graznia Publicado Junho 15, 2007 Publicado Junho 15, 2007 Saudações aquariofilistas! Visto ter iniciado o gosto por peixes há pouco tempo, o reduzido orçamento e o facto de ser estudante e me encontrar numa casa alugada, gostaria de desenvolver um projecto básico, bastante económico e de carácter temporário que me permitisse sustentar (e quem sabe, talvez criar) alguns peixes. Uma vez que vi um projecto num forum brasileiro, gostaria que me pudessem aconselhar sobre os materiais e onde adquirir o equipamento necessário (em Portugal) com a qualidade máxima a preço mínimo. URL: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic....gua&start=0 Agradecia que me pudessem dar alguns conselhos. Nomeadamente na questão da filtragem da água (produtos e técnicas utilizadas), bomba de água, vedantes, decoração para o fundo e até saber se poderei ter kinguios ou carpas koi nessa "caixa d'água" (visto serem os peixes que mais me agradam e que terão o efeito mais indicado para o meio envolvente onde pretendo coloca'los) e nao menos importante, a sugestão de sites onde possa ter conhecimento do equipamento em questão, e ainda mais importante, a hipótese de adquirir os equipamentos na cidade do Porto ou em lojas que forneçam entregas ao domicilio na cidade do Porto. Deste modo, e visto que sou um autentico ignorante nestes assuntos, agradecia que dessem o máximo de conselhos para que assim consiga realizar este projecto dentro dos objectivos que me propus. Obrigado. David Citar
Fausto Vicente Publicado: Junho 15, 2007 Publicado: Junho 15, 2007 Olá graznia. Antes de mais bem vindo a este forúm, espero que dele faças a tua casa. Quanto ás questões que colocas, penso serem ainda muito gerais, nesta altura, certamente a malta vai tentar ajudar-te, mas sugiro que vás dando uma volta pelos sub-foruns, lendo e estudando aquilo que te pareça mais util, e depois vás colocando, na medida do possivel, duvidas mais especificas... Cumps Fausto Vicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
blakjak Publicado: Junho 15, 2007 Publicado: Junho 15, 2007 boas... Nao me parece um projecto interessante para cameçares a ganhar o gosto por este mundo da aquariofilia. Seria mais aconselhavel começares por aquario de vidro pequeno, mas nao muito, pois ser maior nao implica mais trabalho, mas sim pelo contrário, como muita gente sabe, implica menos trabalho devido á maior estabilidade dos parametros da agua. Pensa bem por onde começar, e como, que aqui o pessoal vai te apoiando sempre que precisares, mas pensa em começar por ter peixes de agua quente, são mais interessantes que os de agua fria. fk bem e vai dando novidades Citar ..:: Carlos Amorim ::..
vewinhah Publicado: Junho 15, 2007 Publicado: Junho 15, 2007 Também não me pareceu nada interessante esse projecto.. assim só conseguirias ver os peixes por cima! não tem graça nenhuma Se queres coisas a preços bem mais acessíveis, aconselho-te a não comprares nas lojas.. mas sim em sites de aquariofilia, tipo akuaristik. No sub forum de Ofertas está a haver uma encomenda a essa loja e como o pessoal se junta todo, dividem os portes e acredita que fica bem mais barato do que comprares em portugal. Vai lá e dá uma olhadela. Também há nesse mesmo sub fórum pessoal a vender bom material a ons preços! Se fores espreitar os patrocinadores deste fórum também arranjas preços bastane em conta (não sei se posso dizer isto, mas aconselho a PET4YOU) Na minha opinião, se não tens muito espaço e portanto se não queres adquirir um aquário muito grande, axo que carpas não é o ideal para um aqua pequeno.. mas essa é a minha opinião! Em relação ao material, peixes e começo de um aquário, faz uma pesquisa neste fórum que vais aprender tudo o que precisas.. depois quando tiveres dúvidas mais especificas é só perguntar ao pessoal! As coisas que necessitas comprar (filtro, termoestato, bomba de ar, areão, iluminação, entre outros) dependem do tamanho do aquário que vais ter e do tipo de peixes. Força nisso e bem vindo ao mundo da Aquariolfilia!! Citar
graznia Publicado: Junho 15, 2007 Autor Publicado: Junho 15, 2007 Obrigado pelas vossas respostas. O motivo por que gostei desse projecto foi o facto de o poder manter no meu terraço, uma vez que estou a começar a decorá-lo e, visto que o terraço é abrigado e não apanha luz solar directa, achei que seria viável. Por curiosidade gostaria que me esclarecessem sobre o preço final aproximado de um aquário de 60cm (já com filtros, bomba, termostato, fundo, etc). Vou seguir os vossos conselhos e vou começar por ler as partes gerais e depois quando surgir alguma duvida mais especifica voltarei a recorrer a este tópico. Obrigado. Citar
vewinhah Publicado: Junho 15, 2007 Publicado: Junho 15, 2007 Penso que se comprares material em 2ª mão não gastas mais do que 100 ou 150 euros (se optares por um filtro interno claro). é veres aqui no fórum nas Ofertas. Citar
aqua_boy Publicado: Junho 15, 2007 Publicado: Junho 15, 2007 Obrigado pelas vossas respostas. O motivo por que gostei desse projecto foi o facto de o poder manter no meu terraço, uma vez que estou a começar a decorá-lo e, visto que o terraço é abrigado e não apanha luz solar directa, achei que seria viável. Por curiosidade gostaria que me esclarecessem sobre o preço final aproximado de um aquário de 60cm (já com filtros, bomba, termostato, fundo, etc). Vou seguir os vossos conselhos e vou começar por ler as partes gerais e depois quando surgir alguma duvida mais especifica voltarei a recorrer a este tópico. Obrigado. Boas Já sei que vou ser apedrejado mas existem uns kits bacanos no continente por cerca de 50€. Claro que não tem uma iluminação XPTO mas para começares serve acho eu... Cumprimentos aqua_boy Citar
n3O Publicado: Junho 16, 2007 Publicado: Junho 16, 2007 Boas Aqui ao pé de im há uma loja que vende material da rena de 60 cm com bomba, termostato, bomba de ar, areão, iluminação (no fundo tudo o que precisas para começar) por 120 euros, mas há de 90 euros para cima EU não entrava no projecto do terraço Eduardo Citar
vewinhah Publicado: Junho 16, 2007 Publicado: Junho 16, 2007 No carrefour há um aquário de 100 L (100 cm) por 54 euros.. e um de 72 L (70 cm) por 44 euros.. mas sem nada.. apenas aquário.. depois os kits com tudo são 150 euros.. mas o equipamento (filtros, termoestato etc) não são muito bons.. Citar
graznia Publicado: Junho 16, 2007 Autor Publicado: Junho 16, 2007 Este kit de aquário será muito mau para começar? Link: http://pet4you.net/component/page,shop.pro...rt/Itemid,1/%22 Citar
graznia Publicado: Junho 18, 2007 Autor Publicado: Junho 18, 2007 Agradecia que alguém respondesse ao meu post anterior visto que estou unicamente à espera da vossa opinião para decidir se compro este kit de aquário ou não... e tendo em conta que estou bastante empenhado em iniciar-me no hobbie, a ansiedade começa a ser cada vez mais... Citar
graznia Publicado: Junho 18, 2007 Autor Publicado: Junho 18, 2007 outra pergunta que esqueci de fazer: quais os peixes que me recomendam para iniciar o hobbie? Citar
ruibmw Publicado: Junho 19, 2007 Publicado: Junho 19, 2007 (editado) O Kit parece-me razoável, mas se puderes, compra tudo separado, sem ser em kit. Arranjas aquários jeitositos com essa medida e já com luz, a preços interessantes. Coisas com cerca de 20 Watts de luz, que para começar não está mau. Acredita que o kit não é muito melhor que isso. Como filtro, optaria por um interno EHEIM Aquaball (acho que é assim que se escreve) que, dentro dos filtros internos, a meu vêr, são dos melhores. Com o tempo, hás-de reparar que ter filtros internos "upgradáveis" é a melhor solução. Com esse kit, vais vêr que daqui a meio anito vais sentir necessidade de melhorar qualquer coisa. E essa qualquer coisa começa invariavelmente no filtro. Mas é a minha opinião. Eu comecei o hobbie com um kit também. Um kit da JUWEL com as mesmas medidas que esse kit. Já me arrependi e já estou a pensar em retalhar o filtro interno que lá vem dentro, e alterar aquilo tudo. Mas, apesar de 54 litros ser curtito, já dá para fazer umas coisas engraçadas, e, na minha opinião, para começar é o ideal. Claro que depois, ao fim de um anito, estás como eu, a pensar já num de 300 litros, uns upgrades, enfim .... Quanto a peixes. Bem, isso depende muito dos teus gostos. Não há nenhuma receita. Fica só com a ideia de que há peixes, que para começar este hobbie são completamente desaconselháveis. E, de entre os mais comuns, a saber : Discos, Ramirezis e ciclideos de uma forma geral. Bons peixes para iniciantes (na minha opinião) : Guppies - um trio, 1 macho e duas fêmeas; Espadas - um trio, 1 macho e duas fêmeas; plattys (eu não gosto especialmente); coridoras - as mais pequenas (pandas, por ex.) 4 ou 5, as maiores, 3 ancistrus - 1 ou dois; neons - uma porrada deles, sempre mais de 5 Daqui a 3 mesitos experimenta uns otocinclos Podes também preferir tetras (se bem que os considero uns sacanitas), ou danios. Ou então uns peixes australianos, tipo arco-iris. Há uma panóplia de peixes, pelos quais podes optar para a população do teu aquário. Resta-me dizer que sejam quais forem as opções que fizeres, vais acabar por reparar que algumas dessas opções, eventualmente, podem ter sido erradas. E por várias razões, nomeadamente problemas de convivencia entre diferentes espécies. Aconteceu-me a mim, e, creio, que acontece à maioria do pessoal. Nesse caso, há sempre a hipótese de troca do peixe com que menos simpatizamos. De qualquer forma, o primeiro grupo de peixes que te indiquei, parece-me razoável para iniciar. Editado Junho 19, 2007 por ruibmw Citar
vewinhah Publicado: Junho 20, 2007 Publicado: Junho 20, 2007 Também concordo que começar com um Kit não é o melhor.. com esse preço consegues melhor material.. e quando digo melhor material refiro-me ao filtro interno! Com um bom filtro garanto-te que muitos dos teus problemas se resolvem! Um bom bom sistema de filtragem é quase tudo num aquário.. Concordo que dos melhores filtros internos sejam os eheim ou os fluval (tive um fluval que me deixou sempre a água cristalina) mas é claro que não é so o filtro que conta! As TPA's (Trocas Parciais da Água) também são muito importantes, até porque um filtro interno não faz milagres! Quanto aos peixes, penso que começar com néons não será o ideal.. porque estes são muito "fracos" ou sensíveis.. ou apenas não estão numa boa altura! De resto, espadas, guppies, a "equipa de limpeza", etc são bons para começar, mas tem em atenção que espécies diferentes têm necessidades diferentes, nomeadamente o pH. Pesquisa as espécies que mais gostas (dentro das mais resistentes) e vê as que se dão bem, e as que se dão no pH que consegues manter. À excepção dos Neóns, a lista de peixes que o ruibmw disse, penso que gostam todos da mesma gama de pH. Boa sorte, e vai dizendo coisas. Citar
Recommended Posts