nunno Publicado Março 20, 2007 Publicado Março 20, 2007 (editado) Olá a todos, Após ter detectado uma fissura com 8mm no meio do tanque a começar de baixo e umas fissuras paralelas nos vértices do acrílico com cerca de 4mm, embora não houvesse fugas resolvi jogar pelo seguro e substitui-o. Comprei um de vidro 125x35x30 120L. (sensivelmente com a mesma capacidade). Utilizei cerca de 35% da agua do aquário existente, gravilha, plantas e troncos, também, os mesmo filtro (Fluval 204), adicionei o resto da agua tratada, O problema surgiu 2 dias depois quando faço um teste de amónia e detecto os valores entre .025 e .050. Penso que esta operação perturbou o filtro biológico e a estabilidade do aquário. Como medida de emergência fiz uma TPA de cerca de 30% que reduziu a amónia para níveis quase indetectáveis. Dois dias depois voltou ao mesmo e voltei a repetir o mesmo processo. Estes valores sao motivo de alarme? Gostaria de saber o que me recomendam neste caso? Fauna: 3 Escalares 5 Tetras Rosa 6 Tetras Fantasma Negro 8 Cardinais 4 Corydora paleatus 5 Otocinculus affinis 3 Camarões fantasma Obrigado, nn Editado Março 20, 2007 por nunno Citar
Windrider Publicado: Março 20, 2007 Publicado: Março 20, 2007 Olá, como medida preventiva extrema, eu metia uma daquelas massas filtrantes anti-amónia. E tentava perceber o que se passou. Aparentemente, as desnitrificantes do teu filtro foram à vida. Pergunta estúpida: mantiveste as massas filtrantes? Pergunta menos estúpida: quanto tempo é que o teu filtro esteve sem circulação de água? Abraço Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
nunno Publicado: Março 20, 2007 Autor Publicado: Março 20, 2007 Olá, como medida preventiva extrema, eu metia uma daquelas massas filtrantes anti-amónia.E tentava perceber o que se passou. Aparentemente, as desnitrificantes do teu filtro foram à vida. Pergunta estúpida: mantiveste as massas filtrantes? Pergunta menos estúpida: quanto tempo é que o teu filtro esteve sem circulação de água? Abraço Sim mantive todas as massas filtrantes. O filtro teve desligado durante a operação (cerca de 3 horas). Vamos ver como o caso progride... obrigado Citar
Windrider Publicado: Março 20, 2007 Publicado: Março 20, 2007 O filtro teve desligado durante a operação (cerca de 3 horas) O mal deve ter estado aqui. Já li por aqui que mais de 2 duas horas é letal. Foram-se as bactérias. No teu lugar, fazia TPA's diárias e metia Nitrivec directamente no filitro, a ver se isso cicla novamente o mais depressa possível. E a resina anti-amónia. Boa sorte. Pedro Citar http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
nunno Publicado: Março 20, 2007 Autor Publicado: Março 20, 2007 O mal deve ter estado aqui.Já li por aqui que mais de 2 duas horas é letal. Foram-se as bactérias. No teu lugar, fazia TPA's diárias e metia Nitrivec directamente no filitro, a ver se isso cicla novamente o mais depressa possível. E a resina anti-amónia. Boa sorte. Pedro E' o que tenho estado a fazer, em vez de resina estou a usar "Zeolite". O problema com as TPA's e' que segundo sei atrazam o processo de recuperacao das colonias de bacterias nitrificantes. Ate agora nao noto stress no "stock", no entanto, temo pelos cardinais. Citar
nunno Publicado: Março 21, 2007 Autor Publicado: Março 21, 2007 Hoje de manha voltei a testar amónia .25 fiz mais uma TPA e deixei de alimentar os peixes. Acho isto muito estranho, não vejo nada de anormal no tanque. No interior do filtro tenho Algodão+cerâmicas+zeolite+turfa. no interior do tanque perto da saída de agua tenho um saquito com mais cerâmicas. Todas as opiniões serão bem vindas. Obrigado. nn Citar
Recommended Posts