Estarei No Caminho Certo


kurblayve

Recommended Posts

Boas as todos,

 

Iniciei-me em Dezembro de 2006, neste hobby fantástico, comecei com uma aquário de 40 L (53x35), com o objectivo de ter um aquário comunitário, sendo a minha população actualmente constituída por:

6 Tetra-neons

2 Botias-palhaço

5 coridoras

1 Pleco

1 Panaque

4 guppys

2 Labeo frenatus

2 Apistogramma Agassizi

2 Platys

2 Danios-zebra

 

Para além da fauna, também tenho uma série de vegetação: Eleocharis parvula, Lilaeopsis brasiliensis, Musgo de Java (Vesicularia dubyana), Anubias afzelii e Cryptocoryne undulata.

 

Em termos de equipamento tenho um Duetto 50 da Aquarium Systems, com uma capacidade de filtração de cerca de 250L/h, mas tenho alguns problemas com ele pois facilmente entope pois os filtros ficam cheios de resíduos.

 

Até agora tem corrido tudo bem, nada de doenças nos peixes nem crescimento de algas, alguns dos espécimes como um dos Labeo frenatus é um pouco territorial, mas regra geral à uma boa convivência entre as espécies.

 

O que gostava mesmo de saber é o que posso fazer para regular a temperatura durante o Verão em termos de refrigeração, uma vez que vivo no algarve e mesmo com o termostato desligado a temperatura passa dos 26º a que está normalmente para perto dos 30 ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Kurb.

Antes de mais, benvindo a este forúm, espero que faças dele a tua casa, e o trates como tal.

Gostava de te pedir que preenchas o teu perfil na totalidade, a malta aqui é muito cusca e gosta de saber de onde somos... ;)

Irás ver que existe muita informação aqui para explorares, basta navegares um pouco pelos sub-foruns ou, mais concisamente, fazer uso de uma ferramenta que o foruns nos põe à disposição, que é a 'Pesquisa', ou 'Procura'.

Quanto è tua pergunta em especifico, pois uma maneira muito 'low-cost' que refrigerar o nosso aquario, é colocar garrafas de agua, congeladas, dentro deste, quanto baste. Normalmente durante o dia, que é quando a temperatura da agua sobe mais.

Tem a desvantagem de ser muito trabalhoso e pouco preciso, mas tem como principais vantagens os factos de ser praticamente grátis e é eficaz.

Cumps e boa estadia

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem vindo, se poderes coloca umas fotos do teu aquário, tens alguns peixes interessantes, deves ter um aquario bonito!

 

O unico senão, na minha visão n00b é que tens muitos peixes a partilhar o mesmo espaço. A regra é 1cm de peixe por litro de água, já li algures tb que há pessoas que não contam as caudas nem as cabeças... mas, tirando isso, e visto que estão todos bem de súde, nao ha k stressar muito!

Em relação ao problema da temperatura, acho que é uma boa soluação! Podes sempre colocar cubos de gelo lá dentro banana rock just kidding!

 

Fica bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Não concordo com a teoria de 1cm de peixe por cada litro de agua.

Se tivermos 10 discus com 20cm cada em 200 litros de água, a litragem é claramente insuficiente, no entanto se tivermos 50 neons não precisamos obrigatoriamente de 150 litros de água só para eles.

Penso que cada caso é um caso e tudo depende do tipo de peixes que se tem.

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta teoria é como muitas outras, não dá para aplicar a tudo, mas acho que é uma boa teoria para iniciantes que vão com a pica toda para colocar o maximo de peixes no aquario. Depois, quanto tiverem mais experiencia aí já podem contornar esta teoria, até lá acho que a devem seguir. Não deixando de ser verdade o que tu disses-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.