Ajuda Com Movel


ShinSeiki

Recommended Posts

Boas, comprei recentemente um aqua de 250 litros pois o meu ja está a ficar algo apinhado, para poupar uns cobres pensei em usar um movel que tenho cá em casa para o suportar, mas será que aguenta o peso? ja tenho visto moveis DIY que me parecem bem mais frageis a suportar aquarios bem maiores, mas venham daí essas opinioes.

 

nota:o aqua não ficará directamente sobre o movel, tenho uma placa cortada á medida para o peso ser distribuido uniformemente.

 

fotos:

 

Image086.jpg

 

Image088.jpg

 

Image089.jpg

 

Desculpem a qualidade das fotos, mas teve que ser com o telemovel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu nao sou nem de perto um entendedor disto mas na minha opiniao o aqua se vai ficar em cina da placa a placa devia também estar apoiada em todo o comprimento ,acho eu, mas de qualquer forma espera pelos entendidos e prós no assunto

 

um abraço

e boa sorte!

 

 

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Acho que o móvel é um pouco frágil. Penso que esse móvel não tem nenhuma travessa em ferro a unir os dois pés, o equilíbrio do móvel é apenas feito pelos parafusos que prendem os ferros à estrutura lateral e ao tampo, se esses parafusos cederem, adeus aquário! Tudo isto partindo do principio que o móvel tem o mesmo comprimento do aquário, se o móvel for ligeiramente mais comprido que o aquário e deduzindo mais uma vez que este não tem nenhuma travessa o tampo vai vergar e certamente os parafusos do tampo mais tarde ou mais cedo vão ceder.

È claro que isto é apenas uma opinião e nada disto são verdades absolutas, apenas tento equacionar todas as hipóteses a fim de evitar um acidente!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo isto partindo do principio que o móvel tem o mesmo comprimento do aquário, se o móvel for ligeiramente mais comprido que o aquário e deduzindo mais uma vez que este não tem nenhuma travessa o tampo vai vergar e certamente os parafusos do tampo mais tarde ou mais cedo vão ceder.

È claro que isto é apenas uma opinião e nada disto são verdades absolutas, apenas tento equacionar todas as hipóteses a fim de evitar um acidente!

 

por acaso é o oposto, é ligeiramente mais comprido, por isso tenho um "tampo para ele assentar"

 

não sei bem o que entendes por travas, mas o aspecto do movel por baixo, onde o tampo assenta é este:

 

Image090.jpg

 

obrigado pelas opinioes dadas ate agora.

Editado por ShinSeiki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião esse móvel não vai suportar o peso do aquário...

 

O peso que fica no meio não está devidamente apoiado, já para não falar que no total o peso ficará apenas assente nos pés (conforme já referenciado noutra resposta.

 

É melhor pensar noutra solução.

 

M. João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião esse móvel não vai suportar o peso do aquário...

 

O peso que fica no meio não está devidamente apoiado, já para não falar que no total o peso ficará apenas assente nos pés (conforme já referenciado noutra resposta.

 

É melhor pensar noutra solução.

 

M. João

 

E verdade, este topico foi mais para me "desimaginar" de pensar sequer em por o aquario ali... obrigado pelas respostas a todos e um grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando colocasses o aquário em cima do móvel, penso que não iria ceder instantaneamente, mas imagina que o chão não está nivelado ou que alguém se desequilibra e se apoia na lateral do aquário, 300Kg impulsionados por uma pequena força imagina a carga que é exercida sobre os parafusos que prendem os pés! Neste tipo de movimento a carga é exercida quase na totalidade nos parafusos que o trancam mesmo que os pés fossem num material “indestrutível”!

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.