Aquario Pacific 50cm - Dúvida!


PatríciaC

Recommended Posts

Oi,

 

Comprei um Aquario Pacific de 50cm - 30cm- 25cm. (37,5 litros).

 

Montei dia 28 de Março de 2007.

 

Troquei o filtro interno que trazia por um filtro externo.

 

Tem um termostato de 75w ligado para aquecer até 26graus... foi o que pûs agora.

 

E este aquário já traz uma lâmpada mas não diz qual é! Já vinha instalada na tampa.

Parece ser daquelas flurescentes e no papel das instruções só diz : - Voltagem de 230v, 50Hz - 15watt.

 

ALGUÊM CONHECE ESTE AQUARIO E QUE TIPO DE LAMPADA SERÁ ESTA? Será boa para plantas?

 

Outra dúvida:

 

Quando o montei apenas coloquei areão para aquarios daquele normal e pús dois tons de cor diferentes... não coloquei turfa e agora já enchi e já não dá... e nesse areão coloquei plantas de dois tipos diferentes uma delas é parecida com a Feto de Sumatra pelas imagens q vi aqui na net mas não sei vos dizer quais são... para aí uns 10 pés.

 

Coloquei no dia 28, Aqua Safe, e também Denitrol (cultura bacteriana inicial para aquarios) e hoje voltei a pôr mais denitrol e vou fazer por 9 dias como diz na embalagem... faço bem?

 

No dia 29, preocupada por não ter turfa para as plantas comprei "7 Bolinhas" da JBL - Adubo para raizes de plantas aquaticas - e coloquei - as pertos das plantas.

 

O aquario está a fazer o ciclo há dois dias...

 

1- Será que a lampada é boa para as plantas e futuros Guppies? ( quero ter apenas guppies e aconselharam-me juntar pequenos camarões...acham q faço bem em rel. aos camarões?)

 

2- E as plantas será que vão sobreviver com este solo e esta luz?

 

3- Quanto tempo devo esperar para colocar os Guppies?

 

Obrigada! Alguêm me pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá patricia!

 

assim de repente, parece-me que estás no bom caminho pela simples razão que estás igualmente a fazer as coisas com calma, o que é essencial para que tudo funcione a seu tempo.

respondendo às tuas dúvidas, de uma forma muito linear:

- lampada/plantas: para um aquario com plantas exigentes a iluminação deve ser nesta base: 1w/L. o teu aquario leva +/- uns 30L reais de água, pelo que terás 0,5w/L, o que para os fetos de java chega perfeitamente, uma vez que não necessitam de muita iluminação; mas estas plantas como são epífitas, não podem ter os rizomas enterrados, pelo que será conveniente atá-las a pedras ou troncos. como dizes que tens outra espécie, tens mesmo que saber qual é para poderes perceber as suas necessidades... se for igualmete epífita, as bolinhas da jbl não estão lá a fazer nada, entendes?

- turfa: serve basicamente para baixar o ph e não irás necessitar dela porque vais querer introduzir só guppies; eles gostam de água ligeiramente alcalina (+/- 7.5), que é geralmente a que temos nas nossas casas. no entanto, conviria testares, para teres a certeza.

- cultura bacteriana: as bacterias só sobrevivem se tiverem 'alimento', ou seja, amónia; para tal, podes deitar uma meia duzia de flocos (alimento para peixes), que ao decomporem-se na água, irão gerá-la, fazendo assim com que as tais bacterias se aguentem até que os peixes, depois de introduzidos, as 'alimentem' directamente com os seus detritos.

- introdução de peixes: para que o aquario mature e os parametros da agua estabilizem, criando assim um equilibrio biologico, tem de passar um mês, pelo que só nessa altura deves povoar o aquario.

- camarões: são sempre uma optima escolha, pois constituem uma verdadeira equipa de limpeza (algas e detritos).

 

espero ter-te dado alguma ajuda e, se não fui claro nalgum ponto, pergunta mais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

 

Muito obrigada pelas informações! Uma das plantas é a (M. brasiliensis) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], a outra é mais escura e do género mas não sei qual é!!

 

Hoje comprei musgo e meti-o no aquario agarrado a uma pedra... musgo de java muito coolll.

 

As plantas teem sobrevivido e estão já há uma semana neste aquario, não estão vigorosas e até estão fragéis... mas vivas, as (M. brasiliensis) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] são as que estão melhores e parece-me que estão a rebentar...as outras estão mais fraquinhas... mas tb me disseram que é normal pois o aquário só tem 1 semana... será que elas se vão regenerando com o tempo? Como vejo se estão mortas? Nota-se muito né?

 

A água está a fazer o ciclo há uma semana e limpinha... o filtro exterior é muito fixe... realmente tenho adicionado o denitrol diariamente, mas não tenho adicionado comida... significa que é o mesmo que NADA?

 

Que chatice...é?

 

O ph tem vindo a baixar, e vou esperar que chegue aos 7.0... mas está quase, será que quando chegar aos 7 já posso por uns 3, 4 guppies mesmo sem ter feito 1 mês de ciclo? A agua da torneira aqui da Amora tem um ph alto, e hoje fiz o teste na loja e esta em 8.0 o que significa q em uma semana por si só já está a baixar, mas o senhor da loja que é todo pró, tem uma loja só de peixes e todos muito bem tratados e cheios de saúde disse-me que poderia tirar uns 10 litros desta agua e por da mineral... apesar de também me ter dito que poderia esperar sem trocar e ela baixaria, já percebi que não é para trocar a agua mas acabei por retirar 9 litros do aquario e meti agua com 5.1 de ph, agora já deve ter baixado o suficiente.

 

Ainda assim devo aguardar? Qt tempo mais?

 

OBRIGADAAA!

Editado por PatríciaC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

Ontem dia 5 de abril, povoei o meu novo aquario com duas semanas de ciclo, com três guppies:

 

- 1 guppie macho vermelho.

- 2 guppies fémeas (uma esta a meio da gestação).

 

Também meti uma planta nova a Ceratopteris Cornuta, em cada lado do aquário... o lado direito apanha mais luz... vamos ver como se aguentam...

 

O ph da água ontem estáva a 7.4... vi na loja, pois ainda não tenho o teste, mas pergunto: o ph muda com facilidade?

Tem tendência a baixar ou a aumentar?

 

Quando devo fazer TPA?

 

A lâmpada está programada para dar luz 7 horas diárias... das 13h às 20h... é pouco? claro que de manhã a cozinha já tem alguma claridade... mas pouca pois tenho os estores sempre baixos... Quantas horas de luz é ideal para estas plantas e para os guppies?

 

Os Guppies Parecem-me bem:

 

-Comportamento exploratório.

-O macho anda sempre atrás das fémeas... especialmente de uma...ihihih ...o amor...

- Apetite bom... eu ponho muito pouca comida e sei que eles demoram 1 hora a digerir mas não dou de hora em hora... vou dar umas tres vezes por dia... pouco claro! Faço Bem?

 

Também tenho posto denitrol na água... muito pouco por dia, pois o aquario ainda é muito novo... faço bem?

 

Espero DICAS PRECIOSAS!!!

 

Obrigada!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Antes de mais: BEM VINDA AO FORUM banana rock

 

Agora as tuas duvidas:

 

O ph varia de muitas maneiras, por exemplo, se tiveres troncos verdadeiros a uma dada altura vao começar a baixar o ph da tua agua(mas n te preocupes que n é de um dia para o outro); se tiveres rochas calcárias/conchas elas vao aumaentar-te o ph; porem vou assumir que te estás a referir a diferenças de ph quando mudas a agua do aquario quando fazes uma TPA( troca parceal de agua, para o caso de ainda n saberes :mrgreen: ), vamos supor que o teu aquario leva 40litros de agua(para arredondar...) com um ph de 6 e a agua com que vais fazer a TPA vem com ph a 7 e mudares 50% da agua(20litros) irias ficar com um ph final de 6,5!Agora é só saberes qual é o valor do ph da agua com que vais fazer as TPA(normalmente é a da torneira) e o valor de ph da agua do aquario!

 

Agora uns apartes:

 

Trocas de 50% de agua como te dei no exemplo só se devem fazer em casos especificos( ex: doença...etc) para as TPA s faz uma muda de agua na volta dos 20% mais coisa menos coisa para nao desiquilibrares o equilibrio do teu aquario!

 

Outra coisa importante é deixares a tua agua das TPA s em repouso durante um dia antes de a pores no aqua, para o cloro se evaporar ou entao utlizas produtos anti cloro( na minha opiniao chegam-te 2garrafoes para deixares a agua repousar e escusas de por quimicos na agua....)!

 

Se puderes, aquece a tua agua até que fique a mesma temperatura da agua do teu aquario( com um termoestato) para nao haver grandes variaçoes de temperatura!Ou entao adicionas pequenas porçoes de agua com intervalos de tempo adequados(ao final de algum tempo vais achar uma ganda seca fight )!

 

Em relaçao a frequencia que deves fazer as TPA s, eu diria de semana em semana( há quem faça com mais ou menos tempo de intervalo, depende do tipo de peixes que estao nos aquarios e/ou da propria pessoa)!

 

 

 

Em relaçao a Luz, podes chegar as 10 horas diárias que nao há problema( na miha opiniao 7horas acho que é pouco, poe algo entre 8 a 10 horas)!

 

Por fim, quanto ao pores o denitrol, na minha opiniao fazes bem mais vale teres bacterias a mais do que a menos bang !Mas atençao, quando fores a limpar o filtro limpa-o com agua que retiraste do aqua depois de uma TPA para nao matares as bacterias que estao alojadas no filtro!

 

 

Pronto acho que já te tirei as duvidas( ou pelo menos tentei ;) ), agora só faltam umas opinioes/dicas pessoais....

 

Já que poseste 3 peixes no aquario que deeria tar um mes sem peixes a fazer o ciclo, tenta resistir ao impulso inicial de comprares mais peixes durante umas 2semanas para nao sobrecarregares o aqua de amónia( eu sei que é dificil porque já passei pelo mesmo mas depois vale a pena :wink: )!

 

Quando fores mexer no aquario lava sempre as maos antes de o fazer para evitares inumeros problemas que dai advaem!

 

Quando comprares peixes ou plantas novas, convem fazeres um tratamento rapido mesmo dentro do saco onde eles veem porque podem vir com alguma doença adormecida que só se manifeste no teu aquario e que dizime o mesmo. O melhor é teres um aquario mais pequeno onde possas por os peixes e as plantas durante dois ou mais dias de quarentena( eu faço sempre isto , porque no inicio tive uma praga de ictio no meu aqua que foi dificil de erradicar)onde utilizas um produto para evitares doenças( eu utilizo o sera costapur, porem n deve ser o mais indicado....)!

 

Pronto, acho que já está tudo....chiche!Resta-me desejar-te boa sorte com o aquario e vai dando noticias :wink: !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

obrigada pelas dicas...

 

o melhor é eu ver quanto Ph tem a água da torneira e saber fazer a mistura com a do LIDL que tem 5,1... penso que a da torneira tem 8,5... por aí...

 

Na àgua engarrafada (lidl) também temos que tratar o cloro com o anti-cloro???? é que hoje pus 1,5 litro lá para dentro e não coloquei anti-cloro... ai ai... meti porque já tinha evaporado um bocado... ainda n fiz tpa...

 

Os guppies andam pelo aquário activos e parecem bem.

 

Tenho duvidas em relação à quantidade de comida que devo dar de cada vez aos três guppies e qts vezes por dia... tenho feito por inrtuição e dou sempre mt pouco de cada vez com medo de os sobrecarregar de comida...eles devoram-na logo...

 

Tenho 4 tipos de plantas diferentes e 8 horas de luz diárias, só não sei se esta lâmpada que o aquario tráz é a ideal para plantas... já fui ver a lojas e vi lá as tropic sun e as grow lux, etc .. mas são compridas e o meu aquario traz uma já embutida na tampa mas é pequena e larga daquelas flurescentes normais, brancas e dá mais luz do lado direito, onde está posta claro... pelo menos parece-me das lampadas normais flurescentes mas não a tirei para ver... alguêm conhece este aquÁrio e se esta lampada dá ? do lado em que apanha menos luz colei uma folha de aluminio na tampa (por dentro) para reflectir um pouquito mais... mas o efeito não é muito visivel...

 

O aquario é o: Aquario Pacific 50cm...

 

Espero pela ajuda! Umas das plantas floresceu e está optima as outras parecem estar a aguentar-se mas não estão tão bem e o musgo está na mesma...

 

Já me disseram, nas lojas, que provavelmente a lampada não dá e bla bla bla e que as plantas assim vão morrerrrrr, mas eu tenho a experiência que as plantas caseiras não aquaticas se não apanharem luz do sol mas se tiverem uma lampada florescente normal que as ilumine conseguem sobreviver e crescem normalmente, por isso acho estranho quem me digam que não dá e ponto final... percebem?

 

Fico à espera de opiniões e ajuda... NÃO QUERO QUE AS PLANTAS MORRAM... e até me parece que elas se estão a aguentar... uma até floresceu....

bjssss

 

Espero ajuda!

Editado por PatríciaC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.