Montagem De Aquario De 120x40x60


Recommended Posts

Boas a todos.

Tenho lido e relido algumas das questões aqui colocadas, e como visitante, achei que poderia aprender algo mais aqui neste forum, e assim, registei-me.

Após ter montado o montado o "hardscape", entre ele, madeiras mopani, uma raiz de mango, pedras não alcalinas, areão Dupla Ground, com mistura de merkur negra e vermelha e areia de silicio, tudo previamente fervido.

Filtro montado (Fluval 305..3 compartimentos), termostato Fluval 300w no sitio, bomba de ar e difusor (ehein 200) e cordão de aquecimento de 50w da Rena.

Àgua lá pra dentro.

Deixei então o termostato a aquecer a dita, pelos 26º. A bomba de ar a movimentar a superficie da agua e assim poder haver troca gasosa. E finalmente o filtro - a filtrar...ora...

Tinha nesse momento a agua super cristalina - leia-se, crua.

E agora começa o busilis da questão.

Usei como produtos quimicos, a marca Hagen, nomeadamente:

- nutrafin aquaplus

- nutrafin Cycle 30ml

- nutrafin control waste

 

Noto que tenho a agua mais turva e uma camada castanha, tipo espuma à superficíe.

A pergunta:

É normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Tenho lido e relido algumas das questões aqui colocadas, e como visitante, achei que poderia aprender algo mais aqui neste forum, e assim, registei-me.

Após ter montado o montado o "hardscape", entre ele, madeiras mopani, uma raiz de mango, pedras não alcalinas, areão Dupla Ground, com mistura de merkur negra e vermelha e areia de silicio, tudo previamente fervido.

Filtro montado (Fluval 305..3 compartimentos), termostato Fluval 300w no sitio, bomba de ar e difusor (ehein 200) e cordão de aquecimento de 50w da Rena.

Àgua lá pra dentro.

Deixei então o termostato a aquecer a dita, pelos 26º. A bomba de ar a movimentar a superficie da agua e assim poder haver troca gasosa. E finalmente o filtro - a filtrar...ora...

Tinha nesse momento a agua super cristalina - leia-se, crua.

E agora começa o busilis da questão.

Usei como produtos quimicos, a marca Hagen, nomeadamente:

- nutrafin aquaplus

- nutrafin Cycle 30ml

- nutrafin control waste

 

Noto que tenho a agua mais turva e uma camada castanha, tipo espuma à superficíe.

A pergunta:

É normal?

 

Boas

 

Bem vindo aos peixinhos. A agua turva claro que não é normal, assim de repente pelo que dizes o que me ocorre de imediato, é os troncos. Se não foram tratados podem estar a "sujar" a agua, se for isto ira desaparecer com o tempo e as tpa´s.

Os quimicos, não te enganas-te nas contidades ? não eras o primeiro. Diz quanto tempo tem a montagem.

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem vindo aos peixinhos. A agua turva claro que não é normal, assim de repente pelo que dizes o que me ocorre de imediato, é os troncos. Se não foram tratados podem estar a "sujar" a agua, se for isto ira desaparecer com o tempo e as tpa´s.

Os quimicos, não te enganas-te nas contidades ? não eras o primeiro. Diz quanto tempo tem a montagem.

 

Cumps

CLeitão

 

 

Boas...

Os troncos foram todos fervidos e depois escovados.

A montagem faz hoje ás 19h, 2 dias "de vida"....ainda está na fase inicial do ciclo, ainda não tem plantas...ainda...

Em relação às quantidades, utilizei as que vinham de recomendação na embalagem, ou seja, 10ml para cada 35l de agua, em consoancia com "instalação de novo aquario, utilize 10ml para cada 35 litros de agua.

 

Esta noite resolvi desligar a bomba de ar, e deixar apenas o filtro ligado.

De manha notei que a agua já não tem aquela camada castanha, apenas ainda está um pouco turva.

Talvez com uma TPA, resolva o assunto, ou até uma lavagem do filtro.

 

A ver se à noite já posto aqui umas fotos da montagem do aquario.

 

Muito obrigado...um bem haja para todos vós.

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Os troncos foram todos fervidos e depois escovados.

A montagem faz hoje ás 19h, 2 dias "de vida"....ainda está na fase inicial do ciclo, ainda não tem plantas...ainda...

Em relação às quantidades, utilizei as que vinham de recomendação na embalagem, ou seja, 10ml para cada 35l de agua, em consoancia com "instalação de novo aquario, utilize 10ml para cada 35 litros de agua.

 

Esta noite resolvi desligar a bomba de ar, e deixar apenas o filtro ligado.

De manha notei que a agua já não tem aquela camada castanha, apenas ainda está um pouco turva.

Talvez com uma TPA, resolva o assunto, ou até uma lavagem do filtro.

 

A ver se à noite já posto aqui umas fotos da montagem do aquario.

 

Muito obrigado...um bem haja para todos vós.

 

Pois 2 dias ainda é bastanto curto para tirar conclusões. Os troncos se ainda não tinham estado em nenhum aqua deviam estar mergulhados num recipiente, onde coubessem e ir mudando a agua, mas tb não é grave (suja mais o filtro). A bomba de ar podes desactivar, a saida de agua do filtro se colocares a tona de agua provoca a agitação suficiente para se efectuarem as trocas gasosas.

Se puderes poe umas plantitas e aguarda uma semana. Depois limpa o filtro, faz uma tpa valente,  ao fim desta semana as coisas já devem começar a estabilizar.

Coloca as fotos.

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Turva ou com aspecto leitoso?

Se for leitoso é normal é o aqua a ciclar isso ao fim de uns dias passa.

 

boa sorte

 

Boas....

Sim penso que seja mais para o leitoso, e sei que ainda está no inicio do ciclo.

Aconselham que se faça já uma TPA ou deixo-o mais uns dois ou tres dias "a curar"?

 

 

Em relação à flora, esta será: (ainda estou à espera delas)

 

Anubia Barteri

Bacopa Caroliniana

Ceratopteris Thalictroides

Eleocharis Acicularis

Glossostigma Elatinoides

Hemianthus Callitrichoides

Hygrophyla Polysperma

Ludwigia Repens

 

Desde já um muito obrigado.

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que uns TPA são boa opção, acho que e' sempre uma boa solução para a maioria dos problemas na água. De início pensava que poderiam ser os troncos, que podem tornar a água amarelada de início ( eu tenho-a assim porque quero mesmo ).

Boa sorte.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois 2 dias ainda é bastanto curto para tirar conclusões. Os troncos se ainda não tinham estado em nenhum aqua deviam estar mergulhados num recipiente, onde coubessem e ir mudando a agua, mas tb não é grave (suja mais o filtro). A bomba de ar podes desactivar, a saida de agua do filtro se colocares a tona de agua provoca a agitação suficiente para se efectuarem as trocas gasosas.

Se puderes poe umas plantitas e aguarda uma semana. Depois limpa o filtro, faz uma tpa valente,  ao fim desta semana as coisas já devem começar a estabilizar.

Coloca as fotos.

 

Cumps

CLeitão

 

Aí vão as fotos....

 

001.jpg

 

01.jpg

 

1.jpg

 

2.jpg

 

3.jpg

 

4.jpg

 

5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro no meu ponto de vista ,as pedras estão muito certinhas...não achas?

Dá ao aquario um ar mais ,(selvagem)...

 

um abraço

 

luis

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

gosto dos troncos, com umas plantas isso vai ao sitio....

 

Boas Noites.

Não gostei das pedras...por isso tirei-as todas...ficou so o areao e os troncos...vou esperar pelas plantas e pensar melhor o layout....

Aceitam-se criticas...inclusivé destrutivas...são sempre benvindas....

 

Cumprimentos para Torres Vedras..terra onde eu nasci....saloio de gema :?

 

Obrigado a Todos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites.

Não gostei das pedras...por isso tirei-as todas...ficou so o areao e os troncos...vou esperar pelas plantas e pensar melhor o layout....

Aceitam-se criticas...inclusivé destrutivas...são sempre benvindas....

 

Cumprimentos para Torres Vedras..terra onde eu nasci....saloio de gema :)

 

Obrigado a Todos

 

 

Olá Pedro,

 

Pela minha experiência, acho que isso vai assentar... dá-lhe um tempo... e põe plantas ;)

 

Abraço

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Tenho lido e relido algumas das questões aqui colocadas, e como visitante, achei que poderia aprender algo mais aqui neste forum, e assim, registei-me.

Após ter montado o montado o "hardscape", entre ele, madeiras mopani, uma raiz de mango, pedras não alcalinas, areão Dupla Ground, com mistura de merkur negra e vermelha e areia de silicio, tudo previamente fervido.

Filtro montado (Fluval 305..3 compartimentos), termostato Fluval 300w no sitio, bomba de ar e difusor (ehein 200) e cordão de aquecimento de 50w da Rena.

Àgua lá pra dentro.

Deixei então o termostato a aquecer a dita, pelos 26º. A bomba de ar a movimentar a superficie da agua e assim poder haver troca gasosa. E finalmente o filtro - a filtrar...ora...

Tinha nesse momento a agua super cristalina - leia-se, crua.

E agora começa o busilis da questão.

Usei como produtos quimicos, a marca Hagen, nomeadamente:

- nutrafin aquaplus

- nutrafin Cycle 30ml

- nutrafin control waste

 

Noto que tenho a agua mais turva e uma camada castanha, tipo espuma à superficíe.

A pergunta:

É normal?

 

Olá , já agora podiamos fazer pontos de comparação , o meu 120cm desde 6-6-07 ficou no meu ver "pronto" , em 48 horas recebeu todos os habitantes , fauna e Flora , tratei e preparei a água com parte de um aqua antigo , o filtro já estava ativo noutro aqua , e sim normalissimo o turvar um pouco , e alguma "poeira" a flutuar, agora a minha tecnica é 10% de tpa todos os dias , a ver vamos quanto tempo o meu demora a "ciclar" e o teu , hoje vou testar a água , depois dou seguimento aqui num post . Para já ficam os habitantes:

 

Fauna:

4 - Discus Red Malboro (+/-10 cm)

4 - Botias

2 - Gouramis Azuis

2 - Gouramis Pérola

12 - Escalares

9 - Néons

7 - Arlequins

4 - corydoras

1 - Algae Eater (asiático)

2 - Kullies

1 - Betta Splendes

14 - Zebras (brachyodanio Rerio)

2 - Ramirezis

 

 

Flora :

 

Valisnérias

Anubia nana

limnophila sessiflora

Egeria

hygrophila polysmera

hygrophila corimbosa

micranthemum umbrosum

Lobelia cardinalis

Echinodorus cordifolius 'Tropica Marble Queen'

Echinodorus quadricostatus var. ''magdalenensis''

 

Decoração

 

Raiz de mangal

Tronco

2 côcos

anfora e vasos quadruplos

 

Iluminação inicialmente , calha dupla 80 cm com 2x18 w jbl tropic+ jbl natur - adiconado calha de 1 m com 36w aqua glo

o adicionado trabalha das 11 ás 18 horas , a calha dupla trabalha das 8:30 até ás 21:00

 

(na forja) o espaço do canto direito na foto ainda está vazio á espera de um trabalho meu em ardósia preta :crazyeyes:

 

1º dia

 

Pic_12201_2.jpg

 

2º dia

 

Pic_12201_3.jpg

 

 

Usei produtos da JBL , mas a água ficou em repouso para libertar cloro , apesar de eu adicionar Biotopol condicionador, dentitrol bacterias vivas , e acllimol, anti stress vitaminico ...

 

o filtro eheim 2236 ecco (usado) :alterado para Rena XP2 1050 l/h com 4 compartimentos , material filtrante identico.

 

Tem filtragem mêcanica de entrada com symecMIX da jbl , clearmec preventivo de nitrite nitratos e fosfatos, um anti-amonia (removedor ativo) , cerâmicas JBL, e separadores de fibra sintética de 0,5 cm de espessura (filtragem 30 microns) e (10 microns)

 

 

Neste momento ainda tem uma powerhead de 1800/lh da Azoo a fazer circular água até estabilizar (tem ponto "morto" no aqua para os Discus , para os amigos deles não reclamarem já , lol )...

 

 

 

Espero que gostes , seja como for também vou postar o seguimento da minha aventura nos aquas no meu tópico ...

 

 

P.S.

 

Aqui basta dar noticias de como vai evoluindo cabecadura

 

 

um abraço,

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , continuação como prometido ...

 

 

dia 8 , testes á água

 

 

PH 7,0

Kh 2

nitrite 0,04

amonia 0

phosfato 0

f 0,5 mg/l

nitratos 0,10 mg/l

temperatura 28º

 

Medidas tomadas :

 

Adição de aquadur plus JBL 9g p/ 200l

mudança de 75l de água

adição de aclimoll

 

 

dia 8

Pic_12201_7.jpg

 

dia 9

 

24 horas em observação , alterações de luz e filtro , adição de Lãmpada de UV , aquacrystal de 5w JBL .

 

Pic_12201_8.jpg

 

dia 10

 

adição de planta

 

prevista medição de água

 

Pic_12201_9.jpg

 

abraços, jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Mudei o layout todo...

 

Faltam-me as plantas..........

 

Brevemente posto as fotos....

 

Grandes abraços e boas braçadas!

 

A evolução da coisa

 

evo1.jpg

 

evo2.jpg

 

evo3.jpg

 

evo4.jpg

 

evo5.jpg

Neste momento a ciclar

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha já lhe faço uma TPA de 20% (60 litros)...embora a agua já esteja mais limpa, sempre ajuda na "desintoxicação" alimentar.

Ontem levou uma limpeza nas esponjas do filtro com agua do aquario....estou a pensar em retirar os 3 sacos de carvão activado na proxima TPA...o que dizem voçes?

 

Sempre o mesmo dilema com o carvão, por enquanto ainda "quase" não tenho plantas, mas a ideia é mesmo fazer um plantado, com posterior utilização de Co2 e talvez um tapete de riccia dwarf...ou Utricularia graminifolia, a ver vamos como a coisa vai evoluindo.....por enquanto espero pelo fim do ciclo...

 

Grande abraços

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha os gajos,(espadas)...primeirissimos abitantes...

 

Pedro velá se pões plantas e peixes no aquario ,pois está muito vaio e assim não conssegues que a miuda te siga no hobie ...

 

um abraço

 

luis

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Luis.

Como te disse ainda o tenho a ciclar, e como não quero que os nitritos se tornem um problema, vou apenas adicionar mais plantas.

A miuda tem de saber esperar banana rock

Os peixes esses estão de optima saúde, todos contentes com o espaço que tem. :wink:

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.