Recommended Posts

Publicado

Boas,

No Domingo, dia após o funeral da minha mãe, fui inundado por uma série de sentimentos (que não interessa referir...) e dei comigo horas a fio, solitário, a olhar para o meu aquário com 2 carassius... Durante muito tempo olhei para o aquário, mas na realidade estava a olhar para alem dele... era apenas um foco de "concentração" para os meus pensamentos...

Ás tantas começo a olhar para o aquário e para os peixes em si. Dou-lhes comida e resolvo verificar os níveis de amoníaco só por ver, uma vez que se tratam de 2 carassius "Oranda capuchinho" com cerca de 7 cm cada um para um aquário de 60 l de água, o filtro interno Shark de 600l/hora (embora com pouca capacidade para matérias filtrantes) sempre deu conta do recado.

Para surpresa minha, o amoníaco não estava a zero (estava com índices mínimos, mas não estava). Bom... fiquei a perceber que o filtrozeco não estava a dar conta do recado sozinho...

Vai daí... resolvi fazer um filtro suplementar.

Tinha aqui uma bomba Mickra de 400l/hora que comprei por engano há uns meses atrás... e faltava-me o resto.

Pensando um bocadinho, verifiquei que tinha cá em casa o material essencial... era uma questão de experimentar... no entanto faltava-me o "corpo" do filtro...

Depois de andar a vasculhar aqui nos arrumos à procura de um tupperwere que se pudesse adaptar, encontrei uma embalagem de pickles vazia que a minha mulher tinha guardado e que me pareceu bem mais adequada. Eureka!! Pus mãos à obra!!

Ora bem... o material utilizado foi:

- 1 bomba tipo "powerhed" Mickra com débito de 400l/hora que me custou cerca de 6 euros.

- 1 embalagem de picles vazia com uma capacidade de cerca de 2 litros.

- restos de mangueira de rega de 15mm que tinha sobrado do meu vizinho e ao qual tinha cravado para outro fim...

- restos de tubo de passagem de fios electricos que sobraram das obras aqui em casa há 3 anos...

- resto de uma embalagem de silicone que sobrou da colocação de um lava-louça há uns anos atrás (tive um trabalhão para retirar metade que já tinha consolidado...).

- parte de uma placa de esponja filtrante que comprei no natal para configurar o filtro interno de modo a poder colocar ceramicas biológicas.

- Resto das cerâmicas biológicas que me sobraram do dito filtro (tratam-se de ceramicas altamente porosas indicadas para filtros de lagos).

- Lã filtrante (perlon) que tinha adquirido para o filtro interno, mas que nunca cheguei a utilizar.

Enfim... depois de encontrar o "corpo" que era o mais difícil (e que me inviabilizaria a "obra"), foram 2 horitas, já com os imprevistos, e a coisa ficou pronta.

Tive um pequeno problemita de vazamento na passagem do fio da bomba, mas nada que silicone não resolvesse.

Ficam aqui umas fotos:

Aqui um grande plano da engenhoca (que não é mais do que o principio de um filtro externo normal).

f001.jpg

Aqui em pormenor já com 24 horas de funcionamento. Dá para ver a sujidade que já se acumulou no "perlon".

f002.jpg

Aqui, uma foto tirada hoje, passadas 96 horas de funcionamento e já necessita de lavar o "perlon"...

f003.jpg

Resumindo:

- Parece que de filtro suplementar, passa a filtro principal...

- Não tem problemas de vazamento de água (pelo menos até agora...).

- Trata-se de um filtro feito maioritariamente com aproveitamento de material reciclavel.

- Embora tenha perdido muita potencia (no referente à bomba) devido ás matérias filtrantes, mesmo assim ficou com mais de 50% (216l/hora), o que já não é nada mau.

- Embora tenha um débito bastante inferior ao do filtro interno, a capacidade de filtragem parece-me muito superior. Creio que os 2 juntos darão bem conta do "recado".

- Com tempo, vou ter que modificar o material das tubagens, pois parece-me muito inestético para estar na sala...

- Actualmente os níveis de amoníaco estão a zero, mas como fiz uma TPA de 20%, ainda é prematuro especular sobre a eficácia da engenhoca. Mais 1 ou 2 semanas e já dá para tirar dúvidas...

- O que mais me orgulho na construção desta "espécie de filtro com o que tinha em casa em tempo record" foi mesmo o ter conseguido po-lo a funcionar 2 horas depois e sobretudo, estar entretido até altas horas da noite, deixando para trás pensamentos algo "doentios" que não me levavam a lado algum e não me eram nada saudáveis...

Começo a pensar... após tanto tempo fora dos aquários (cerca de 12 anos..), o meu "vicio" da aquariofilia está a começar a voltar... lentamente, mas a voltar... e momentos há em que esta "coisa" é terapia... Não estou a brincar, estou a falar muito a sério.

Saudações e desculpem lá este misto de relato com desabafo...

Francisco Barros

PS: Para quem não conhece os meus Carassius, com 3 meses e meio cá em casa:

8222_tico_e_teco_img.jpg

Cumprimentos,

Francisco Barros

http://malamutes.no.sapo.pt

Publicado:

epa, ja ando ha k tempos para fazer uma engenhoca dessas, tenhuh tudo o k eh preciso, menos a cabeça motorizada pk o €€€ ta escaço.....so umas alteraçoes em termos de material e vai dar ao mesmo, mesmo assim vou personalizar

esta muito fixe, os meus parabens

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

primeiro que tudo, permite-me que te apresente as minhas condolências relativamente à tua perda.

já de seguida, dou-te os meus parabéns pelo teu poder de improvisação! os teus bonitos carassius devem estar super agradecidos! boa sorte para eles!

abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!