Qual Sera O Problema?


Recommended Posts

Ola pessoal, tudo bem?

 

Bem entao é assim, depois de me ter sentado 10m em frente ao aqua a ademirar a coisa reparei que começa, no vidro do fundo do aqua e no areao menos mexido algas muito pequeninas (filamentosas, acho), em pouca quantidade, mas mesmo assim gostava de as começar a combater logo de inicio para evitar problemas de maior!!

Entao resolvi fazer os testes para que me possam dar a vossa opiniao!!

 

Obtive os seguintes resoltados:

 

Ph: 7/7,5

Amonia: 0 mg/l

Nitritos: 0,1 mg/l

Nitratos: 5mg/l

GH: 40 (macia)

KH: 200 mg/l

Temp.: 27/28ºC

 

Falta-me os dos fosfatos, amanha a ver se os vou comprar para ver no que da...

Agora gostava de saber a vossa opiniao, de qual a maneira melhor de começar a combater essas alguitas...

O meu aqua e de 206L com 208W de luz, sub da tropica e CO2 caseiro... TPA´s ainda nao as começei a fazer e é para ser um plantado, ja com diversas plantas!

Tem tambem 5 corydoras 1 betta e 2 ampularias!

O aqua fez a pouco um mes!!

 

Que dizem? o que esta em falta? e a mais?

 

PS:

Estou com um pouco de dificuldades em interpretar os testes de GH e KH, as instruçoes estam um pouco confusas... mas acho que deu certo... o KH pelo que la diz é que esta um pouco alto!! :)

Mais logo se tiver tempo posto umas fotos do aqua!!

 

Agradeço ajuda! :)

 

 

Pic_11752_1.jpg

 

Pic_11752_2.jpg

 

Pic_11752_3.jpg

Editado por mpguerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum expert em aquariofilia, mas não ia pelos nitratos... Segundo julgo saber, 5ppm de nitratos é um valor perfeitamente aceitável. Ia mais pelo factor luz, talvez. Tem 208W e a quantidade de plantas, a meu ver (pode ser subjectivo), não é muito grande. Pelo que li, não tem algas a crescer sobre as plantas. As algas que crescem em "camadas", sobre os vidros ou outras superfícies (areão, por exemplo), podem aparecer quando há níveis altos de luminosidade...

Mas estas minha opinião pode ser subjectiva, porque pelo que aprendi por aqui, muitas vezes "cada caso é um caso" ::D:

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum expert em aquariofilia, mas não ia pelos nitratos... Segundo julgo saber, 5ppm de nitratos é um valor perfeitamente aceitável. Ia mais pelo factor luz, talvez. Tem 208W e a quantidade de plantas, a meu ver (pode ser subjectivo), não é muito grande. Pelo que li, não tem algas a crescer sobre as plantas. As algas que crescem em "camadas", sobre os vidros ou outras superfícies (areão, por exemplo), podem aparecer quando há níveis altos de luminosidade...

Mas estas minha opinião pode ser subjectiva, porque pelo que aprendi por aqui, muitas vezes "cada caso é um caso" ::D:

Cumprimentos.

 

Concordo com o nelson nuno... pode ser mesmo esse o prob!!

quanto tempo ficas com as lampadas ligadas???

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal...

Horas de luz tenho 11 horas... das 11:30 as 22:30... acham que é muita luz? Devo de reduzir? devo de ligar apenas uma calha de modo a ficar com 2x52=104W ???

Quanto as algas... e olhando mais atentamente... ja parecem estar,se bem que e,pequenas quantidades, por cima de algumas folhas e espanhadas pelo areao e claro nos vidros!!!

Para quant tempo de luz devo de reduzir? 10H?

Começei hoje tambem a fazer TPA de 30L... amanha havera outra!!

Que dizem!

 

Cump.

Marco

Editado por mpguerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu tenho o mesmo problema e esta a melhorar com as tpa's e tb diminui o tempo da luz para 8h.

 

cumps

 

Sónia

 

Estas a obter bons resultados? porreiro, vou fazer os possiveis para o mesmo tambem!!

 

Agora, e depois de ler muita coisa estou baralhado...

Alguem me pode ajudar? agradecia as vossas opinioes...

Entao é o seguinta, por qualdas duas opçoes devo de obtar?

 

Desligar uma calha e ficar com 104W de luz diaria durante 10horas ou 12horas?

Ou ainda 208W de luz durante 10 horas?

Ambas as opçoes com TPA´s de cerca de 30L diarias

 

Qual destas opçoes vos parece melhor? ou como é que acham que deveria de ser? (procuro a melhor maneira de evitar algas filamentosas, sao essas que me estam a aparecer!! :agrue: com o quê que eu deveria de atacalas?

 

Terça feira vou receber mais umas plantinhas e amanha vou ver se compro comedores de algas! que dizem?

 

Cump.

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, tudo bem?

 

Hoje tenho a certeza que sera talvez luz de mais... e porque?

Porque hj fiz umas alteraçoes nas plantas, e onde elas estavam, onde elas cobriam o areao, nesses sitios o areao esta limpinho, for disso ha algas!! :wink:

Que deverei fazer? de momento reduzi a iluminaçao e as horas de luz! agora é ter paciencia e esperar? mas de dia para dia, parece que noto pioras :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.