zeguima Publicado Maio 14, 2007 Publicado Maio 14, 2007 Olá Antes de mais os meus sinceros parabén por este magnifico fórum pois de verdade que ajuda muito todos aqueles que gostam deste hobby. Agradeço desde já a v/ ajuda pois recentemente reactivei um pequeno aquário comprado já há alguns anos (tenciono brevemente comprar um aquário maior)... aqui vai o setup: 50x25x30cm Filtro interno Magic Jet 200l/h Alguma rocha vulcânica (talvez 1 kg) Substrato daquelas pedrinhas pretas c/ granolometria de +- 7mm (6 kgs) 4 Guppy's... 1 macho e 3 femeas Plantas: Valisneria cabomba musgo de java Acontece o seguinte: A última medição efectuada na semana passada ao ph estava com 7.2 que é mais ou menos o valor do ph da água da companhia aqui em casa. Este sábado fiz TPA de +- 20% e adicionei água da companhia que entretanto tinha deixado em repouso de 1 dia para o outro. Ontem medi o ph e deu um valor de +- 6.4. Como achei pouco e para o tentar subir uma vez que não tenho os produtos para subir/descer o ph, fiz novo TPA e fiquei com 7.0. Hoje ao chegar a casa fiz mais uma medição e deu +- 6.0 (mais para menos que para mais pois o meu teste é de 6 a 7.6). Gostaria que alguém me ajudasse a tentar esclarecer o que poderá estar a causar esta instabilidade no ph. De momento só tenho testes para o ph e não posso fazer outros. Obrigado Citar
Fausto Vicente Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 Diz-me uma coisa: Quando deixaste a agua em repouso de um dia, que pH tinha ela ANTES de entrar para o aqua? Se não mediste, experimenta medir. Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
zeguima Publicado: Maio 14, 2007 Autor Publicado: Maio 14, 2007 Diz-me uma coisa: Quando deixaste a agua em repouso de um dia, que pH tinha ela ANTES de entrar para o aqua? Se não mediste, experimenta medir. Olá Fausto, obrigado pela tua resposta. Uns dois dias antes de efectuar o TPA tinha um ph de 7.2 na água aquário... na água do TPA só medi depois de o efectuar e fiquei com 7. Ainda agora estive a olhar para o aquário e como não sou muito experiente nestas andanças, não sei se será impressão minha mas... comprei na passada sexta-feira (um dia antes de fazer o TPA) um molhinho de musgo de java que meti em cima de umas pedras de rocha vulcânica que tenho num canto do aquário a fazer uma pequenina parede. Agora que estive a olhar para o musgo parece-me que não está muito viçoso, pelo contrário, parece-me "enfraquecido"... por isso, coloco esta questão... se eventualmente o musgo estiver a "morrer" e estiver assim como que a decompor-se, isto será motivo para estar a alterar a água e causar esta baixa no ph? Obrigado Um abraço Citar
Fausto Vicente Publicado: Maio 14, 2007 Publicado: Maio 14, 2007 A decomposição de materias baixam o pH, mas nesse caso não creio que seja justificação, é uma quantidade pequena de materia para uma variação grande. Mas que pode estar a ajudar à festa, ái isso pode... Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
ohxuxa Publicado: Maio 16, 2007 Publicado: Maio 16, 2007 Não poderá ser a variação tão drástica do pH que está a causar a morte do musgo? Não uses os produtos para baixar/subir o pH, na minha opinião e pelo que observei quando os usava só destabilizam mais o aquário. Vais chegar a um ponto em que dizes ""#$$/" esta #$()"$ deixa mas é estar o gajo a estabilizar que já gastei rios de dinheiro em trampas e isto tá sempre a mudar"...é normal, deixa-o amainar que isso resolve-se Citar
zeguima Publicado: Maio 16, 2007 Autor Publicado: Maio 16, 2007 Não poderá ser a variação tão drástica do pH que está a causar a morte do musgo? Não uses os produtos para baixar/subir o pH, na minha opinião e pelo que observei quando os usava só destabilizam mais o aquário. Vais chegar a um ponto em que dizes ""#$$/" esta #$()"$ deixa mas é estar o gajo a estabilizar que já gastei rios de dinheiro em trampas e isto tá sempre a mudar"...é normal, deixa-o amainar que isso resolve-se Eu também não fou muito a favor do uso desses produtos para baixar/subir o ph, não só pelo dinheiro, mas porque dificilmente conseguimos com eles estabilizar o ph. Ontem comprei bicarbonato de sódio, mas antes de o preparar fiz um novo teste ph à água e deu 6.8, o que já não é muito mau, embora para guppys, suponho que o ideal é entre 7 e 7.2... assim, deixei estar como está (hoje ou amanhã faço nova medição) e já nem o bicarbonato preparei. Entretanto, ontem começaram a aparecer os alevinos... que alimento me recomendam para dar nos primeiros dias?? Posso dar os flocos moídos?? ou será preferível comprar alimento próprio para os alevinos? Eu tava a tentar fazer uma cultura de infusórios com folhas de alface mas acho que não estará pronta a tempo... além disso, já li que muitos não optam pela alface e que é preciso ter um cuidado com estas culturas porque se não estiverem bem preparadas podemos estar a meter fungos e outras doenças para dentro do aquário... por isso e como sou inexperiente, tenho um certo receio de fazer algo de errado. Se alguém já o fez e que possa dar-me umas dicas sobre como preparar esta ou outra cultura, agradecia. Obrigado Citar
mrebelo Publicado: Maio 16, 2007 Publicado: Maio 16, 2007 Eu também não fou muito a favor do uso desses produtos para baixar/subir o ph, não só pelo dinheiro, mas porque dificilmente conseguimos com eles estabilizar o ph. Ontem comprei bicarbonato de sódio, mas antes de o preparar fiz um novo teste ph à água e deu 6.8, o que já não é muito mau, embora para guppys, suponho que o ideal é entre 7 e 7.2... assim, deixei estar como está (hoje ou amanhã faço nova medição) e já nem o bicarbonato preparei. Entretanto, ontem começaram a aparecer os alevinos... que alimento me recomendam para dar nos primeiros dias?? Posso dar os flocos moídos?? ou será preferível comprar alimento próprio para os alevinos? Eu tava a tentar fazer uma cultura de infusórios com folhas de alface mas acho que não estará pronta a tempo... além disso, já li que muitos não optam pela alface e que é preciso ter um cuidado com estas culturas porque se não estiverem bem preparadas podemos estar a meter fungos e outras doenças para dentro do aquário... por isso e como sou inexperiente, tenho um certo receio de fazer algo de errado. Se alguém já o fez e que possa dar-me umas dicas sobre como preparar esta ou outra cultura, agradecia. Obrigado Boas...em relação aos alevins podes comprar e dar alimento próprio para eles, pois contem vitaminas especificas para eles que os flocos p'ros grandes não contêm em tanta quantidade... Em relação aos infusórios e outras culturas também não te posso ajudar, estou também a tentar preparar uma de equitérias, mas por enquanto somente artemia... E tens muitas plantas no aquário??senão tem atenção senão os alevins vão servir de alimento vivo. Citar
ohxuxa Publicado: Maio 17, 2007 Publicado: Maio 17, 2007 Exacto, há um produto muito bom da JBL chamado Nobil Fluid Artemia, que é artémia liquida mesmo própria para alevins. Quando lhes deres a comida desliga o filtro para lhes facilitar a vida. Citar
Recommended Posts