Ajuda Para O Meu Aqua


Madonna

Recommended Posts

Olá,

 

Sou nova nestas andanças, mas gostaría de fazer tudo em condições.

 

O meu aqua é de 60L, com filtro, aquecedor, bomba e recipiente para aplicação de uma pastilha de CO2 de 3 em 3 dias. Já coloquei 3 plantas, um tronco (previamente fervido) e uma pedra.

Na altura, nem perguntei o nome das plantas; grande falha! Existe alguma página onde possamos comparar fotos e saber os nomes?

Já lá vai uma semana e as plantas mostram sinais de crescimento, o que poderá ser um bom sinal, ou não?

Gostaría de ter umas, que são rasteirinhas e que com o tempo, acabam por cobrir o areal. Como se chamam?

 

Em relação aos peixes, o que me aconselham? Quando poderei pensar em introduzi-los? Já agora, de quando em quando faço renovações da água? Fiz uma hoje, ao fim de uma semana. Mudei 25% da água. Fiz bem?

 

Obrigada!!!

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto as plantas ha aqui um sub forum com muitas fotos de plantas é so pesquisar

quanto ao aquario ao fim de uma semana acho que podes introduzir o primeiro habitante mas convem controlare os parametros da agua.

outra coisa essas pastilhas de co2 não te aconcelhava ha no mercado uns reactores e difusor da nutrafim muito mais fiaveis e não muito caros ou então a receita caseira

que encontras no sub forum faça voce mesmo.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sou nova nestas andanças, mas gostaría de fazer tudo em condições.

 

O meu aqua é de 60L, com filtro, aquecedor, bomba e recipiente para aplicação de uma pastilha de CO2 de 3 em 3 dias. Já coloquei 3 plantas, um tronco (previamente fervido) e uma pedra.

Na altura, nem perguntei o nome das plantas; grande falha! Existe alguma página onde possamos comparar fotos e saber os nomes?

Já lá vai uma semana e as plantas mostram sinais de crescimento, o que poderá ser um bom sinal, ou não?

Gostaría de ter umas, que são rasteirinhas e que com o tempo, acabam por cobrir o areal. Como se chamam?

 

Em relação aos peixes, o que me aconselham? Quando poderei pensar em introduzi-los? Já agora, de quando em quando faço renovações da água? Fiz uma hoje, ao fim de uma semana. Mudei 25% da água. Fiz bem?

 

Obrigada!!!

 

 

boas quanto as plantas penso k este site é bom experimenta

TROPICA

 

Lina Teresa

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Antoine de Saint-Exupery

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada, foi muito útil. A receita caseira já a fui ler e também já espreitei a lista das plantas!! Um espectáculo... obrigada!!

 

Já agora, o difusor Nutrafin, penso que é um pouco difícil de achar. Sabem de algumas lojas, onde na certa encontrarei?

 

Não vou já introduzir nenhum peixe, até ter tudo como deve ser. Largar o sistema das pastilhas e pôr o outro a funcionar bem.

 

Por favor, que espécies depois começo por introduzir? Quais as que convivem bem? Ou não misturo?

 

Beijokas!!

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada, foi muito útil. A receita caseira já a fui ler e também já espreitei a lista das plantas!! Um espectáculo... obrigada!!

 

Já agora, o difusor Nutrafin, penso que é um pouco difícil de achar. Sabem de algumas lojas, onde na certa encontrarei?

 

Não vou já introduzir nenhum peixe, até ter tudo como deve ser. Largar o sistema das pastilhas e pôr o outro a funcionar bem.

 

Por favor, que espécies depois começo por introduzir? Quais as que convivem bem? Ou não misturo?

 

Beijokas!!

 

Oi.. eu tb sou novo nisto mas quanto aos peixes ér complicado banana rock mas também é simples tens de ver o que gostas, ou melhor que peixe gostas mais no meu caso são os Bettas (que quase não se dão com nada) mas depois de escolheres vês quais os compativeis, o ppl do forum pode ajudar mas este site tem um comparador.

http://www.timstropicals.com/Compatibility...ilitySearch.asp

--==[[ Ti/|G() C/|R|T/| ]]==--

 

::xiii foi a primeira vez que alguém me chateou por causa de uma assinatura de texto :(::

O trabalho todo que tive a escrever aquilo e agora tenho de ir ao lixo buscar as tags das plantas todas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o difusor Nutrafin, penso que é um pouco difícil de achar. Sabem de algumas lojas, onde na certa encontrarei?

 

 

Não vou já introduzir nenhum peixe, até ter tudo como deve ser.

 

Acaba de preencher o teu perfil. Principalmente de onde es, para poder te dizer alguma loja onde podes comprar o difusor. Queres apenas difusor ou kit completo?com respetiva garrafa e difusor?

 

Fazes bem em nao introduzir ja porque ainda nao deves ter ciclo formado(nao tens bacterias boas formadas no filtro). Se tens pressa para meter peixes podes sempre comprar um liquido da nutrafin que contem essas bacterias e em +-2 dias podes começar por meter 1ou2peixe. uma corydora, que é mais resistente. Depois vais controlando os niveis de amonia. passado mais uns dias metes mais 2..etc. mas sempre a controlar o nivel de amonia.

Ja compras-te os testes mais importantes? PH e AMONIA? Se nao, faz isso o quanto antes para nao teres desgostos.

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tcarita, obrigada pelo comparador, tou a experimentar!

 

Mulato sou de loures, mas lisboa e arredores dá para bater. Estava a pensar fazer pelo sistema caseiro, garafinha de plástico e o tubinho, etc, por isso basta só o difusor, não é? ...queria poupar $.

 

Ainda não fiz nenhum teste à água, devo fazer então ao ph e amonia? portanto preciso de comprar algum kit para medir os niveis, não é? Algum assim mais aconselhável?

:P obrigada!

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tcarita, obrigada pelo comparador, tou a experimentar!

 

Mulato sou de loures, mas lisboa e arredores dá para bater. Estava a pensar fazer pelo sistema caseiro, garafinha de plástico e o tubinho, etc, por isso basta só o difusor, não é? ...queria poupar $.

 

Ainda não fiz nenhum teste à água, devo fazer então ao ph e amonia? portanto preciso de comprar algum kit para medir os niveis, não é? Algum assim mais aconselhável?

banana rock obrigada!

 

Quanto as lojas tens neste link muitas.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=62894&st=0

Se usares o Google Earth dá para te guiares muito bem. Instala o Google Earth, e depois vai a esse link e faz download do que diz que é para o google.depois é so abrires. Vao te aparecer muitas lojas. Eu como sou da zona de Sintra nao tenho muitos conhecimentos em lojas de Lisboa. So conheço a Avipeixes em campolide.

 

Em Relaçao aos testes o da amonia podes comprar o da nutrafin,

http://acuamex-shop.com.mx/tienda/images/Amonia%20Hagen.jpg

Quanto ao PH acho que podes comprar um qualquer, desde que venha com a respectiva escala para poderes ver.

 

Em relaçao ao CO2, eu tenho 2 aquas de 60L. Um deles com garrafa Nutrafin e difusor, mas com preparaçao caseira. O outro uma garrafa de plastico com uma pedra difusora. Mas acho que nao esta a fazer nada. :s

Tenho de por um difusor aco que a pedra nao dá rendimento. Mas se tas numa de poupar euros, podes sempre fazer o difusor. existem alguns na secçao DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao ao CO2, eu tenho 2 aquas de 60L. Um deles com garrafa Nutrafin e difusor, mas com preparaçao caseira. O outro uma garrafa de plastico com uma pedra difusora. Mas acho que nao esta a fazer nada. :s

Tenho de por um difusor aco que a pedra nao dá rendimento. Mas se tas numa de poupar euros, podes sempre fazer o difusor. existem alguns na secçao DIY.

 

Oh pah queria poupar uns euros, mas se descreves essa situação e uma vez que sou nova nestas lides, o melhor mesmo é comprar o kit completo, não é? Senão ainda atrofio também com a pedra difusora, ou com outra coisa qualquer e sai-me caro o barato ;)

 

A Avipeixes é uma boa loja? Campolide dá-me jeito. Mas obrigada pelas dicas, vou procurar rapidamente.

 

Já agora diz-me uma coisa: algumas folhas das minhas plantas, apresentam umas machas acastanhadas... parece sujidade (terra), mas a água tá limpinha. O que será? :)

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Avipeixes é uma boa loja? Campolide dá-me jeito. Mas obrigada pelas dicas, vou procurar rapidamente.

 

Já agora diz-me uma coisa: algumas folhas das minhas plantas, apresentam umas machas acastanhadas... parece sujidade (terra), mas a água tá limpinha. O que será? :P

 

Avipeixes so la fui uma vez comprar larvas de mosquito vermelhas. Mas o meu tio costuma ir la e esta satisfeito. Mas as plantas sao caras.Nada como comprar aqui no forum.

é o seguinte, o sistema de CO2 caseiro nao tem mal nenhum. ate é bacano. eu agora meti novamente a pedra difusora, vamos la ver o k dá. aconcelho-te para ja a fazeres o caseiro, com garafa dakelas de cocacola e uma pedra difusora. nao te esquecas que tem de estar tudo muito bem vedado. Vai experimentando durante uns tempos, assim tambem juntas uns euros e pode ser que compres o kit. Tem atençao que o CO2 baixa o PH.

O que te estava a dizer é que ha cenas a substituir a pedra difusora, na secçao DIY. que podes fazer com garrafas, aquelas cenas de quardar os rolos fotograficos. e fica muito fixe. procura no DIY.

o objectivo do difusor, é fazer com que o CO2 saia o mais lento possivel e em bolhas pekenas, de maneira a que a bolha quando chegue ao cimo seje pequenissima. quanto mais pequena chegar ao topo, mais CO2 foi absorvido pela agua.

A quem diga que tambem ajuda por a pedra difusora junto a entrada do filtro, porque assim o CO2 se dissipa mais facilmente.

 

O que as plantas podem ter é sujidade que se depositou, se passares a mao nao sai?

 

Mais uma coisa, as plantas rasteirinhas, as que mais gosto sao blyxa japonica.sao tipo relva.liiinndasss, mas exigentes!!

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Experimenta ir ao subforum Oferta Aqui no Forum que costuma Haver difusores de Co2 a Venda a preços Fixes!!! Se não encontares nenhum que gostes tenta postares um topico no subform Procura que alguem entra em contacto contigo!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o objectivo do difusor, é fazer com que o CO2 saia o mais lento possivel e em bolhas pekenas, de maneira a que a bolha quando chegue ao cimo seje pequenissima. quanto mais pequena chegar ao topo, mais CO2 foi absorvido pela agua.

A quem diga que tambem ajuda por a pedra difusora junto a entrada do filtro, porque assim o CO2 se dissipa mais facilmente.

 

O que as plantas podem ter é sujidade que se depositou, se passares a mao nao sai?

 

Mais uma coisa, as plantas rasteirinhas, as que mais gosto sao blyxa japonica.sao tipo relva.liiinndasss, mas exigentes!!

 

Ok, percebi. Sim, nas instruções diz precisamente para colocar o difusor perto da entrada do filtro.

Sim, era mesmo sujidade. Existe algum método para limpar as plantas, ou ficam mesmo assim? E as folhas, quando começam a ficar estragadas, rasgadas ou queimadas, cortam-se?

 

Espreitei essa planta e é mesmo muito fixe... gostei, mas é tão trabalhosa!

 

Queria atirar-me a um aquário de ciclídeos, será muito complicado?

 

Obrigada pela dica, Krisbensys :P

 

brigadão a todos!

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meti agora umas 15 blyxas, vamos ver se consigo mante-las. Normalmente as folhas queimadas tira-se para poder crescer novas com mais força.

Em relaçao aos ciclídeos, acho que eles sao muito territoriais, tens de ter atençao aos que escolhes.

 

As plantas podes sempre aspirar as folhas com um cifao ou aspirador de fundo. Isso acontece quando mechemos no fundo e levanta sujidade, ela deposita-se depois em folhas, no chao,etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meti agora umas 15 blyxas, vamos ver se consigo mante-las. Normalmente as folhas queimadas tira-se para poder crescer novas com mais força.

Em relaçao aos ciclídeos, acho que eles sao muito territoriais, tens de ter atençao aos que escolhes.

 

As plantas podes sempre aspirar as folhas com um cifao ou aspirador de fundo. Isso acontece quando mechemos no fundo e levanta sujidade, ela deposita-se depois em folhas, no chao,etc

 

Boa sorte com elas! Amanhã tmbém vou arranjar mais umas, se encontrar blyxas, também me atiro a elas. Todas as outras que meti, pegaram muito bem... crescem em força.

Pois eu sei isso dos ciclídeos, mas como ainda não vou meter peixes, dá-me tempo para amadurecer melhor as ideias.

 

Esse aspirador de fundo é coisa cara? Tenho limpo a sujidade das folhas com os dedos, com muito jeitinho, mas não me agrada muito andar a meter a mão no aquário.

Agora que me lembro, aproveito para te perguntar: as mãos e o antebraço, devem-se passar bem por água, depois de as metermos no aqua? E antes também, não é?

 

Olha, obrigada pela ajuda!

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aspirador de fundo é coisa cara? Tenho limpo a sujidade das folhas com os dedos, com muito jeitinho, mas não me agrada muito andar a meter a mão no aquário.

Agora que me lembro, aproveito para te perguntar: as mãos e o antebraço, devem-se passar bem por água, depois de as metermos no aqua? E antes também, não é?

 

Olha, obrigada pela ajuda!

 

O aspirador de fundo eu uso uma coisa muito simples e que acho eficas, porque aspiro e ao mesmo tempo tiro aqua e aproveito e faço TAP bigsmile

Eu comprei o meu numa loja de animais por 5euros, dpoios fui ver ao chines e tava a 2.Nas lojas dos chineses ha, por isso nao é caro. è um tubo com uma bomba manual, dpois tem uma parte que se mete dentro do aqua e tem tipo uns buracos. Tipo isto mas tudo num tubo só:

http://www.casaschwarz.com/lista_precios/Bomba_M.jpg

bato no areao ao mesmo tempo que aspira e o lixo que levanta é imediatamente aspirado. Podes fazer isso nas folhas.

 

Eu lavo sempre as maos e braços/antebraços antes e depois. antes porque uma pessoa poder ter cremes,suor, perfume, algo em que tocou..e depois tambem lavo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mulato, quantas vezes alimento os peixes, por dia? tenho repartido por umas 4 vezes e em pequeninas quantidades 8)

 

E as blyxas, como se estão a dar? coloquei agora uma Lilaeopsis Novaezeladiae... também rasteirinha, mas com um crescimento lento... se pegar cobre o fundo todo do aqua e era mesmo o que pretendia :D

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais bem vinda.

 

Olha, para fazeres o co2 caseiro compras um difusor cerâmico da BOYU que custa cerca de 5 euros e podes usar com uma garrafita de coca cola na boa. Este difuso é óptimo. A pedra difusora também dá, mas aposta num difusor cerâmico ou então compra o kit da nutrafin que o pessoal fala e depois de se acabarem os reagentes fazes tu o co2 com o kit.

 

Quanto a bactérias... deves comprar bactérias vivas (a JBL tem, e colocar no filtro) ou então compras bactérias da nutrafin ou da JBL ou outra marca boa e metes directamente na água. Este é um ponto de honra porque cada vez que fazes TPA tens que meter bactérias Na nutrafin é cicle o nome, eu uso JBL, mas há da sera, da eaterlife, entre outras

 

Quanto a trocas de água na ciclagem ... não se fazem pura e simplesmente porque não tens nada de tóxico para tirar do áqua já que não tens peixes.

 

Não quero influenciar, mas não te aconselho a pores blyxa já nem tão pouco com um ciclo tão novo porque ao contrário do que te possam dize é exigente e outra coisa que o pessoal, acho se está a esquecer é a coisa de aspirar depois de teres blyxa...

 

Os plantados são aquários que não devem ser pura e simplesmente mexidos, dás a comida essencial para não sujar e não aspiras fundos verdes senão estás a tirar nutrientes ás plantas e a mexer no layout.

 

Agora o que te aconselho: compra um ancistrus (não compres plecos porque crescem demais para o teu aqua) ou uma coridora para começares a introduzir peixes, não metas tapete ainda enquanto não tiveres nutrientes

 

COmpra fertilizante para as plantas... podes comprar agora para o inicio um genérico como o nutron flora, o flora da nutrafin, entre outros e compra as bactérias, mete um ou dois peixes resistentes para fazerem um pouco de caca e espera. QUando o ciclo estiver quase completo metes então os peixes que queres pôr

 

Espero ter ajudado, boa sorte

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mulato, quantas vezes alimento os peixes, por dia? tenho repartido por umas 4 vezes e em pequeninas quantidades 8)

 

E as blyxas, como se estão a dar? coloquei agora uma Lilaeopsis Novaezeladiae... também rasteirinha, mas com um crescimento lento... se pegar cobre o fundo todo do aqua e era mesmo o que pretendia ;)

 

Oi Madonna, eu normalmente dou 3 vezes, uma de manha, a tarde e a noite uns 10min antes das luzes desligarem. Mas claro que pouca quantidade. A blyxa, acho que esta a dar-se bem. mas ainda é cedo!!

a Lilaeopsis Novaezeladiae tambem é muito gira.

Hoje estou de luto morreu-me um botia palhaço e o outro esta infectado com ictiu. queria tentar apanha-lo para fazer o rtatamento em outro aqua, mas nao consigo. Sao tao rapidos e arranjam com cada esconderijo, uiui!!

vamos la ver.

Depois mete ai umas fotos do teu aqua.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá n3O! Obrigada ;)

 

Muito interessante a tua ajuda.

olha, na 2ª f fui buscar mais 4 plantas e comecei a pensar melhor e resolvi desistir para já dos ciclídeos. Como fiz um aqua plantado, depois os fulanos viravam-me aquilo tudo em pantanas, de modo que resolvi trazer uns mollies (dois casais) e um limpa fundos, que não sei o nome original (já procurei e não acho). Não sei se terei feito a melhor escolha.

As blyxas, por acaso não encontrei, mas do género trouxe Lilaeopsis Novaezeladiae, será que me safo? :| ...o fertilizante eu dou... dou o da Sera - florena.

Vou seguir o teu conselho de não aspirar, porque aliás creio ter toda a lógica. Mas diz-me o que queres dizer com layout :? ...para mim é um termo publicitário... tipo a estética do aqua? não estou ainda muito dentro da "vossa" linguagem de veteranos :) ... já agora o que é TPA?

Sabes que pensei não estar à altura do aquário que realmente queria, que era mais que o dobro deste, mas agora arrependo-me tremendamente, porque com todo o equipamento instalado, deixa-me pouco espaço de manobra para fazer o que realmente me vai na ideia... mas pronto, paciência!

Vou optar pelo kit da nutrafin, porque vem com a papinha toda feita e assim habituo-me ao ritmo mais facilmente... vou ver isso das bactérias, como dizes.

Obrigada pela ajuda.

 

mulato, tens um aqua só para os tratar? Tipo um hospital? e como apanhou ele essa doença? e apanhando o outro, trata-se bem? como?

Olha eu ponho uma foto do meu aqua, mas até tenho vergonha bang ... mas na boa, vou dar só mais um jeitinho, depois tiro a foto... mas vou tentar pôr na galeria, porque aqui no f´rum (penso eu), é preciso estar alojada na net e isso... esgota-me sempre a paciência ;) já dá muito trabalho 8)

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá n3O! Obrigada :)

 

Muito interessante a tua ajuda.

olha, na 2ª f fui buscar mais 4 plantas e comecei a pensar melhor e resolvi desistir para já dos ciclídeos. Como fiz um aqua plantado, depois os fulanos viravam-me aquilo tudo em pantanas, de modo que resolvi trazer uns mollies (dois casais) e um limpa fundos, que não sei o nome original (já procurei e não acho). Não sei se terei feito a melhor escolha.

As blyxas, por acaso não encontrei, mas do género trouxe Lilaeopsis Novaezeladiae, será que me safo? :| ...o fertilizante eu dou... dou o da Sera - florena.

Vou seguir o teu conselho de não aspirar, porque aliás creio ter toda a lógica. Mas diz-me o que queres dizer com layout :? ...para mim é um termo publicitário... tipo a estética do aqua? não estou ainda muito dentro da "vossa" linguagem de veteranos :) ... já agora o que é TPA?

Sabes que pensei não estar à altura do aquário que realmente queria, que era mais que o dobro deste, mas agora arrependo-me tremendamente, porque com todo o equipamento instalado, deixa-me pouco espaço de manobra para fazer o que realmente me vai na ideia... mas pronto, paciência!

Vou optar pelo kit da nutrafin, porque vem com a papinha toda feita e assim habituo-me ao ritmo mais facilmente... vou ver isso das bactérias, como dizes.

Obrigada pela ajuda.

 

mulato, tens um aqua só para os tratar? Tipo um hospital? e como apanhou ele essa doença? e apanhando o outro, trata-se bem? como?

Olha eu ponho uma foto do meu aqua, mas até tenho vergonha :oops: ... mas na boa, vou dar só mais um jeitinho, depois tiro a foto... mas vou tentar pôr na galeria, porque aqui no f´rum (penso eu), é preciso estar alojada na net e isso... esgota-me sempre a paciência :P já dá muito trabalho ;)

 

A ver se consigo responder a algumas coisinhas: Tenta arranjar plantas para a quantidade de luz e a capacidade que neste momento tens para as manter. Blyxas e Lilaeopsis ainda estão longe. Eu tenho o meu plantado consolidado há quase um ano e só agora puz uns pés de bliza, porque só agora acertei +/- com os nutrientes. Limpa fundos há muitos, coloca foto. Podes mesmo ter feito asneira. Layout é a disposíção de tudo o que tens no aqua, troncos, pedras, et caetera. O tamanho do aqua devia ter sido o maior que tenhas espaço e dinheiro para ter, porque é mais fácil de manter. Mas um kit para iniciar tambem é bom. Precisas é de ter cuidado com a escolha das plantas. As bactérias não são essenciais, mas ajudam Para imagens, coloca no www.imageshack.us e coloca o link que aparecerá de "hotlink for foruns". copias e colocas no sitio do post. A imagem aparece automaticamente.

 

 

 

Desculpa ter feito tudo de seguida, mas era para ver se não me perdia a responder ás tuas perguntas. Acho que ficou tudo. Se não ficou, apita.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá n3O! Obrigada :)

 

As blyxas, por acaso não encontrei, mas do género trouxe Lilaeopsis Novaezeladiae, será que me safo? :| ...o fertilizante eu dou... dou o da Sera - florena.

Vou seguir o teu conselho de não aspirar, porque aliás creio ter toda a lógica. Mas diz-me o que queres dizer com layout :? ...para mim é um termo publicitário... tipo a estética do aqua? não estou ainda muito dentro da "vossa" linguagem de veteranos :) ... já agora o que é TPA?

 

mulato, tens um aqua só para os tratar? Tipo um hospital? e como apanhou ele essa doença? e apanhando o outro, trata-se bem? como?

Olha eu ponho uma foto do meu aqua, mas até tenho vergonha :oops: ... mas na boa, vou dar só mais um jeitinho, depois tiro a foto... mas vou tentar pôr na galeria, porque aqui no f´rum (penso eu), é preciso estar alojada na net e isso... esgota-me sempre a paciência :P já dá muito trabalho ;)

 

quanto ao fertelizante, tens substrato? eu alem do liquido que comprei da nutrafin, enterrei umas bolinhas de fertelizante no areao, sao da JBL e nao foram caras.

Tenho uma dakelas caixas vodafone com um termostato, meto uma bomba de ar e serve para hospital. Essa doença os peixes apanham, como uma gripe, com mudanças de temperatura da agua. Penso que os meus apanharam por virem da loja ate ao meu aqua, a agua do saco deve ter ficado fria. Essa doença trata-se com EXIT e pelo que ja li, aumentando a temperatura para 30º. O outro botio que sobrou la anda no aqua, todo as pintinhas. Nao o consigo apanhar, mas tambem nao queria estar a meter medicamento no aqua principal. para ja aumentei a temperatura e vamos ver o que dá.

Nao tens de ter vergonha do aqua. Começamos todos por baixo e com o tempo melhoramos. O que interessa mesmo é que os teus peixinhos e plantas vivam bem.

este é o meu

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64592

 

mas nao é o estado actual, ja esta todo mudado.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.