Recommended Posts

Publicado

Boas

tenho uma duvida

tenho um medidor de TDS (tds5031) cuja medição no meu aqua é 055, este valor segundo as indicações deve ser multiplicado por 10.

ou seja ; a minha agua tem uma conductividade de 550 ppm correcto?

mas testanto com o teste GH da JBL , tenho de meter 5 gotas para a mudança de cor.

se cada gota coorresponde a 1 grau alemão e se cada grau alemão cooresponde a 17.5 ppm teria uma agua com uma conductividade de 87 ppm.

fiquei confuso

provavelmente nao sei trabalhar com o meu novo TDS!!!

se conhecem este modelo , podem dar-me uma ajuda??

Ricardo Ferreira

o meu plantado

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Publicado:

Viva,

Então há uma confusão qualquer. A condutividade mede-se em microsiemens. Depois conforme a temperatura podes converter para ppm.

A 25º o factor de conversão é 2. Assim, x em microsiemens dá x*2 em ppm.

Acho que no teu caso o que o aparelho mediu foi os microsiemens e terás que dividir por 2 para saber os ppm. Seria 275, neste caso.

Por outro lado, o TDS é a medida de todos os solidos i.e o dH, não é só o gH e/ou kH.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:
Viva,

Então há uma confusão qualquer. A condutividade mede-se em microsiemens. Depois conforme a temperatura podes converter para ppm.

A 25º o factor de conversão é 2. Assim, x em microsiemens dá x*2 em ppm.

Acho que no teu caso o que o aparelho mediu foi os microsiemens e terás que dividir por 2 para saber os ppm. Seria 275, neste caso.

Por outro lado, o TDS é a medida de todos os solidos i.e o dH, não é só o gH e/ou kH.

Cmprts,

Luis.Dias

então não percebi

media a água que sai da torneira

segundo a caneta é 15

multiplico por 10

multiplico por 2

ou divido por 2

é que não sei qual a conductividade da agua da torneira

Ricardo Ferreira

o meu plantado

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Publicado:

boas

tudo bem Ricardo

eu tenho um combo 98129 da hanna instruments mede em ppm e ms

e tal qual o Luis disse se por exemplo tiver uma condutividade de 250 medido em ms essa mesma condutividade será 125 medido em ppm ou seja é a dividir por 2

no entanto como não conheço esse teu aparelho não me posso pronunciar acerca da medição que faz e qual a escala que utiliza

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!