Discu Doente, Preciso De Ajuda!


Recommended Posts

Tenho 8 discus num aquário de 240 Lts e um deles está a ficar cada vez mais escuro a nadar um bocado ao sabor da corrente não come sempre escondido a um canto muito magro e as barbatanas dorsais não mexem e estão sempre agarradas ao corpo. Mas não vejo nada de manchas brancas nem opérculos fechados barbatanas podres ou ruidas. Estou confuso o que ele possa ter mas que está doente, disso tenho a certeza. Acabei hoje o tratamento com flagyl de 3 dias mas não vejo melhoras nenhumas. Alguem tem uma sugestão a dar? Preciso de ajuda e acho que ainda vou a tempo de salvar o rapaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Márcio.

Se o notas muito magro ele, provávelmente, já terá dado sinais de "mau-estar" antes, certo?

Deverias ter continuado o Flagyl por mais 1 dia.

De resto deves esperar e dar tempo ao peixe para reagir.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Márcio.

Se o notas muito magro ele, provávelmente, já terá dado sinais de "mau-estar" antes, certo?

Deverias ter continuado o Flagyl por mais 1 dia.

De resto deves esperar e dar tempo ao peixe para reagir.

Boa sorte.

JPM

 

 

Ele sempre foi muito timido, mas a pouco e pouco foi ficando assim, mas hoje reparei numa situação nova, apareceu nas tais barbatanas dorsais uma espécie de fungo branco do género de bolor, mas branco.

 

Corrigam-me se estou errado mas isto não é os sintomas de parasitas externos?

 

O tratamento para isto é formol correcto?

 

Devo fazer a todos os discos ou ponho este num aquario hospital? É que os outros respiram saude e não há qualquer sinal de doença?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em caso de fraqueza toda a porcaria lhes aparece.

Se tiveres um mini-aqua livre dá-lhe um banho de Permanganato de Potássio.

Compra-se na farmácia.

2 mg para cada litro de àgua em "reservatório" PERFEITAMENTE limpo.

A àgua tem de ficar rosa durante 5 horas.

Ao fim deste tempo de CERTEZA que não terá parasitas externos.

Depois o peixe terá de arrebitar.

Se os outros estão bem eu não faria nada no aqua principal.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em caso de fraqueza toda a porcaria lhes aparece.

Se tiveres um mini-aqua livre dá-lhe um banho de Permanganato de Potássio.

Compra-se na farmácia.

2 mg para cada litro de àgua em "reservatório" PERFEITAMENTE limpo.

A àgua tem de ficar rosa durante 5 horas.

Ao fim deste tempo de CERTEZA que não terá parasitas externos.

Depois o peixe terá de arrebitar.

Se os outros estão bem eu não faria nada no aqua principal.

Boa sorte.

JPM

 

E é preciso algum cuidado especial? Bomba de ar ou alguma coisa do género?

É muito caro o permanganato de Potássio?

O que queres dizer com banho? Fica lá as 5 horas ou só o coloco lá por uns segundos ou minutos?

Desculpa mas sou novato neste tipo de tratamento

Obrigado pela ajuda

Editado por marcioinacio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Discu morreu.

Pus ele num aqua de 5 litros com 10mg de permanganato de potássio numa altura em que ele tinha perdido a cor escura para voltar a ter a cor normal e até já mexia as barbatanas dorsais, mas ainda estava em bom estado e por isso coloqueio no banho, ao fim de uma hora estava quase morto decidi voltar a coloca-lo no aqua principal mas aguentou mais cinco minutos e morreu. Paciência, apenas gostava era de saber o que se passou com o tratamento, fiz alguma coisa de errada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O discu já estava a morrer, muito fraco e assim qualquer tratamento nunca resulta.

banana rock

 

- A mim tb já morreram com o permanganato (vários), mas se não fosse naquele dia era no outro. Optei pq já nada resultava e estavam a morrer muitos por dia. Os que ficaram hoje estão a crescer bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Lamento o sucedido.

O P. P. quando usado com cuidado não mata os discus.

O problema, quanto a mim foi teres feito em pouca àgua.

Nunca deverias usar um aqua de menos de uns 50 lt (um mini-aqua para DISCUS).

Ao doseares o p.p. para 5 lt, qualquer mg a mais é uma 100% muito elevada.

....de todas as formas se o peixe já estava muito fraco é normal.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lamento o sucedido.

 

Joao Machado, o facto de se usar o PP fora do aqua principal faz com toda a certeza sentido devido á carga biologica que o aqua possui, mas ao estar-mos a faze-lo fora do aqua principal, nunca eliminaremos os parasitas na totalidade, dado que estes se soltam dos discus em grande quantidade quando se dá a captura, logo permaneceram no areao e coluna de água , consoante o seu estado ( ovos, ou estado larvar e nadante), assim que o tratamento estiver acadado e se fizer a devoluçao dos discus ao aqua principal, estes voltaram a ficar com parasitas....

 

 

Como contornar este pequeno dilema??????

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu dilema aqui é como detectar esta doença a tempo. Não vale a pena fazer um tratamento tão arriscado como este se existe apenas desconfiança, tenho mais dois discos que me parece estarem de boa saúde mas estão sempre escondidos no mesmo sitio e practicamente não os vejo a sair dali, nem a comer, parece-me mais timidez do que doença. O que morreu também era muito timido, até que começou a dar sintomas. Notava-se que já tinha há algum tempo esta doença mas só foi detectada na ultima semana. Enfim é esperar para ver no que dá. O resto continuam a respirar saude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lamento o sucedido.

 

Joao Machado, o facto de se usar o PP fora do aqua principal faz com toda a certeza sentido devido á carga biologica que o aqua possui, mas ao estar-mos a faze-lo fora do aqua principal, nunca eliminaremos os parasitas na totalidade, dado que estes se soltam dos discus em grande quantidade quando se dá a captura, logo permaneceram no areao e coluna de água , consoante o seu estado ( ovos, ou estado larvar e nadante), assim que o tratamento estiver acadado e se fizer a devoluçao dos discus ao aqua principal, estes voltaram a ficar com parasitas....

Como contornar este pequeno dilema??????

 

 

Parasitas, fungos, bactérias, etc....há-os por todo o lado.

A questão é que num peixe "fraco" tudo lhes aparece.

O banho de p.p. era uma manobra de recurso para "limpar" externamente o peixe sem submeter os outros peixes, aparentemente saudáveis, a este tratamento.

Depois se veria.

JPM

 

Ps- Quando estão muito escondidos, normalmente, algo não está bem.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mais um peixe deitado no fundo do aquário mas ainda a respirar, não está escuro nem barbatanas corroidas nada está perfeito por fora ele também é de cor clara quase branca, mas o unico sintoma que tinha qualquer coisa é porque já não come há uns dias valentes e está sempre no mesmo sitio e agora veio a confirmãção, ele está deitado no aquário, além disso tenho outro que está escuro e sempre escondido a um canto e também não come há uns dias.

 

PH-7,5 (foi com este PH que eles foram nascidos e criados no criador de qualquer maneira a água da minha torneira sai a 8)

Amónia Nitritos e Nitratos - 0

Temperatura 30 º

Dureza 5 º alemães

TDS- 200

TPAS Diárias de 25 % na relação de 2/3 de osmose e 1/3 da torneira 24h de descanso

 

8 Discus sem mais nada nem ninguem dentro da banheira de 120 x 45 x 45 (240 Lts)

 

 

Ajudem-me que preciso de saber o que se passa com isto para parar

 

já iniciei o tratamento com flagyl 4 comprimidos dissolvidos na água por cada tratamento.

 

Dêem-me ideias e opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mais um peixe deitado no fundo do aquário mas ainda a respirar, não está escuro nem barbatanas corroidas nada está perfeito por fora ele também é de cor clara quase branca, mas o unico sintoma que tinha qualquer coisa é porque já não come há uns dias valentes e está sempre no mesmo sitio e agora veio a confirmãção, ele está deitado no aquário, além disso tenho outro que está escuro e sempre escondido a um canto e também não come há uns dias.

 

PH-7,5 (foi com este PH que eles foram nascidos e criados no criador de qualquer maneira a água da minha torneira sai a 8)

Amónia Nitritos e Nitratos - 0

Temperatura 30 º

Dureza 5 º alemães

TDS- 200

TPAS Diárias de 25 % na relação de 2/3 de osmose e 1/3 da torneira 24h de descanso

 

8 Discus sem mais nada nem ninguem dentro da banheira de 120 x 45 x 45 (240 Lts)

Ajudem-me que preciso de saber o que se passa com isto para parar

 

já iniciei o tratamento com flagyl 4 comprimidos dissolvidos na água por cada tratamento.

 

Dêem-me ideias e opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acaba o flagyl e depois diz alguma coisa.

Os parasitas internos têem de ser atacados logo de inicio senão os peixes enfraquecem e depois torna-se dificil.

Algo se passou.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei ontem o flagyl o que estava deitado no fundo acabou por morrer o outro ainda se mantém, mais arrebitado já anda pelo aquário aproxima-se da comida, mas comer é que não o vejo a comer. E ainda anda um pouco á margem dos outros. Que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Acabei ontem o flagyl o que estava deitado no fundo acabou por morrer o outro ainda se mantém, mais arrebitado já anda pelo aquário aproxima-se da comida, mas comer é que não o vejo a comer. E ainda anda um pouco á margem dos outros. Que devo fazer?

 

Compra activitol da JBL , vitaminas , ajuda garanto-te, a recuperar após tratamentos .Compra e usa o biotopol da JBL que eles também aconselham como regenerativo de mucosas , além de a função principal é repor substâncias que a água tem e não existem na água da torneira , e claro retira cloros , visto eles deixarem de comer as vitaminas ajudam a recuperar , espero que ajude .

 

Um Abraço,

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais