Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Tenho muito pouca experiência em aquariofilia.

Estou a esquematizar o meu novo aquário, que pretendo montar no próximo Verão, destinado a manter 6 discus, um cardume de cardinais e um cardume de rodostumos, que tenho actualmente num pequeno aqua com 180 litros (os discus ainda estão nos 7/8 centímetros).

Uma das vertentes que queria desenvolver era a automatização das TPA´s, já que o aqua será montado no meu escritório e gostaria de fazer TPA´s diárias ou bi-diárias de 10%, optimizando o tempo gasto com manutenção.

É este o esquema que desenhei, muito rudimentar e, com toda a certeza, cheio de erros, que podem encontrar no seguinte link:

http://dc19.4shared.com/download/12593805/...rio_com_TPA.pdf

Tem a seguinte legenda

A1, A2 e A3: Aquecedores 1, 2 e 3

SO2: Sensor de Oxigénio dissolvido

STe: Sensor de Temperatura

SN1, SN2 e SN3: Sensor de Nível 1, 2 e 3

SPh: sensor de PH

CA: Carvão activado

FQ: Filtração química (a usar apenas quando necessário)

CER: Cerâmicas (Siporax)

TR: Trufa

ESP: Esponjas

UVC: ultra-violetas

Era relativamente a ele que pedia o favor dos vossos comentários, sobretudo no que se refere ao processo de automatização.

Na sequência da pesquisa que efectuei, encontrei algum equipamente que parece adequar-se ao que pretendo, a saber:

1. O controlador seria um “Iks Aquastar Basicsystem”

2. Os sensores de nível “Trop sensortronic levelswitch 5 - II / N”

3. A válvula selenoide “Trop magnetic valve 3/I-G”

Ficam-me muitas questão por responder:

1. Há alternativa ao esquema proposto?

2. Há alternativa ao equipamento proposto, nomeadamente ao controlador, que me parece muito caro?

3. Qual a potência necessária para as bombas de admissão e esgoto, sabendo que o depósito e o esgoto se localizam a cerca de 4 metros do áqua?

4. Qual o diâmetro aconselhável para os tubos de admissão e esgoto?

5. Há algum inconveniente em fazer a ligação da admissão e esgoto (como representado graficamente) à tubagem do filtro externo de menor potência , através de um T, precedido de válvula anti retorno?

6. Os canais primários de controle da admissão e esgoto devem ser via temporização, funcionando os sensores de nível como canal secundário, de interrupção do primário, ou deve ser ao contrário.

7. Seria recomendável instalar uma válvula selenoide na admissão e esgoto, como canal terciário de segurança (seria redundante, mas a redundância é sempre mais segura)?

Pronto, já disse seguramente uma data de disparates.

Fico à espera dos vossos comentários.

Um abraço

Pedro Brochado Lemos.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!