Morte De Discu


lmbnb

Recommended Posts

Boas,

 

Parece impossível como um Discu de tamanho considerável em pouco mais de 12 horas foi-se. :)

 

Na 3ª-feira acabei um tratamento com Flagyl (3 dias (1ª volta)) no comunitário, pois a maior parte do Discus (8) aparentava parasitas.

 

Aumentei a temp para 33º para lhes estimular o apetite, e na 4ª este Royal começou a esconder-se e a ficar ligeiramente mais escuro, sem comer. Hoje de manhã, já nadava normalmente, veio dar umas bicadas na comida, e... à noite ao chegar a casa deparo-me com este cenário, o peixe no fundo, encostado ao vidro lateral, descolorado e bastante rígido, ainda a respirar.

 

Numa tentativa desesperada, mudei-o para o aqua hospital (50l), adicionei, 2 ml de formol, e bastante ar, mas já era tarde de mais. Mais uma morte. :cry::cry: :cry: .

 

Deixo uma fotos para ver se conseguem identificar o que poderá ter morto o bicho.

 

DSC00759.jpg

 

DSC00758.jpg

 

DSC00749.jpg

 

 

Aparentemente os outros Discus parecem-me bem, apenas um tem uma barbatana lateral um pouco parada e roída.

 

Será que devo fazer algum tratamento no comunitário???? Tipo formol????

 

Poderei acabar a 2ª volta do Flagyl na próxima semana????

 

Agradecia a vossa ajuda

 

Abraços

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à água parece-me tudo ok, pois os outros 7 estão porreiros. No dia 7 morreu 1 neon chines e "uma" Ramirezi (Tenho azar com estes bichos, nunca consigo ter um casal por muito tempo)

 

Parametros da água:

Ph 7

Gh 80 mg/l

kh 4 mg/l

Temp 32º (normalmente 30º)

 

Setup:

 

150x60x50 (Reais +- 350l)

Filto Fluval 404

2 Termóstatos 300W

 

Flora:

 

Vallisneria

Cabomba caroliniana

Anubia barteri

Sagittaria platyphylla

e outras que desconheço

 

Fauna :

 

7 Discos

1 Botia palhaço

6 coridoras (2 Corydoras aeneus, 1 Corydoras julii 3 panda)

+- 20 neons negros

+- 12 neons chineses

4 Tetra cardinais

2 Ramirezis (eram 3 2 machos e 1 femea)

2 ottos

1 Pleco

1 Platydora (muito timida)

 

Ontem ainda, depois de uma TPA, +- 25% adicionei 2,5 ml formol (puro). Foi a 1ª vez que usei este produto, e como não é daquele das farmácias (diluído a 36%) tive medo de aplicar mais que a conta e estragar o resto. Não sei se seria esta a medida para o aqua, mas até à data, parece que não fiz "borrada".

O discu que tem a barbatana roída, já a mexe bem e tem melhor aspecto.

 

Devo acabar o tratamento com Flagyl????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei em Vila Franca de Xira, na LeziriaZoo (passo a publicidade). Quanto ao preço, acho que foi caro (27,00€) :mrgreen: , mas estava "carente", tinha "cozido" 2 num tratamento. O termostato "colou" e a temp. atingiu +- 40º.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=353211

 

Mas, será que este tipo de situação é comum nos Royal????? Vê este topico, parece muito semelhante ao que me aconteceu!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=365267

 

Abraços

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal anda a ser enganado com as importações de discus com defeito! :mrgreen:

 

O preço não foi caro e às tantas o dono da loja não tem culpa (têm, no aspecto que devia conhecer o que compra e o que vende).

 

O preço é caro quando os discus vêem com defeito (como a roupa) surprised:? se fosse um discu normal não era caro considerando a margem do logista.

 

Fico triste e é por isto que muita gente foge dos discus :cry: "Morrem" e a desculpa é porque eu sou mau aquarista e na maior parte dos casos isso não se verifica.

 

- Olhos grandes

- Marrada na testa

- bico de papagaio

 

e mais não digo :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Olhos grandes

- Marrada na testa

- bico de papagaio

 

e mais não digo surprised

 

Estarão "quitados" ???

 

Este bicho quando veio, parecia muito bem, começou logo a comer, e, em 3 meses, cresceu aumentou para o dobro.

 

Devem-lhes dar "esteróides anabolizantes" :mrgreen: e depois os gajos "rebentam".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Boas Imbnb,só queria salientar a frase que o duarte36 disse e que tb. podia ser o nosso caso:

 

O pessoal anda a ser enganado com as importações de discus com defeito!

 

 

Sim ,o pessoal pode estar a ser enganado ,mas este não foi o meu caso,pois já tinha este disco royal(morreu em Janeiro),à cerca de 12 meses,em casa,e comprei-o na altura na AGUA-VIVA em Lisboa (na altura comprei 4 ,e até agora só ,me morreu aquele),aliás,podem vê-los no meu perfil:-RED-TURQUESA-WHITE-DIAMOND- BLUE-DIAMOND e MARBORO(este ultimo comprei-o em Alfornelos(Mad-Dog).São todos peixes explêndidos,não quer com isto dizer que não tenho tido já várias desilusões.

Abraço

Corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

,não quer com isto dizer que não tenho tido já várias desilusões.

Abraço

Corvo

 

Também eu :D

 

Quando são pequenos é difícil ver os "defeitos" erros genéticos, agora só compro discus de 11cm para cima, se for enganado é porque sei pouco ou estava distraído, pois está à vista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas peço desculpa desenterrar um tópico antigo mas queria pedir ao Duarte36 se podesse indicar os defeitos geneticos que as pessoas devem ter em conta quando vão comprar os discus.

 

Marrada na testa penso que seja algo que vi na foto que faz +/- isto \_ logo acima da boca.

 

Bico de papagaio não consegui perceber na imagem :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do "bico de papagaio"... tambem não percebi.

 

Podes explicar?

 

Obrigado.

 

P.S. - Nessa loja de Vila Franca, normalmente os Discus estão com um PH de 5, já apanhei mais baixo.

 

Já lá comprei 5 Discus. Um morreu passadas 2 semanas, os outros, sobreviveram, mas nunca irão ser Discus para criação...

 

Eu não me importo de ter estes Discus, é uma opção minha, mas tenho consciência que são animais "de refugo", se é que posso utilizar esta palavra.

 

Tambem pelo preço, não posso exigir mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais