Neon Doente...


Recommended Posts

Olá a todos!

Tenho um grupo de 5 Paracheirodon innesi e à pouco reparei que um deles está doentito. Os sintomas são: a coloração vermelha passou a branco baço, dá-me a sensação que os olhitos dele estão ligeiramente salientes, respiração um pouco ofegante e está isolado do grupo, embora tente acompanhá-los, mas acaba por ficar quieto entre as plantas e apresenta umas ramificações avermelhadas na zona da barriga. Fiz uma pesquisa na net ainda à pouco e encontrei a chamada doença dos neons, mas, devido à minha pouca experiência, não sei se estes sintomas são os da doença.

 

 

Bjs

Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, visto de cima o peixe parece estar torto? Ou a nadar aos solavancos? Se sim, então é a doença dos neons de certeza.

 

É altamente contagiosa. Propaga-se por esporos, aos milhões (que foram substituindo os músculos), para a água (quando a parte infectada rebenta ou quando morre). E não são só os neons que a apanham, procura aqui no forum que encontras mais coisas.

 

Se for, tens que retirar o peixe afectado, e por precaução eu retiraria os restantes.

 

Aliás, já houve colegas aqui do forum que perderam todos os peixes pela doença ou por terem que os eutanasiar, e depois tiveram que retirar tudo do aquário, desinfectar tudo, recomeçar do zero.

 

Eu tive esse problema, resolvi tirando todos os neons, e com um filtro UV-C, que mata os esporos. Antes disso, estava a perder um peixe por semana, depois fo filtro UV, nunca mais morreu ninguém.

 

Mas não comeces com soluções radicais destas sem teres a certeza!!! Pode ser outra coisa qualquer!

 

boa sorte

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Tenho um grupo de 5 Paracheirodon innesi e à pouco reparei que um deles está doentito. Os sintomas são: a coloração vermelha passou a branco baço, dá-me a sensação que os olhitos dele estão ligeiramente salientes, respiração um pouco ofegante e está isolado do grupo, embora tente acompanhá-los, mas acaba por ficar quieto entre as plantas e apresenta umas ramificações avermelhadas na zona da barriga. Fiz uma pesquisa na net ainda à pouco e encontrei a chamada doença dos neons, mas, devido à minha pouca experiência, não sei se estes sintomas são os da doença.

Bjs

Menina

 

Pode nao ser a doença dos neons... podes ter tido alterações nos nitritos.. amonia etc.... e estar a afectar o peixe q esteja mais sensivel...

 

Esse aqua é novo??

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Os sintomas foram só mesmo aqueles, não reparei em mais nenhum... o aqua deve ter uns 2, 3 meses mais ou menos, o sr davs é que se tem baldado um pouco em relação ao controlo dos parametros da água e há uns dias atrás reparamos que a água estava a ficar um pouco turva. Limpou o filtro na quinta-feira e fez um TPA ontem, antes de eu ter reparado no pxito... às tantas pode ser mesmo que os níveis não estejam lá muito bons... Ah! ainda não temos o filtro UV...

se for este o caso, há algum tratamento que possa ser feito, para além de corrigir os níveis da água (se for o caso)? Entretanto, também vou pesquisar mais umas quantas doenças para ver se salvo o meu pxito!

Obrigado!

 

Bjs,

Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Os sintomas foram só mesmo aqueles, não reparei em mais nenhum... o aqua deve ter uns 2, 3 meses mais ou menos, o sr davs é que se tem baldado um pouco em relação ao controlo dos parametros da água e há uns dias atrás reparamos que a água estava a ficar um pouco turva. Limpou o filtro na quinta-feira e fez um TPA ontem, antes de eu ter reparado no pxito... às tantas pode ser mesmo que os níveis não estejam lá muito bons... Ah! ainda não temos o filtro UV...

se for este o caso, há algum tratamento que possa ser feito, para além de corrigir os níveis da água (se for o caso)? Entretanto, também vou pesquisar mais umas quantas doenças para ver se salvo o meu pxito!

Obrigado!

 

Bjs,

Menina

 

 

Boas.

 

Pois é,aqui o sr Davs baldou-se de facto em relação aos parâmetros da água deste aquário... A água, depois do Tpa realizado ontem está muito melhor, se bem que ainda não nas condições ideias... Logo mais à noite lá vai mais um Tpa. Em relação ao Néon, ele continua de facto afastado do resto do grupo, tem a respiração muito ofegante e rápida. As tais ramificações continuam, parece que o animal tem a pressão arterial altíssima! Continua no fundo aquário, escondido do resto dos ocupantes.

 

O peixe em questão é este:

 

neon01.jpg

 

Se reparar-mos, olhando com muita atenção, consegue-se ver a boca muito aberta. Suspeito que iremos ter uma baixa em breve... Vou esperar até 3ª feira, que é a data que o filtro UV vai ficar pronto. Só espero que até lá o Néon resista... Testes à água vou fazê-los daqui a pouco, para tirar algumas conclusões. Posto depois os resultados, pode ser que sirva de "lição" a algum colega.

 

Cumps.

 

 

Davs

 

 

 

Edição

 

 

Depois de mais umas tentativas, o Néon lá decidiu posar para a foto, onde é vísivel o estado em que ele está.

Entretanto já estão os três peixes em quarentena.

 

neon03.jpg

 

Vamos ver como se comportam no Hospital.

 

Cumps.

 

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

isso não parece a doença dos neons!

 

Em qualquer dos casos, a este o UV não vai ajudar; vai apenas impedir que o que quer que seja se multiplique na água. Mas ainda pode haver contágio (se for algo contagioso) por contacto directo.

 

Eu separá-lo-ia dos outros, e começaria com um tratamento de espectro largo.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

isso não parece a doença dos neons!

 

Em qualquer dos casos, a este o UV não vai ajudar; vai apenas impedir que o que quer que seja se multiplique na água. Mas ainda pode haver contágio (se for algo contagioso) por contacto directo.

 

Eu separá-lo-ia dos outros, e começaria com um tratamento de espectro largo.

 

boa sorte

 

Boas.

 

Desde já obrigado pela resposta. Parece mesmo que o tenho de isolar do resto da malta, antes que que haja contágio. Depois ter tirado a foto, verifiquei que tenho mais dois peixes com comportamentos semelhantes, uma fêmea Guppie e uma Coy Bronze... Vão já directos para o aquário hospital para os cuidados intensivos. Estou é a ficar sem aquários cá por casa! Estava a começar a montar um de 60cm para servir de "jardim de infância" para os 14 alevins de "Labidochromis Caeruleus", que já estão um pouco grandes para a maternidade mas pequenos para o aquário principal, e vou ter de o utilizar para Hospital. Felizmente começou ontem a "Feira da Aquariofilia" nos Hiper de nome grande, e têm lá Kits da Aquapor de 60cm, igual ao meu, por 49,90€... Lá vão mais uns trocos...

Vou dando notícias aos demais membros que se possam interessar por este tópico.

 

Cumps.

 

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente o neon não resistiu e morreu antes de ser " internado"... A fêmea guppy foi internada, mas acabou por falecer no dia seguinte... :wink: Só me resta a cory,e essa parece-me ligeiramente mais activa que os dias anteriores ao internamento! Vamos ver como acontece a recuperação!

A medicação que estamos a utilizar é o medimor!

 

bjs,

Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ventre inchado e escamas eriçadas, pareçe-me a mim sintomas de hidropisia. Se for, é proveniente de excesso de alimentaçao, e de uma manutençao fraca do aqua...

 

Se tiveres mais peixes assim tem atençao em particular se a barriga incha e se as escamas ficam eriçadas.

 

Se for este o problema podes conseguir acaba-lo com Backtopur da Sera, agora se for a doença do neon , já vais tarde......

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

Penso que os neons são ainda jovens!

Mas estou com um grave problema (acho)... Todas as minhas fêmeas guppy's acabaram por falecer, a última foi hoje ou durante a noite, só detectei agora porque assim que cheguei a casa fui dar a vista de olhos pelos aquas e dei com ela morta... ela ontem já tinha as guelras muito inflamadas e tinha um comportamento um tanto ou quanto desgovernado... fiz uma pesquisa na net e verifiquei que os todos os sintomas dos pxitos correspondem também a um possível envenenamento... comecei a pensar e fui verificar a comida... BUUUMMM! Estava fora da validade!! Vou dar na cabeça à senhora que me a vendeu... entretanto, o davs lembrou-se que quando preparou a água inicial para o aqua, usou uma peça metálica no jarricam para fazer a espécie de jacto de água!

Acham que uns quantos TPA's de alguns litros de água ou diários ou semanais a coisa fica controlada, incluindo a limpeza do filtro?

 

Bjs,

Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!

Ao fim de uns dias cheguei ao veredicto final... Tanto stress, alguns pxitos a morrerem, outros quase a passarem-se para o lado de lá, mas consegui perceber o que se andava a passar no meu aqua!

Passei umas boas horas a olhar para o aqua a fim de conseguir perceber o que se passava de errado, até que me lembrei de mais uma coisita que faz toda a diferença na qualidade da água que era nas lindas conchinhas brancas que vêm no areão da praia. Conferenciei com o Davs e chegamos à conclusão que o que estava a elevar o pH só podia ser as ditas (pH 7.5 quando deveria ser muito menos)! Comprámos um frasco de pH Adjust da Nutrafin e temos vindo a fazer TPA's regulares e juntamos também o produto fazendo baixar um bocadinho o pH. Ainda não é suficiente... Dizem que o CO2 também ajuda a baixar e nós, neste momento, ainda não o colocámos. A minha questão agora é a seguinte, se as ditas conchinhas continuarem misturadas no areão, poderão continuar a influênciar o pH mesmo que ele esteja normalizado?

Editado por Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim! São uma "fonte" de pH alto (alcalino), tal como as pedras calcárias. Mais ainda, um pH obtido através de adição de químicos não é estável - se deixares as conchas e deixares de adicionar p pH minus, apenas com as TPA o pH vai voltar a esses 7.5. Com a adição de CO2 vai baixar. Com os químicos, o pH vai ter tendência a oscilar... o que é mau!

 

Se tens planos de introduzir CO2, faz, e vê aonde o pH vai parar. Se continuar alto demais para os peixes que tens, então terás que começar a pensar em retirar as conchinhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim! São uma "fonte" de pH alto (alcalino), tal como as pedras calcárias. Mais ainda, um pH obtido através de adição de químicos não é estável - se deixares as conchas e deixares de adicionar p pH minus, apenas com as TPA o pH vai voltar a esses 7.5. Com a adição de CO2 vai baixar. Com os químicos, o pH vai ter tendência a oscilar... o que é mau!

 

Se tens planos de introduzir CO2, faz, e vê aonde o pH vai parar. Se continuar alto demais para os peixes que tens, então terás que começar a pensar em retirar as conchinhas!

 

 

Boas

 

Algumas das "conchinhas" já foram retiradas, mas ainda lá andam algumas perdidas... O CO2 vai ser instalado amanhã, espero eu, depois de concluir o reactor que irá ficar liagado em série com a novo filtro UV. Entretanto, em medições feitas hoje, já verifiquei uma descida do nível de PH, embora pouco... ainda está nos 7,2, preciso de o baixar um pouco mais. Tpa's é de dois em dois dias, de 30 litros de cada vez. Já noto muitas melhoras, tanto na fauna como na flora. Depois da introdução do CO2 e do filtro UV, a ver como se comporta! Amanhã espero dar as melhoras ao pessoal que tem respondido às minhas perguntas, e da Menina, que foi quem iniciou este tópico.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Por acaso já se me tinha ocorrido tirar tudo do aqua e começar do zero, mas o davs disse-me que o CO2 faz baixar o pH e então desisti da ideia, por enquanto.

Esperemos que entretanto os pxitos aguentem até realmente esta coisa do pH estar resolvida!

Vou dando novidades, até porque é sempre bom darmos a conhecer as nossas "asneiras" para que outros as possam evitar!

Obrigado pela ajuda!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poderão continuar a influênciar o pH mesmo que ele esteja normalizado?

 

Olá Menina e Davs.

 

Isto pode ter uma leitura dúbia:

O calcario das conchas tenderão sempre a aumentar o pH da água, e então pode dizer-se que está sempre a influenciar, mas devido ao efeito-tampão da referida agua, hà uma altura (leia-se valor de pH), em que ela vai estabilizar e não vai aumentar mais, mesmo na presença dos tais elementos calcários, e aqui a resposta à tua/vossa pergunta já é diferente :P

 

Quanto ao problema em si, a menos que esse pH tenha sido elevado de forma rápida, não me parece que os bichos tenham morrido por causa desse valor de pH. 7.5 não é um valor assim tão despropositado. Quando falamos em pH's para neons de 4.5 a 6, é no seu estado natural. Posso garantir que 80% das baterias existentes nas nossas lojas , que acolhem os neons têm pH de 7 ou mais (pouco, mas mais). Portanto, caso não tenha havido uma variação brusca de pH (o que não me parece que aconteça pela influencia das conchas), que essa sim seria fatal para os neos e restante bicheza, não me parece que tenha sido o factor que levou à morte dos vossos animais.

 

Por ultimo, creio que realmente a presença dessas conchas no aquario em nada beneficia, mesmo com a inserção de co2, estando na presença de elementos calcarios, o pH não te vai descer muito.

 

Abraços

Disponham

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desenvolvimentos: o Ph continua nos 7,2, os peixes aparentemente estão de boa saúde, à parte de uma Cory que está um pouco magra, anda a vaguear pelo aquário e que raramente come. Só hoje foi introduzido o CO2, logo ainda é muito cedo para que ele faça efeito. A iluminação passou de 2x26Watts PL-C para 4X26 PL-C, portanto o dobro. Devido a esta alteração da iluminação, que me levou a tarde toda, o filtro UV e o reactor de CO2 terão de ficar para amanhã. Nunca pensei que substituir dois balatros convencionais para as duas lâmpadas que tinha, por dois electrónicos, duplos, para as 4 lâmpadas que agora tem, levasse tanto tempo! Muito fio leva aquela coisa! Amanhã acho que os valores de PH irão alterar, assim espero eu... Se até ao fim de semana se manter o mesmo valor de PH, acho que a única opção é começar do zero...mais uma noite até às tantas. A ver vamos como se porta a coisa.

 

Cumps.

 

 

Davs e Menina

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

Tenho novidades acerca do problema que se instalou no meu plantado...

Ao fim de inumeras tentativas com pH Adjust da Nutrafin e TPA's frequentes de uns bons litros de água, como era de esperar, o dito pH teimou em não baixar dos 7.2, mais ou menos. Entretanto os pxitos foram-se aguentando, só acerca de dois dias é que me voltou a morrer dois guppy's machos e a cory, que já não estava de boa saúde... Hoje, durante a minha hora de almoço, fui dar uma vista de olhos no aqua e deparei-me com um guppy macho a nadar aos circulos e parecia-me um tanto ou quanto desgovernado, ou seja, acidose, então decidimos começar do zero!! Por isso, meus amigos quando utilizarem areão das nossas lindas praias, tirem as conchinhas para não cometrem o mesmo erro que nós!

Desta vez vamos utilizar "Pedra Natural Para Decoração" que contém brita, seixo, areia e rocha e foi comprado numa loja de animais. Espero que desta vez corra tudo bem!

Entretanto, vou dando novidades!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais