Ripley Publicado Março 11, 2007 Publicado Março 11, 2007 (editado) Ola a todos :D, perciso da vossa ajuda/opinião: Esta quarta-feira passada, foi me oferecido um aquario (Kit-completo) da Aquarium Systems, um MIRABELLO MIR30 (Agua-Quente) e desde ai que tenho lido... lido.. e lido.. e aprendido algumas coisas, mas neste momento para evitar erros perciso da vossa ajuda, pelo que ja sei trata-se de um aquario pequeno por isso não é o ideal, mas mesmo assim quero fazer deste pequeno aquario uma coisa interssante, ja que até vai ficar no meu quarto. O aquario veem equipado com: 2 Lâmpadas-VISI-LUX SUN 11W 1 Filtro-Mira Filter, Duetto(velocidade min. 18l/h e velocidade max. 55l/h) 1 Termostato-VISI-Therm Dimensões: 42.6 x 26.3 x 35 (30L) Comprei então para o filtro as seguintes massas filtrantes: Zolith; Carvão; (ja vinha equipado com ele) Absorbex; Desde que está montado, apenas teem agua e areão proprio para plantas (aquele preto), este mesmo passando 2as vezes por agua ele continua a largar aquele pô escuro que suja os vidros e mantem pô sobre o areão, a 1ªDuvida é se devo ou nao ligar o filtro, pois nao quero para o proximo mes ter de trocar ja as massas, e quero ter agua cristalina. A ideia da qualidade da agua irá ser manter os seguintes parametros, e aqui está a minha 2ª duvida pois nao quero encher com demasiadas pedras ou troncos, perfiro com plantas, mas se as pedras e outros.. ajudarem a manter os paramentros pq. não?! 25ºC Iluminação de 12 / 14 Horas Amonia = 0 Nitritos = 0 Nitratos = 0 PH = 7 Neutro Quantos aos peixes ja conheço a regra do "1litro por cada 1cm de peixe", a ideia não é encher de peixes pq. nem sequer dá mas sim dar lhe alguma vida, se me souberem aconselhar que tipo de peixes posso por agradecia, peço o mesmo quanto as plantas queria fazer 3 planos com a seguinte (pequenas,medias, e grandes)!!! se souberem indicar nomes para pesquisar.. tambem ajudava PS:(Ele teem uma grande desvantagem a meu ver, é que o proprio aquario teem um sistema tipo 3 em 1 lol, ligas a ficha e tens tudo a funcionar, nao ligas a ficha ta morto) Obrigado então a quem ler o topico e me consiga ajudar, se faltar alguma coisa que percisem saber, disponham ! Ricardo, Abraço ! Editado Março 11, 2007 por Ripley Citar
Carlos Couceiro Publicado: Março 11, 2007 Publicado: Março 11, 2007 atencao..tens ai uma regra incompleta....eh um litro por cada cm de peixe EM ADULTO em relaçao ao po do areao...aconselho te a tirares toda a agua e todo o areao e a lava lo numa bacia as vexes k forem necessarias para k o areao deixe de deitar detritos....em relaçao a pedras e tronco, sim, acho(pode ser a minha opiniao) dao um ar mais natural a coisa e as pedras ajudam a aumentar o ph da agua e como tu keres faxer um plantado irao com certeza injectar CO2 o k fara com k o ph diminua, ai entra as pedras calcarias para manter os niveis do ph estaveis...em relaçao aos peixes primeiro k tudo...equipa de limpeza(corydoras, ottos,sae,plecos)n estes todos, mas uma seleccçao, dpois podes colocar tb umas ampularias(caracol maçã) e uns camaroes (cardinas japonicas, red cherrys), outros peixes ja depende oum pouco dos teus gostos....o resto vou deixar para os mais entendidos boa sorte e bem vindo ao vicio espero ter ajudado carlos Citar
josé mendonça Publicado: Março 11, 2007 Publicado: Março 11, 2007 olá mr. ripley! :D aqui vai uma ajudinha: - em primeiro lugar, devias ter lavado melhor o areão... nunca se consegue a 100%, fazer com que ele deixe de soltar pó, mas quantas mais vezes for passado por água, menor a sujidade que deixa depois; - o filtro é ligado logo após a montagem, mas deves substituir o carvão por outro material filtrante, pois este irá absorver os nutrientes de que as plantas precisarão para se desenvolverem... (o carvão só é necessário quando quiseres retirar da água algum resto de medicamento, depois dum tratamento a uma eventual doença dos peixes...); - deves plantar logo de início porque as plantas só ajudam a estabelecer o equilibrio biologico, mas 12 a 14h de luz é demais! 10 horas chegam perfeitamente, tanto mais que tens 22w de luz, que deve ser +/- o volume real da água (lembra-te que à capacidade do aquário tens que descontar o areão, elementos decorativos, como pedras ou troncos e o espaço sem água, na parte de cima...); ora como a regra de ouro para os plantados é de 1W/L, tu estás lá - não conheço esse modelo de aquário, mas quando dizes que tiras a ficha da tomada, isso inclui o filtro? e o termostato? estes dois equipamentos têm que estar sempre ligados... - quanto a pedras, troncos, plantas ou peixes e invertebrados, só dependerá do que quiseres mesmo fazer com o aquario, pois como sabes, as necessidades da fauna são específicas... de todas as formas, tem bem presente que não deves povoar o aquario antes do 1º. mês, enquanto o ciclo não estiver completo, senão o mais certo, é teres logo um desgosto, para começar... se tiveres duvidas relativamente a algo que disse, apita boa sorte Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
ohxuxa Publicado: Março 11, 2007 Publicado: Março 11, 2007 A iluminação que pretendes é demasiada, se os parâmetros da água estiverem bons para as tuas plantas, vais ter uma grande probabilidade de te aparecerem algas. 12h de iluminação no máximo, 14 é demais. Outra coisa, lê uns tópicos sobre o ciclo do azoto, pois teres amonia,nitratos e nitritos a zero é barraca. Testa o pH da tua água da torneira após repousar cerca de 24 horas. Deves adaptar os teus peixes à água e não o contrário, logo só deves decidir que peixes por quando tiveres esse valor. Força nisso e bem-vindo. Citar
Ripley Publicado: Março 11, 2007 Autor Publicado: Março 11, 2007 1º que tudo obrigado pelas vossas dicas iniciais, Carlos, J.Mendonça, e ohxuxa ! Ja tirei a agua e fiz a limpeza do areao, está semana agora quando ph normalizar, compro então algumas plantas para ver a reaçao das mesmas. Quanto ao carvão vou então retirar mas fico na dúvida com o que vou substituir?! :D Quanto a luz, vou então passar para as 10horas para ver com o tempo o que acontece! "Não conheço esse modelo de aquário, mas quando dizes que tiras a ficha da tomada, isso inclui o filtro? e o termostato? estes dois equipamentos têm que estar sempre ligados..." Sim ao puxarmos a ficha ele desliga em simultaneo o filtro e o termostato, obviamente que nao vou desligar, vou simplesmente tentar cumprir o horario para as plantas na parte da iluminação que inflizmente funciona com um interruptor(vou ter de usar um alarme lol) Obrigado mais uma vez, agora quando tiver o aquario povoado, visualizo aqui umas fotos! Abraço, Ricardo. Citar
ohxuxa Publicado: Março 13, 2007 Publicado: Março 13, 2007 (editado) Nem sempre tens de usar alarme, facilmente podes colocar um cronometro no interruptor que o liga e desliga automaticamente, mas penso que as coisas não têm que ser assim tão rigidas, alias lembra-te que os dias do ano não têm todos o mesmo período de luz. Cumps Editado Março 13, 2007 por ohxuxa Citar
Ripley Publicado: Março 17, 2007 Autor Publicado: Março 17, 2007 (editado) Boas pessoal, como fiquei de colocar as fotos aqui está as novidades desde a ultima semana da montagem a introdução das plantas e peixes. Com praticamente uma semana feita, aqui estão os resultados: Agora é esperar que as plantas cumpram a sua funçao e crexam. O unico senão durante estes dias tem sido a anubia, que adora sair do areao e subir a superficie. Ja o PH baixou depois da introdução do "Neutral Regulator" (7.0), enquanto os Nitrites mantem nos 0.1 e uma Temperatura de 25ºC Peixes: 2 Mollys 2 Corydoras 1 Peixe Gato Quanto as fotos foram por telemovel daí aquela má imagem. Um abraço, Ricardo . Editado Março 17, 2007 por Ripley Citar
josé mendonça Publicado: Março 17, 2007 Publicado: Março 17, 2007 olá ricardo! não devias ter introduzido peixes já!... com certeza já aqui leste que o ciclo do azoto leva +/- 1 mês a completar e tu só tens o aquário montado há 1 semana.... se os teus peixes sobreviverem, considera-te muito sortudo... o teu ph neutro está bom para os corydoras, mas as mollies preferem água alcalina... (quanto ao peixe gato, não sei que espécie é, pois tudo o que tens bigodes é chamado de gato...) relativamente à anúbia, prende o rizoma com fio de nylon à pedra da frente e ela nunca mais se solta, pois como planta epífita que é, irá lançar raízes que a agarrarão à dita pedra. boa sorte! Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Ripley Publicado: Março 17, 2007 Autor Publicado: Março 17, 2007 olá ricardo! não devias ter introduzido peixes já!... com certeza já aqui leste que o ciclo do azoto leva +/- 1 mês a completar e tu só tens o aquário montado há 1 semana.... se os teus peixes sobreviverem, considera-te muito sortudo... o teu ph neutro está bom para os corydoras, mas as mollies preferem água alcalina... (quanto ao peixe gato, não sei que espécie é, pois tudo o que tens bigodes é chamado de gato...) relativamente à anúbia, prende o rizoma com fio de nylon à pedra da frente e ela nunca mais se solta, pois como planta epífita que é, irá lançar raízes que a agarrarão à dita pedra. boa sorte! José tens toda a razão quanto a introdução dos peixes, mas na loja aconselharam-me a introduzir ja os peixes para facilitar o ciclo do azoto e sem menosprezar tudo o que tenho aprendido com voces arrisquei, espero que nao mas, caso morram (apesar de não mostrarem sintomas para isso, plo menos ja) aguardo então por melhores condiçoes.. Quanto ao peixe-gato é um limpa vidros todo preto com pintas brancas (pequenino), mas vai crexer e nessa altura vou ter de o trocar provalvemente, quando conseguir tiro umas fotos. Obrigado pela dica para á anúbia Abraço, Ricardo. Citar
Recommended Posts