Argila Expandida (leca) Será Um Bom Filtro?


Recommended Posts

Como podem ver pelo nº de posts sou novato, mas como já ando a ler aqui á alguns tempos resolvi fazer um filtro externo. O que acham de colocar Argila Expandida (LECA) num filtro externo tipo copo? Será uma boa matéria para criar as bactérias?

 

Já agora qual a melhor volumetria a utilizar?

Editado por andreamorimarc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu uso a leca e ainda não me apercebi que esta se desfaz com o tempo, e já a tenho no filtro há pelo menos mais de 6 meses.

 

Cumps,

BM

"A verdade é dura como o diamante, mas delicada como a flor de pessegueiro" -Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André

 

De facto os grânulos de "Leca" não são a solução mais eficaz, não pela razão de se desfazerem como diz o Luis Rodrigues mas porque são pouco porosos e a superfície específica para a fixação das bactérias é relativamente pequena. Os grânulos de Leca resultam de um processo de cozedura de argila expandida a altas temperaturas, e no processo de expansão da argila são introduzidas bolhas de ar fechadas para que a argila fique mais leve e com melhores características termico/acústicas na sua utilização na construção de edifícios, não permitindo o acesso das bactérias ao seu interior.

No entanto a sua utilização como elemento de fixação de bactérias nos filtros é viável, terás apenas que ter um maior volume no filtro na componente biológica.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.