Aqua


Recommended Posts

Boas.

Há algum tempo, coloquei aqui fotos e setup do meu 1º aqua de ciclideos, tinha largado o comunitário. Após as criticas e sujestões feitas (e que eu agradeço bastante) fiz algumas alterações.

Assim sendo, agradeço criticas e sujestões para este...

 

SETUP:

 

Aqua 100x40x30 (é um pouco pequeno, mas quando puder é para crescer)

Calha AQUAPOR 1x 30W T8 Sylvania GRO-LUX

Termostato BIOPLAST 200W

Filtro EHEIM ecco 2234 Confort (500l/h)

Filtro Exterior DIY com bomba de 1000 l/h

pH 7

Areão é da praia (coisas de algarvio - foi-me recomentada aqui no forum para aumentar o pH)

Pedras apanhadas na praia

O fundo ainda não sei, preto, azul... proponham

 

 

FAUNA:

 

1 casal de Lelanochromis joanjohnsonae

1 casal de Hemichromis bimaculatus (joias)

1 macho Labidochromis caeruleus (Electric Yellow) a fêmea morreu mas virá outra

2 Corys

3 Botias palhaço

(As corys e os botias são para sair em breve, ficaram do comunitário)

 

FLORA:

 

Várias anubias nana

 

Alimentação utilizo Aquatic Nature Energy food e Fish food excel para ciclideos africanos.

Fertilizante liquido Aquatic Nature Aqua-Plant 24+activator.

 

Aqui ficam as fotos:

 

Pic_11786_5.jpg

 

Pic_11786_6.jpg

 

Bem, agora venhas as criticas ( e já agora, sujestões)

 

Desde já o meu mto obrigado

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tudo bem?

 

Bom, em primeiro lugar tenho de insistir na questão "tamanho" que tu mesmo já referenciaste: o aquário é muito pequeno para colocares dignamente ciclídeos africanos do Lago Malawi. Os teus Melanochromis vão crescer e, embora os Joahnjohnsonae não sejam dos mais agressivos, vão fazer a vida negra a outros habitantes do aqua, nomeadamente aos caeruleus. Depois tens por aí os Hemichromis bimaculatus (peixe-joia) que como ja deves saber nada tem a ver com o biótopo Malawi, são peixes de rios africanos. Quando crescerem vão-se reproduzir quase de certeza (são espécies muito prolíferas) e mais uma vez terás novos problemas nesse aquário.

Aconselho-te a pensares bem no que pretendes para esse aqua e caso mantenhas a ideia de manter ciclídeos africanos do Malawi opta apenas por uma espécie, um trio por exemplo de Caeruleus (do mal o menos!).

Outra questão: essas rochas estão coladas ou estão apenas sobrepostas? Os mbunas escavam que se fartam e se não estiverem bem seguras corres o perigo de desabarem e atingirem os vidros (é só um conselho).

 

Um abração,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois, o meu problema é o problema de muitos, não se percebe muito da coisa e os vendedores ou também não ercebem ou não ajudam!

Até agora não tenho tido problemas com eles mas tal como dizes, quando houver posturas irei ter certamente... o problema é que não tenho o que fazer aos peixes e já me fartei de comprar e acabar por dá-los a alguém. Vou esperar mais um pouco e ver o desenrolar da novela.

Já agora, aproveitando o entendido na matéria, e esquecendo o que tenho de momento, que espécies colocarias num aqua destas dimensões??

quanto às pedras, estão só sobrepostas, mas de forma a que, se caires, não vão bater nos vidros pois estão encostadas ao vidro trazeiro e se cairem o máximo que podem fazer é riscar o vidro, pois estão inclinadas para tras.

 

Abraço e obrigado!!!

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

pondo de parte todos os problemas que poderão surgir com essas especies no futuro, o aqua está muito agradavel, tem um aspecto bonito.

penso que um fundo preto ai vai estragar um pouco o agradavel ambiente. talvez seja preferivel optares por uma cor mais suave, de modo a não estragares tudo.

Em relação aos peixes, talvez vás mesmo ter problemas no futuro, ... eu tambem gosto de fazer assim umas misturas de peixes com caracteristicas muito diferentes no meu aquario que é de 80, de um lado ás vezes é engrassado no inicio, mas quanto maiores ficam mais problemas vamos tendo.

 

de resto tá porreiro....continua...

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois, o meu problema é o problema de muitos, não se percebe muito da coisa e os vendedores ou também não ercebem ou não ajudam!

Até agora não tenho tido problemas com eles mas tal como dizes, quando houver posturas irei ter certamente... o problema é que não tenho o que fazer aos peixes e já me fartei de comprar e acabar por dá-los a alguém. Vou esperar mais um pouco e ver o desenrolar da novela.

Já agora, aproveitando o entendido na matéria, e esquecendo o que tenho de momento, que espécies colocarias num aqua destas dimensões??

quanto às pedras, estão só sobrepostas, mas de forma a que, se caires, não vão bater nos vidros pois estão encostadas ao vidro trazeiro e se cairem o máximo que podem fazer é riscar o vidro, pois estão inclinadas para tras.

 

Abraço e obrigado!!!

 

Oi,

 

como te disse anteriormente, se optares por Malawi convém colocares uma única espécie (se gostas dos caeruleus opta por um casal ou mesmo um trio). De qualquer forma tens algumas espécies que não ficam muito grandes e que se adaptariam com mais facilidade ao teu aqua. Podes ver aqui a ficha de algumas espécies para ficares com uma ideia mais clara sobre tamanhos e comportamentos:

 

Ciclídeos.com

 

As rochas são muito importantes num aqua de Mbunas (peixes que habitam as zonas rochosas do Lago Malawi), pelo que seria de toda a conveniência manteres sempre algum rochedo. Experimenta colocar um fundo rochoso não muito escuro e verás que o aqua ficará com um aspecto muito agradável. Em relação à flora, em minha opinião escolheste muito bem as anúbias nanas, uma vez que são das poucas plantas que resistem num aquário de ciclídeos africanos. Entre outras com a mesma resistência tens os Fetos de Java e as Valisnérias.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais