iluminação excessiva»?????


Raider

Recommended Posts

boas a todos.

vi muita informação sobre iluminacão aqui e noutros foruns, nomeadamente a intensidade que devemos utilizar em aquários. sei que é aconselhavel para aqua plantados 1 w/l, e li algures que para nanos 2 w/l é o ideal. mas em lado nenhum li quando é que a iluminação se torna excessiva.!!

será somente quando "queima as plantas".

ou seja, no minha humilde e ignorante opinião, devemos aumentar sempre a iluminação até esse limite, acelerar a fotossintese e fornecer co2 e nutrientes nas devidas quantidades para estabelecer esse equilibrio.

assim devemos ter crescimentos extraordinários. julgo eu!!!???!!!

aos fisicos e botanicos de serviço, refutem esta minha teoria.

 

obrigado desde já pela ajuda.

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

as proporções que apresentaste para a iluminação estão correctas, embora haja sempre excepções!!!

a iluminação a mais é dificil de conseguir, e entenda-se iluminação a mais aquela iluminação que faz com que a fotossítese seja muito acelerada para os nútrientes disponíveis na coluna de água, a planta vai morrer em poucas horas (dependendo da espécie).

mas isto é uma situação muito dificil de conseguir, o grande problema é mesmo conseguir iluminação suficiente, não te preocupes muito com a iluminação a mais :wink:.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meio w por litro é optimo , 1w por litro exelente , 2w por litro tb exelente ,

 

 

para kem gosta de aquários do estilo holandés, alguns dos auários xegam a ter o dobro do watts por litro ou seja em ves de 1 w por litro metem 4w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda bem q falaram deste assunto, ja tinha pensado em abrir um tópico relativo ao meu problema, mas aproveitando este, ca vai :

o meu aqua de 120 litros tem uma lampada aquaglo de 30 wats se n me engano, e a minha anubia gigante, pensoq seja anubia, q as folhas xegam ao topo da agua, as folhas cima parecem tar tdas keimadas, n sei se será iluminação a mais ou tempratura agua demasiadamente elevada, deixo esta questão para os bons entendedores de plantas, e deixo aki umas fotos da referida planta, desculpem a kualidade imagem n ser mto boa.. :)

 

vista planta de frente :

Pic_682_14.jpg

 

vista cima :

Pic_682_11.jpg

Pic_682_12.jpg

Pic_682_13.jpg

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é facil, sendo algas são algas castanhas, muito faceis de remover.

pega numa toalha e passa com ela na folha da anúbia, se saír são algas, se não saír não é queimado, mas sim uma deficiencia de nútrientes (ferro ou compostos azotados.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha solução pessoal para problemas de algas. São espécies comuns nas lojas e a um preço reduzido:

 

- Otocinclus Affinis

- Platis (Xiphophorus maculatus)

 

Em casos mais complicados, um "batalhão" de Caridina Japonica pode dar uma ajuda extra. Cuidado com estes últimos, na falta de algas não têm problemas em atirar-se às próprias plantas...

 

:D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, segui o conselho do taslixado, e eram mesmo algas, a toalha é q n ficou la mto famosa, toda verde lole, mas pronts, as plantas ja tao com um ar mais saudavel ehehe, agora gostava de saber o aparecimento das algas deveu-se ao k ? iluminação excessiva? ;) ALL

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas aparecem sempre e em todo o lado. O que deves fazer para as manter sobre cheque num aquário pouco plantado como o teu é comprar uns 4-6 Otocinclus sp. eles comem essa alga num instante.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais