Teste De Amónia


vewinhah

Recommended Posts

Pessoal comprei um teste de NH3 NH4+ da WAVE, e aquilo deu-me um valor de 1,5 / 2,0 mg/L.. Isto é péssimo certo???

O que faço para baixar os níveis de amónia??

 

 

Boas.

 

Primeiro vê se o filtro externo está bem limpo. Se não estiver limpa-o. Depois Tpa's atrás de Tpa's. 30 a 50% diariamente até os valores de amónia baixarem. Convinha também saber de que litragem é o aqua, assim como o tipo de peixes que tens.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Primeiro vê se o filtro externo está bem limpo. Se não estiver limpa-o. Depois Tpa's atrás de Tpa's. 30 a 50% diariamente até os valores de amónia baixarem. Convinha também saber de que litragem é o aqua, assim como o tipo de peixes que tens.

 

Cumps.

Davs

 

é um aqua de 30L, tenho 10 neons, um casal de espadas, um corydora e um limpa vidros.

 

Há alguma coisa que eu possa adicionar para baixar os níveis de amónia? Os peixes assim morrem com facilidade??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um aqua de 30L, tenho 10 neons, um casal de espadas, um corydora e um limpa vidros.

 

Há alguma coisa que eu possa adicionar para baixar os níveis de amónia? Os peixes assim morrem com facilidade??

 

 

Boas de novo.

 

30 Litros é um pouco pequeno não? Presumo que nem filtro externo ou interno tenha. Todos esses peixes que tens fazem as suas "necessidades" dentro de água, a não ser que peçam para ir à casa de banho. Comida em excesso também faz aumentar os valores de amónia. Os peixes que tens, estão a ficar intoxicados! Mais tarde ou mais cedo, com esses valores acabam por morrer. Imagina-te dentro de um esgoto do tamanho de um quarto! Só de pensar dá arrepios não? O melhor que tens a fazer é trocar essa água toda, limpar o areão, e voltar a fazer isso durante uns dias. Tpa's de 50% são 15 Lts de cada vez, não custa nada, são três garrafões de 5 Lts ou 15 garrafas de 1 Ltr ou... ( é só fazer as contas...) :) . Convém deixar repousar a água para as trocas durante umas horas, ou então compras água engarrafada mesmo, da mais barata serve perfeitamente. Mudas 15 Ltrs de cada vez e vais ver que isso vai estabilizar. Podes mesmo mudar duas vezes por dia. Em relação ao filtro diz qualquer coisa, se tens ou não. Um filtro de mochila é barato e faz maravilhas num aquário assim tão pequeno.

 

Cumps.

 

 

Davs

 

P.S. - Há produtos para "controlar" a amónia, mas o preço que pagas por ele, dá para comprar uns 16 garrafóes de 5 Lts, o que dá 80 Lts que dão para quase 6 Tpa's de 50%! Com 6, ou menos Tpa's, resolves o problema da amónia. Pessoalmente sou "contra" o uso de quimicos para estabilizar valores anormais nos parâmetros da água dos meus aquários. Num de 30 Lts, uma gota a mais pode fazer muita diferença. Senão morrerem da doença, poderão morrer da cura...

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

30 Litros é um pouco pequeno não? Presumo que nem filtro externo ou interno tenha. Todos esses peixes que tens fazem as suas "necessidades" dentro de água, a não ser que peçam para ir à casa de banho. Comida em excesso também faz aumentar os valores de amónia. Os peixes que tens, estão a ficar intoxicados! Mais tarde ou mais cedo, com esses valores acabam por morrer. Imagina-te dentro de um esgoto do tamanho de um quarto! Só de pensar dá arrepios não? O melhor que tens a fazer é trocar essa água toda, limpar o areão, e voltar a fazer isso durante uns dias. Tpa's de 50% são 15 Lts de cada vez, não custa nada, são três garrafões de 5 Lts ou 15 garrafas de 1 Ltr ou ( é só fazer as contas...) :roll: . Convém deixar repousar a água para as trocas diurante ums horas, ou então compras água engarrafada mesmo, da mais barata serve perfeitamente. Mudas 15 Ltrs de cada vez e vais ver que isso vai estabilizar. Podes mesmo mudar duas vezes por dia. Em relação ao filtro diz qualquer coisa, se tens ou não. Um filtro de mochila é barato e faz maravilhas num aquário assim tão pequeno.

 

Cumps.

Davs

 

Tenho um Filtro FLUVAL 1.. Já enxi um alguidar com água da torneira e pus lá um daqueles condicionadores da JBL para acabar com cloros e porcarias.. vou deixar assim durante umas horas e depois faço a troca. Tenho um recipiente também que me aconselharam com bactérias que são necessárias.. posso pô-las já também na nova água? Tenho é medo de arrefecer demais o aqua com a nova água.. apesar de esta já estar um pouco quente, mas vai acabar por arrefecer!

 

Só mais uma dica.. onde me aconselhas a comprar peixes? numa loja de animais normal? ou será melhor noutro lado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma dica.. onde me aconselhas a comprar peixes? numa loja de animais normal? ou será melhor noutro lado?

 

Oi!

Naquela que tiver melhores condições e que quem pertença à loja entenda de aquariofilia! Por vezes, nas lojas de animais em que existe alguns peixes para venda, as condições deixam muito a desejar, mas há outras que são de excelente qualidade. Agora é uma opção tua escolheres entres as lojas que existem na tua área qual delas te parece melhor a nível de qualidade e não só!

 

É a minha opinião!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um Filtro FLUVAL 1.. Já enxi um alguidar com água da torneira e pus lá um daqueles condicionadores da JBL para acabar com cloros e porcarias.. vou deixar assim durante umas horas e depois faço a troca.

 

Limpa o filtro. As cerâmicas limpa-as com água do aquário, não da torneira. No alguidar onde tens os tais condicionadores misturados na água, arranja maneira de movimentar a água. Com uma bomba de ar, uma bomba de circulação, ou põe alguém com uma colher de pau a remexer a água :roll: .

 

 

 

Tenho um recipiente também que me aconselharam com bactérias que são necessárias.. posso pô-las já também na nova água?

 

Essas bactérias cada um utiliza como entende. Se já tens o aquário ciclado, com a colónia de bactérias já formada nas cerâmicas do filtro, não é preciso. No teu caso, acho que começar do zero não fazia mal nenhum! Os peixes que tens até são bastantes resistentes e aguentam uma mudança "brusca" de água. Se optares por limpar tudo, inclusivé as cerâmicas do filtro, podes utilizar essa tal cultura de bactérias na nova água. Isso vai acelerar o processo.

 

 

 

Tenho é medo de arrefecer demais o aqua com a nova água.. apesar de esta já estar um pouco quente, mas vai acabar por arrefecer!

 

É um mal menor. Se conseguires aquecewr a nova água antes de a misturares com a outra tanto melhor.

 

 

 

Só mais uma dica.. onde me aconselhas a comprar peixes? numa loja de animais normal? ou será melhor noutro lado?

 

Come disse a Menina: "Naquela que tiver melhores condições e que quem pertença à loja entenda de aquariofilia!", nem todas as lojas que temos em Portugal reunem estas condições. Contam-se pelos dedos das mãos onde isso realmente acontece. O mundo da aquriofilia é muito vasto, não acredito que haja alguém numa loja que entenda de tudo! Cada loja tem a sua "especialidade". Aí é que reside o problema! Como querem abranger a totalidade do mundo da aquariofilia, o conhecimento dispersa-se pelas várias vertentes. Doce, salgados, tropicais, amazónicos, ciclideos etc etc. Numa loja o que interessa é "vender"! Se assim não fosse, não conseguiriam ter as portas abertas ao público. Faz uma pesquisa na tua zona, a qual não indicas no teu perfil, visita-as, faz perguntas sobre o modo de transporte dos peixes, tenta "sacar" informações sobre certa espécie, da qual saibas minimamente as caracteristicas,de modo a tentares perceber se a pessoa que te atende percebe realmente de aquariofilia ou é um "simples" funcionário. Confronta o preço de um produto em cada uma delas, mas essencialmente, vê as condições em que os peixes estão! Águas limpas, peixes com bom aspecto, informação das caracteristicas de cada tipo de peixe em cada tanque da bateria... Enfim, como se de uma inspecção da ASAE se tratasse :evil: . Parece estúpido mas podes ganhar muito com isso! Além de uma loja que te ofereça qualidade e confiança, podes fazer bons amigos! Tanto "funcionários" como outros clientes.

 

Desculpa o "desabafo", mas acho que assim percebes a minha maneira de pensar em relação às lojas de aquariofilia/animais.

 

 

Cumps.

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Limpa o filtro. As cerâmicas limpa-as com água do aquário, não da torneira. No alguidar onde tens os tais condicionadores misturados na água, arranja maneira de movimentar a água. Com uma bomba de ar, uma bomba de circulação, ou põe alguém com uma colher de pau a remexer a água :roll: .

Essas bactérias cada um utiliza como entende. Se já tens o aquário ciclado, com a colónia de bactérias já formada nas cerâmicas do filtro, não é preciso. No teu caso, acho que começar do zero não fazia mal nenhum! Os peixes que tens até são bastantes resistentes e aguentam uma mudança "brusca" de água. Se optares por limpar tudo, inclusivé as cerâmicas do filtro, podes utilizar essa tal cultura de bactérias na nova água. Isso vai acelerar o processo.

É um mal menor. Se conseguires aquecewr a nova água antes de a misturares com a outra tanto melhor.

Come disse a Menina: "Naquela que tiver melhores condições e que quem pertença à loja entenda de aquariofilia!", nem todas as lojas que temos em Portugal reunem estas condições. Contam-se pelos dedos das mãos onde isso realmente acontece. O mundo da aquriofilia é muito vasto, não acredito que haja alguém numa loja que entenda de tudo! Cada loja tem a sua "especialidade". Aí é que reside o problema! Como querem abranger a totalidade do mundo da aquariofilia, o conhecimento dispersa-se pelas várias vertentes. Doce, salgados, tropicais, amazónicos, ciclideos etc etc. Numa loja o que interessa é "vender"! Se assim não fosse, não conseguiriam ter as portas abertas ao público. Faz uma pesquisa na tua zona, a qual não indicas no teu perfil, visita-as, faz perguntas sobre o modo de transporte dos peixes, tenta "sacar" informações sobre certa espécie, da qual saibas minimamente as caracteristicas,de modo a tentares perceber se a pessoa que te atende percebe realmente de aquariofilia ou é um "simples" funcionário. Confronta o preço de um produto em cada uma delas, mas essencialmente, vê as condições em que os peixes estão! Águas limpas, peixes com bom aspecto, informação das caracteristicas de cada tipo de peixe em cada tanque da bateria... Enfim, como se de uma inspecção da ASAE se tratasse :evil: . Parece estúpido mas podes ganhar muito com isso! Além de uma loja que te ofereça qualidade e confiança, podes fazer bons amigos! Tanto "funcionários" como outros clientes.

 

Desculpa o "desabafo", mas acho que assim percebes a minha maneira de pensar em relação às lojas de aquariofilia/animais.

Cumps.

 

Davs

 

Ok! Vou fazer isso mesmo!

 

Muito Obrigado pelas dicas!

 

Vou proceder então às TPA's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em cada troca de água, vai medindo o valor de amónia, e os restantes parâmetros se tiveres testes para esse efeito. Faz uma "diário" do aquário e depois partilha os resultados como resto do fórum.

Os nossos problemas de hoje poderão vir a ser os problemas de outros, amanhã.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tal como me aconselharam fiz várias TPA's para baixar os níveis de amónia e realmente resultou!! Os níveis estão cada vez mais baixos! :) Não sei se será disso ou não, mas os meus peixinhos agora estão cá com um speed.. muito mais activos!! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tal como me aconselharam fiz várias TPA's para baixar os níveis de amónia e realmente resultou!! Os níveis estão cada vez mais baixos! :D Não sei se será disso ou não, mas os meus peixinhos agora estão cá com um speed.. muito mais activos!! =)

 

Boas

 

Tinha mesmo de resultar. Quanto mais Tpa's fizeres, mais os níveis de amónia irão baixar. Os peixes não estão com speed! Estão é a sentir-se num ambiente menos intoxicado! Em relação às Tpa's, não penses como algumas pessoas, que ao fazer duas Tpa's de 50% trocam a água toda do aquário! Trocar até trocam, mas basta fazer contas. Na primeira troca ficas com 50% de água nova e 50% de água velha. Na segunda Tpa ficas com 50% de água nova mas com 50% de água velha, que teoricamente tem 25% da água velha antes da primeira Tpa! Isto de matemática nunca foi o meu forte, mas mesmo com imensas Tpa's ficas sempre com uma pequena porção da primeira água!

Agora tens é de ir vendo o que pode estar a fazer levantar esses níveis de amómia. Fauna a mais ou filtro pouco eficiente, só para citar dois casos.

Com os "erros" vamos aprendendo.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.