de ter um refrigerador que e muito dispendioso

2- o aquário ao contrario do que se pensa terá de ser maior dado que as espécies da nossa costa são subticialmente maiores .

um abraço

 

ps :blink: meu comentário não foi para te desanimar mas sim para te alertar

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostei!

A meu ver só mudava uma coisa, o areão... é muito grosso! mas está giro tá claro...

 

 

boas pypo , este aquario foi desmontado dado lugar ao meu reef de 1600L, este foi um experincia muito compensadora, e digo mais estes aquario bem montados e estreturados dao lugar a aquario lindos .

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.