Elódea da lagoa azul (Sintra)


PedroAlmeida

Recommended Posts

Apenas criei este topico porque de certeza mais pessoa foram à lagoa azul...

Bom eu fui e trouxe carradas de Elodea claro que nao se aproveitou oda depois de uma longa vistoria...

Mas queria dsde já salientar que a que se guardou (k foi muita) É VERDISSIMA, folhas largas, resistente e tà sempre a ter fetos...

:oops: Quem quer eLódea LAGOA AZUL RULEZ!

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já lá estive!

 

Atenção que aquilo cresce rapidamente e muito. Por isso, não se ponham a trazer baldes de elódeas e passadas duas semanas andam com o corta-relvas no aqua. Eu trouxe uma dúzia de ramos e, ao fim de 2 meses, tenho cerca de 30 ramos, com 15 a 30cms no aqua. (Eu disse que aquilo crescia)... :roll:

 

Sugiro que coloquem as elódeas de quarantena, num reservatório à parte, com um pouco de água do aqua (por exemplo, de uma TPA) e ao Sol. Esperem uns dias e vão ver... Depois, deêm-lhes um banho de azul-de-metileno ou algum desparasitante/desinfectante, mais uma lavadela e aqua com elas. Isto porque eu não faço a mínima ideia em que condições está aquela lagoa, mas também não dá pa arriscar.

 

Adianto ainda que estive a ver umas folhas das mesmas elódeas ao microscópio, sem terem levado qualquer tratamento, e não fazem ideia da bicharada que por lá encontrei. :P Biologia não é a minha área, não faço a mínima ideia do que vi mas deixo-vos uma descrição: numa ampliação de 640x, era perfeitamente visível um bicharaco multicelular, que mais parecia um verme transparente, movimentava-se tal e qual como uma lagarta mas a uma velocidade (relativamente) rápida, e tinha a particularidade de ter um espigão na cauda que se prendia às células das elódeas. Alguém sabe o que é?

Também havia para lá umas entidades bacteriais de forma helicoidal...

 

Já agora, deixo uma recomendação que já a tinha feito noutro post: Muitas das elódeas que por lá apanham estão com um aspecto castanho, devido ao lodo e ao tempo que por lá andam. Não é difícil encontrar bons ramos, verdes e saudáveis, mas peço-vos que devolvam tudo o que não quiserem trazer à lagoa. Acho que entendem que não custa nada, e nada se desperdica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço-vos que devolvam tudo o que não quiserem trazer à lagoa

Porquê? a Elodea (duvido que seja mesmo Elodea) é uma praga, quem dera à biodiversidade da Lagoa que ninguém a tivesse lá introduzido. Baseias-te no quê para fazer uma sugestão destas? Fazes ideia da responsabilidade e competência necessárias para afirmar seja o que for em termos de largar algo na natureza?

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço-vos que devolvam tudo o que não quiserem trazer à lagoa

Porquê? a Elodea (duvido que seja mesmo Elodea) é uma praga, quem dera à biodiversidade da Lagoa que ninguém a tivesse lá introduzido. Baseias-te no quê para fazer uma sugestão destas? Fazes ideia da responsabilidade e competência necessárias para afirmar seja o que for em termos de largar algo na natureza?

 

Pedro

 

Concordo ctg...

Se bem q tb ache tão censuravel tirar plantas de seja onde for, como as deitar lá (plantas, peixes, seja o q for... caracois!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quem é que falou em "largar algo na natureza"?

 

As elódeas já lá estão!!

E deixá-las por terra por simples descuido e indiferença não me parece lá muito correcto.

 

Ninguém falou em alterar biótopos naturais... Portanto, não me venham com a conversa da responsabilidade...

Para mim, mais irresponsável é aquele que larga pelo chão latas de atum e garrafas de plástico. Deve achar que dão um bom biótopo "natural"...

 

Aquela lagoa é tudo menos natural. A natureza apenas se instalou na obra do homem...

 

Quero deixar claro que não concordo com a introdução de novas espécies em meios onde não pertecem, nem que seja pelas graves consequências que daí advém, mas que apenas quis pedir o respeito pela natureza!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse q tu falaste de largar na natureza.

Eu disse q concordava ctg, mas tb que largar na natureza tal tal...

 

Mas pronto, é uma coisa que tenho lido muito por aí, pessoal que vai buscar plantinhas aos rios e aos lagos... e eu não posso deixar de achar isso mau.

 

Lembro-me de um artigo em q um brasileiro se gabava de ter começado a encontrar um plecos num riozinho perto de casa dele, e que aprendeu como apanha-los para os por em banheiras... e depois ensinou aos miudos vizinhos que começaram a pesca-los para os comer...

E depois, oh surpresa, já não havia mais peixes...

 

desculpem lá o off-topic

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mocho, tens toda a razão nos teus argumentos, mas já existe tanta desinformação sobre o assunto que o que é mesmo preciso é aproveitar todas as oportunidades para reforçar que NADA deve ser largado em lado NENHUM.

É muito fácil interpretar mal o que escreveste e mesmo dentro do que escreveste, podes estar a passar alguma doença tropical importada existente no teu aquário para o nosso ecossistema.

É um exemplo repiscado, mas como disse, não temos nem autoridade nem competência para afirmar que determinada coisa se pode ou não largar na natureza, daí que não deve haver outra palavra de ordem que não o NÃO FAZER EM CASO ALGUM.

 

Abraço

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi ppl!

 

Gostaria de saber se alguém me arranja um pézinho(ou dois :lol: ) de Elódea :D ! Isto porque o meu aqua já quase n tem plantas e , segundo o vosso testemunho, a Elódea é uma planta que se desenvolve mto bem!

 

Digam-me qual é o preço! Thnks!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal.... mesmo que não tenham Elódea para me vender, podem então mandar uma foto da planta? :wink:

 

Já agora....como é que apanharam a planta? ela está numa zona onde a colheita é minimamente acessível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal.... mesmo que não tenham Elódea para me vender, podem então mandar uma foto da planta? :)  

 

Já agora....como é que apanharam a planta? ela está numa zona onde a colheita é minimamente acessível?

 

Em relação a zona da colheita depende, aquilo está por especie de "tufos" pelo menos quando la fui e cheguei a pegar em elodea com cerca de 3 metros, os tufos estão espalhados pela lagoa alguns muito bem acessiveis mas confesso que para apanhar a melhor elodea tive uma preciosa ajuda de paus bem compridos se não quizesse tomar banho, mesmo assim as minhas botas foram a água :(

 

A mais verde e pelo meu ver está nas margens nas sombas, não sombras muito escuras mas sim com algum sol, ja tenho cerca de 30 pés alguns ainda nao podei outros já! até tirei uma foto da poda brevemente colocarei aqui, é bem verde e muito bonita, vale a pena! :lol: Quem as desejar paga gasolina mas tem bom resultado! ( o aspecto k encontrei la foram so elodeas secas e podres procurei e trouxe alguma ficou logo verde !!! :lol:

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!!!!

 

Neste ultimo fds nao resisti e fui a lagoa buscar elodea... :(

 

Trouxe poucos pés, pois sei ke esta planta cresce mt... :twisted::twisted:

 

O problema e ke kando cheguei a casa, plantei a e elas ficaram tortas, o ke penso ke seja normal, pois, estao ainda sem raiz.Já passaram 2 dias, e elas inda continuam tortas.

:D

Eu keria saber se e normal, pois, kando desligo a luz elas entortam, de dia parecem começar a endireitar-se, mas no fim continuam tortas... :D :(:(

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...