Daniel Fortes Publicado Março 21, 2007 Publicado Março 21, 2007 Boas! Tenho aquários á cerca de 15 anos, mas só recentemente comecei a investigar na net, o que diziam os livros antigamente não é o mesmo que se diz hoje em dia. Tenho me apercebido que maioritariamente se desvaloriza a utilização dos filtros de fundo, que se usaram durante tantos anos. A minha questão é precisamente saber qual o papel deste tipo de filtragem e se traz algum benefício? O meu aquário tem 150*45*40 e neste momento tenho um filtro de fundo com uma POWERHEAD 402 (1100 l/h) e dois filtros eternos um JBL (700 l/h) e um SACEM (500 l/h). Abraço, Daniel Fortes Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
a_feijao Publicado: Março 21, 2007 Publicado: Março 21, 2007 boas uma questão. o teu aquario é um plantado?? muito ou pouco plantado?? sé é um plantado, que dizes do crescimento das tuas plantas?? já agora se tens co2 se fertilizas? isto porque eu acho que não deve de ser muito bom pra plantados!! o filtro de fundo é um exelente filtro biologico, e mecanico tambem no entanto a porcaria fica toda no areão e é por isto que as pessoas dizem que não presta, que ao longo do tempo é prejudicial. mas se formos a ver com filtros externos a maior parte da porcaria tambem fica no areão, há aqueles que aspiram e há aqueles como eu que não aspiram (é complicado aspirar aquarios plantados) no entanto já ninguem diz que é prejudicial ao longo do tempo. de referir que a maior parte dos plantados duram pouco tempo monta desmonta e volta a montar. agora saber se é bom ou não que é o que tu perguntas eu não te sei dizer, o certo é que quase ninguem os usa e eu vejo muita controversia. Citar
Daniel Fortes Publicado: Março 21, 2007 Autor Publicado: Março 21, 2007 Em tempos tinha só Valisnerias Gigantes mas sem qualquer tipo de tratamento para as mesmas, que depressa se tornaram uma praga. Neste momento tenho algumas plantas que requerem poucos cuidados, que se estão a desenvolver lindamente. Relativamente ao co2 tenho utilizado pastilhas da Sera pois estou à espera do redutor de pressão para a garrafa de co2 que já possuo. O fertilizante apenas uso liquido ( JBL-ferropol), sei no entanto que se quiser ter substrato tenho de desactivar o filtro de fundo, mas isso fica para quando tiver de refazer todo o aquário! Já agora ficam aqui algumas fotos das plantas que possuo, não sei o nome de todas pois algumas foram-me oferecidas! Foto 1 - Limnophila sessiliflora Foto 2 - Echinodorus Cordfolius “fluitans” e Cryptocoryne Wendtii “brown” Foto 3 - Cryptocoryne Wendtii “brown” Foto 4 - Não sei o nome Foto 5 - Não sei o nome Abraço, Daniel Fortes Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
n3O Publicado: Março 23, 2007 Publicado: Março 23, 2007 Boas Eu não sou expert mas tenho um Super-plantado há um ano e meio e é verdade que o aspiro com um daqueles aspiradores a pilhas (o aqua tem 200 litros). Na minha opinião se queres plantado não deves ter filtro de fundo, agora e esta é a parte importante, se tens discos no aqua deve ter filtro de fundo sim, embora a manutenção seja mais complexa porque tens que limpara a porcaria que fica no fundo, mas fazes isto só anualmente. Porquê discos?? simples: os aquas com filtro de fundo não tendem a flutuar tanto em parâmetros como os outros nem criam tanto ozono nas camadas baizas do areão, agora há filtyros e filtros: Os antigos eram oxigenados e eu por exemplo não tenho oxigénio forçado no meu aqua (as plantas encarregam-se disso), mas deves usar duas powerheads uma de cada lado dop filtro de fundo. Os filtros de fundo ainda mexem, mas só com filtragem externa a ajudar, no entanto não conseguirás fazer o mesmo que eu e outros fazemos que é ter um aqua dois anos a trabakhar sem lhe mexer no fundo nem desplantar nada para fazer a manutenção completa. essa é a grande desvantagem dos filtros de fundo. Citar
Recommended Posts