scythe Publicado Abril 12, 2004 Publicado Abril 12, 2004 Boas... Malta em principio vou adquirir um tanque de com as dimensões 100x30x40(120lts.) e pedi ao Sr. da loja para ver se me conseguia arranjar projectores duplos de 18W. A ideia era por 2, ou seja 4x18W=72W de luz de lampadas fluorescentes para 120lts. Qual é a vossa opinião, acham suficiente para manter um aqua plantado? Se sim, qual é a melhor combinação de lampadas??? Se não, entao qts watts são ideais???
André Nóbrega Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 hello hello! fico contente por ver mais pessoal interessado em aquas plantados . as dimensões desse aquário não são muito apropriadas para um plantado. para mim, e para quem já montou um aquário plantado, sabe que a largura do aquário é m,uito importante. o ideal será que a largura seja metade do comprimento, sem estas proporções, o paisagismo vai ser muito dificil. a luz que tens poderá ser suficiente para muitas plantas, mas para algumas aínda será muito fraca.... aconselho-te, caso aínda queiras contínuar a querer esse formato, uma luz que se aproxime, ou exceda os 120W. as lampadas que podes usar, e que são as melhores são as day-light, da philips ou da osram, são muito baratas e eficases. abraços! Categoria: Humano.
scythe Publicado: Abril 12, 2004 Autor Publicado: Abril 12, 2004 Boas, thx pela resposta. Qt a aquascaping, digamos que a minha vida mudou dps de ter descoberto o nome Takashi Amano... hehe Bem quanto às dimensões do aqua realmente tens razao, vai ser mt dificil criar uma paisagem sem profundidade, mas também tenho probs. mesmo em termos de espaço fisico em casa, mas vou ver o que consigo fazer. Quanto às lampadas ainda bem que essas servem pk trabalho no armazem de material eléctrico e tenho acesso a preços fixes. E entao quer dizer que essas lampadas carissimas tipo AquaGlo, FloraGlo, etc ou da JBL é tudo treta para chupar €€ aos aquariofilistas inocentes ou essas lampadas fazem realmente diferença?? Depois vou ter que te fazer mais algumas perguntas acerca do substrato e de fertilização. E também acerca da relação entre Kh, PH e CO2, tás a ver o filme né?? Como é ke se mede qts ppm de CO2 se tem na água e coisas do género. Mas pronto, 1º aqua e luz... resto later... Thx...
André Nóbrega Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 boas! essas lampadas caríssimas, na teoria deviam resultar..... mas o aquário fica com um tom azul muito mau, as plantas não se desenvolvem melhor com essas lampadas que com as day-light. não acredito que sejam para chupar €€ ao pessoal, também não é treta, mas não são necessárias e podem ser prejudiciais. abraços! Categoria: Humano.
Visitante Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 ...mas não são necessárias e podem ser prejudiciais. Porque prejudiciais?
minidiogo Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Olá João! Não tenho bem a certeza, mas as lampadas aqua-glo, flora-glo..etc etc podem ser prejudiciais porque apresentão uma tonalidade azul, ou seja são lampadas que irão criar muitas algas... Digam-se estou errado. Adeus mini Diogo Oliveira
André Nóbrega Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Alô! podem ser prejudiciais porque têm muito azul no espectro, podendo acontecer um boom de algas castanhas e vermelhas. abraços! Categoria: Humano.
Visitante Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Viva, Mas as plantas também necessitam e muito desse espectro azul. Tive 1 Aqua-Glo+1 Flora-glo no meu aqua e nunca tive algas por causa de iluminação.
André Nóbrega Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 boas! sim, as plantas precisam desse espectro azul, mas as day-light também o têm. porque é que consegues ver objectos com cores azuis quando a luz de uma day-light incide sobre estes´??? é porque a lampada está a emitir essa frequencia. abraços! Categoria: Humano.
Pedro Borges Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Esta história das lâmpadas vocacionada ou não saiu-me cá uma história da carochinha... há opiniões para todos os gostos lol... As lâmpadas fluorescentes geram no seu interior UVs, depois disso há uma película de fósforo no interior do vidro que absorve esses UV e liberta luz visível conforme a "fórmula" de contaminante usada no fósforo. As lâmpadas para plantas simplesmente têm uma fórmula nesta camada que transforma os UVs em, azuis e vermelhos... os espectros usados pela clorofila. É apenas uma questão de eficiência, uma lâmpada cool white tambérm os gera, mas gera também verdes e amarelos, pelo que do ponto de vista de uma planta é mais "escura" ou seja menos eficiente. Taslixado nem parece teu argumentares que uma lâmpada não é boa porque promove algas, então se promove algas faz o quê pelas plantas? Na minha opinião e experiência, há apenas um factor que é realmente importante na escolha das lâmpadas para um aquário: VARIEDADE! As lâmpadas de UV devido a características intrinsecas à sua tecnologia emitem luz em picos específicos do espectro em vez de homogéniamente, daí haver todo o interesse em conjugar lâmpadas diferentes por forma a aumentar o número de picos e obter um espectro mais completo. Quanto à "cor" realmente as lâmpadas para plantas são ligeiramente roxas e parecem até mais fracas que as daylight, mas isso é apenas aos nossos olhos, aos "olhos" das plantas são bem mais intensas. Para um setup de 4 lâmpadas aconselho duas vulgares e duas específicas, mas todas de marcas diferentes. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
André Nóbrega Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Taslixado nem parece teu argumentares que uma lâmpada não é boa porque promove algas, então se promove algas faz o quê pelas plantas? boas Mr! eu disse que promove o crescimento de um tipo de algas específico, não de "algas"!! as algas vermelhas!!!! as plantas também necessitam de verdes e amarelos, coisa que está em deficiencia em lampadas do tipo gro-lux. abraços! Categoria: Humano.
Pedro Borges Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Precisam de verdes e amarelos para quê? O que essas lâmpadas fazem é exactamente mimetizar o espectro utilizado pela fotossíntese. São lâmpadas estritamente vocacionadas para o crescimento de plantas. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
scythe Publicado: Abril 12, 2004 Autor Publicado: Abril 12, 2004 Boas pppl... Estou a ver que as minhas questoes criaram polemica hehee, deve ser bom sinal. E entao ficamos em kê? o que é ke me aconcelham... o tal setup de 2 daylight, e 2 das especificas para crescimento de plantas é isso???
Pedro Borges Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Claro que é bom sinal :D principalmente quando a malta discorda civilizadamente como é o caso. Esse setup é o que eu uso, não quer dizer que não haja outros tão bons ou até melhores, o que é preciso é entender o que se passa por trás do que os nossos olhos vêm e então tirar as nossas próprias conclusões. Entendeste as vantagens e desvantagens de cada uma e da combinação de várias diferentes? agora é só fazeres o que achares mais lógico. Só daylight = melhor cor, pior crescimento Só FloraPro = pior cor, melhor crescimento Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
André Nóbrega Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Precisam de verdes e amarelos para quê? O que essas lâmpadas fazem é exactamente mimetizar o espectro utilizado pela fotossíntese. São lâmpadas estritamente vocacionadas para o crescimento de plantas. Abraço, Pedro Pedro, como podes ver no gráfico que se segue, existem vários tipos de clorofila, aínda existem os carotenos, que não estão aqui todos representados. absorvem todo o espectro visível. abraços! Categoria: Humano.
Pedro Borges Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Todo??? mas eu só vejo picos no azul e vermelho mesmo o caroteno está aí representado e só rasa o verde :D Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
André Nóbrega Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 bem..... vê lá bem o gráfico! o mínimo que o gráfico atinje nunca é 0!!! pode absorver pouco, mas absorve! abraços! Categoria: Humano.
Pedro Borges Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 :D Mas quem é que está a falar em 0 pá? achas que as lâmpadas pros para flora emitem 0 no verde? taslixado? ou tascegueta? (hehe piadinha) Olha descobre as diferenças entre isto e o teu desenho: repara nas curvas... ZooMed FloraSun Hagen FloraGlo Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Luis Queiroga Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Olá Só uma "achazita": a cor das plantas corresponde à radiação reflectida (não absorvida). Ou seja uma planta vermelha será a que possui muito mais carotenóides, etc... Vou procurar uma tabela para vos enviar com os pigmentos fotossintéticos presentes nas plantas e nas algas. Abraços (PS: não consegui reduzir :D ) Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Pedro Borges Publicado: Abril 12, 2004 Publicado: Abril 12, 2004 Viva Luis, mto fixe a tabela... sacaste de onde? Bibliografia sff Qt a aquascaping, digamos que a minha vida mudou dps de ter descoberto o nome Takashi Amano... hehe Join the club :D Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
scythe Publicado: Abril 13, 2004 Autor Publicado: Abril 13, 2004 Boas... estou a ver que já correu muita "tinta" à volta deste assunto e com informação preciosa, thx ppl. Eu só ainda não "join the club" + cedo por razoes de tempo (€€), tempo estão a ver...!!! Tenho que ir comprando as coisas aos poucos... Portanto o meu 1º projecto de aquascaping vai ser pouco ambicioso em termos de plantas... mas mm com poucas plantas axo k se consegue fazer qq coisa gira... Thx pela info ppl...
Recommended Posts