Recommended Posts

Publicado

Boas ,

Tenho aquele bom problema cabecadura ,estou com crescimentos absurdos das plantas(no meu topico"injecção de CO2 em qq circunstancia"póde-se ver nas fotos),algumas já começam a ficar fora de agua,mas tenho duvidas se será boa ideia começar já a podár é que o aqua ainda nem tem 15 dias de montado e algumas plantas só estão plantadas á cerca de 1 semana.

Será preferivel tentar adiar ao maximo a 1ª póda,ou começar já a podár??

A que me preocupa mais de momento é a Limnophila sessiliflora,pq com aquele tipo de folha se não consegue ficar erecta dentro da coluna de agua começa a entortar toda á superficie. :snipersmile:

Que me aconselham a fazer??

Um abraço a todos.

Publicado:

Boas pessoal,

Então ninguem me sabe dizer se é boa ideia começar já a podár ou não?? ;)

Publicado:

não há problema nenhum. se tens muita começa a vender ou trocar. tens aqui um interessado em trocar por cabomba e cerathofilum demersum.

Publicado: (editado)
não há problema nenhum. se tens muita começa a vender ou trocar. tens aqui um interessado em trocar por cabomba e cerathofilum demersum.

Boas marujo,

O problema é que nem espaço tenho para acomodar o que já aqui está e tentar colocar ainda mais variedades...está fóra de questão,confesso que estou muito surpreendido com o ritmo de crescimento,é verdadeiramente avassalador,o meu maior receio é que tanta "fartura" não dê em fome. :?

No fundo o que quero perceber é se as plantas não se irão ressentir de serem podádas ao fim de tão pouco tempo de plantadas.

Gostava de ouvir mais algumas opiniões antes de pegar na tesoura.

;)

Editado por Luis carrilho
Publicado:

As podas servem para fortalecer as plantas. Cortando um ramo num determinado local faz com que a parte abaixo do corte engrosse. Repara nas videiras, corta-se o ramo velho deixando um ramo novo para trás. No ano seguinte esse ramo irá ser mais forte dando uvas. Mas tu não queres uvas no aqua, queres plantas fortes, com consistencia. Se não podares a planta cresce cresce ficando fina dando voltas e voltas á superficie.

Espero ter ajudado

Publicado:
As podas servem para fortalecer as plantas. Cortando um ramo num determinado local faz com que a parte abaixo do corte engrosse. Repara nas videiras, corta-se o ramo velho deixando um ramo novo para trás. No ano seguinte esse ramo irá ser mais forte dando uvas. Mas tu não queres uvas no aqua, queres plantas fortes, com consistencia. Se não podares a planta cresce cresce ficando fina dando voltas e voltas á superficie.

Espero ter ajudado

Boas marujo,

Obrigado pelas dicas,já que mais ninguem se manifestou em contrario(quem cala consente lol),vou mesmo podár pelo menos a Sessiliflora e a Egeria.

Um abraço.