Plantas Com Folhas Escuras


Marco Monteiro

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

 

tou a montar um aqua para Discus com algumas plantas. Queria saber se me podiam esclarecer o motivo pelo qual algumas plantas estão a ficar com as folhas escuras, como esta Echinodorus Ozelot na foto:

 

536405060_fb22a2d90e.jpg

 

 

Por baixo do areão tenho substrato e pastilhas próprias para as plantas, mesmo assim não entendo porque algumas folhas começaram a ficar neste estado.

 

 

Obrigado,

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

tou a montar um aqua para Discus com algumas plantas. Queria saber se me podiam esclarecer o motivo pelo qual algumas plantas estão a ficar com as folhas escuras, como esta Echinodorus Ozelot na foto:

 

536405060_fb22a2d90e.jpg

Por baixo do areão tenho substrato e pastilhas próprias para as plantas, mesmo assim não entendo porque algumas folhas começaram a ficar neste estado.

Obrigado,

 

Um abraço,

Boas Marco,

Ás vezes uma pesquisazita evita de se fazerem certas perguntas,vê lá a Ozelot aqui no site da tropica:

http://www.tropica.com/default.asp

 

help

 

PS-Desculpa Marco,pensei que te estavas a referir ás pintas escuras,mas só depois reparei que o que referes é outra coisa. :puppydogeyes:

Um abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal,

 

 

ninguém tem uma sugestão para este problema que coloquei? É que parece que de dia pra dia está a alastrar, não só nesta planta como também nas outras!

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

 

é só para partilhar convosco este momento que acabei de assistir. Embora não tenha resolvido esta questão das manchas nas plantas, acabei de assistir a um espectáculo maravilhoso: as minhas plantas desataram a fazer "perling", é lindíssimo, assisti a duas colunas de bolhas a correrem em direcção à superfície e as folhas das plantas têm carradas de bolhas de O2. :( Isto é um bom sinal, certo?

 

Um abração,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

tou a montar um aqua para Discus com algumas plantas. Queria saber se me podiam esclarecer o motivo pelo qual algumas plantas estão a ficar com as folhas escuras, como esta Echinodorus Ozelot na foto:

 

536405060_fb22a2d90e.jpg

Por baixo do areão tenho substrato e pastilhas próprias para as plantas, mesmo assim não entendo porque algumas folhas começaram a ficar neste estado.

Obrigado,

 

Um abraço,

 

Olá pessoal,

 

será que nenhuma alma caridosa com experiência em plantas me pode ajudar com esta questão? Estou farto de pesquisar e os recursos já estão praticamente esgotados, sem chegar a conclusão alguma.... help

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco. Não nenhum expert nem nada que se pareça, mas posso dizer que o pearling é bom sinal.

Quanto ao problema da tua planta, não posso dizer muito. Pode ajudar um pouco se pôres o setup e rotina de fertilização.

Uma coisa pode ajudar, a carência de ferro nota-se nas folhas novas.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco. Não nenhum expert nem nada que se pareça, mas posso dizer que o pearling é bom sinal.

Quanto ao problema da tua planta, não posso dizer muito. Pode ajudar um pouco se pôres o setup e rotina de fertilização.

Uma coisa pode ajudar, a carência de ferro nota-se nas folhas novas.

Paulo

 

Olá paulo,

 

de facto o pearling levou-me a concluir que as coisas estão a evoluir no bom sentido, foi um espectáculo maravilhoso visualizar aquelas colunas de oxigénio a correr pelo aquário. :P

Relativamente à questão que coloquei já me foram avançadas várias hipóteses, incluindo a carência em ferro, pelo que desde ontem comecei a fertilizar as plantas com JBL Ferropol.

O aqua tem 100x40x50, substrato da Sera com pellets activas à base de ferro e outros nutrientes, areão do rio amazonas, duas lampadas T8 de 30w/cada (sei que é fraquito mas também não quero nenhum plantado holandês). Por enquanto não adicionei ainda CO2 mas estou a ponderar comprar um sistema.

A qualidade da água está boa, faltando medir ainda os níveis de fosfatos e ferro.

 

Um abração,

Editado por marcomonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

apesar de ainda não ter conseguido uma única ajuda, aqui fica mais um pormenor interessante:

 

ontem quando cheguei a casa a echinodorus ozelot que viram na foto com a folha negra estava completamente limpa, parecendo inclusive que a folha foi renovada. Que será que aconteceu aqui?

 

 

543708154_8d45117146_b.jpg

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco. Será que era uma alga? Existe uma alga castanha bastante parecida com o que tinhas na folha.

 

 

Olá Paulo, tudo bem?

 

De facto também já me ocorreu, mas eu passei a mão várias vezes e aquilo parecia queimado, não saia de forma alguma. Ontem quando cheguei tinha um tufo escuro num canto da folha (amontoado) e a folha estava renovada, se reparares até está mais clarinha que as outras folhas mais velhas ;)

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais