Recommended Posts

Publicado

Boa tarde

Tenho um aquário de 350L, que vou transformá-lo num plantado. Ele de origem só trazia uma calha com 2 lâmpadas fluorescentes, mas arranjei uns balastros para ficar com 4. Preciso de saber se com 2 lâmpadas de 40W (powerglo) e 2 de 30W, (aquaglo e flora glo) é suficiente?

Também gostaria de saber se um pleco de 20cm é aconselhável? (adoro este peixe e não queria desfazer-me dele)

Cumprimentos a todos.

Filipe Valente

657_3868.png
Publicado:

140 W já vai dar para alguma coisa, mas não muito.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

olá!

o teu novo aquário tem 350L brutos, isso quer dizer que depois da introduçao do substrato e dos elementos decorativos, ficarás com um volume real de água, na ordem dos 270L/280L; com a iluminaçao que referes, irás ter +/- 0,5w/L... isso condicionar-te-á um bocado a escolha de plantas, mas tens que chegue para umas quantas espécies... :P o pleco de 20cm não afectará muito as plantas epífitas (anubias, fetos, musgo) que poderás prender nos troncos ou pedras, agora as outras... não sei, não... :)

Publicado:

Obrigado pela ajuda e esclarecimentos. No entanto ainda surge uma dúvida. Uma vez que não consigo pôr mais que 4 lâmpadas fluorescentes totalizando 140W para um volume real de 280L (0,5 W/L), será possível mesmo assim fazer uma carpete de plantas. Possuo fertilizante sólido da trópica aquacare e um sistema de co2 automático, mas como já me disseram que esse tipo de plantas necessita de muita luz estou ainda um bocado relutante em avançar.

E quais são as melhores lâmpadas? Aquaglo, floraglo ou powerglo?

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Publicado:

Olá! Tens uma gma variada de lampadas ao teu dispor para conseguires aumentar a iluminação, desde HQI's, PLL's, T5's e pouco mais, mas que te garantem uma boa iluminação para conseguires o que queres!

Paulo

Publicado:

De facto é verdade, o universo de lâmpadas é imenso. Mas imaginando que só posso ter quatro(4) lâmpadas fluorescentes (2x30W;2x40W), para um aquário de 280L reais, qual a melhor no que diz respeito à temperatura da cor? Daí o exemplo dos vários tipos de GLO referido no post anterior.

Obrigado.

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Publicado:

com 0,5 w/L não creio que consigas fazer um tapete (dos convencionais)... se a altura do teu aquario não for muita, podes experimentar riccia e plantas baixas, como sagitaria ou echinodorus tenellus; se se desenvolverem, apostas nessas e acabas por ter o substrato coberto :(

Publicado:

Mendonça, antes de mais obrigado pelo esclarecimento.

Eu tinha a ideia que realmente é necessário bastante luz para um aqua ter uma carpete. No entanto não queria destapar o aqua para por uma hqi.

Qual a relação ideal em wats para um aqua com carpete e se existe balastros adaptáveis para lâmpadas hqi sem ter que destapar o aqua.

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Publicado:

Para criares uma carpete de plantas precisas de ter iluminação potente o suficiente para incentivar o "crescimento vertical" das plantas. Por exemplo a glossostigma necessita de aproximadamente 1w/L para formar um tapete denso. Se a iluminação for inferior a glosso cresce muito em altura e menos para os lados, atráves de runners. Para outras plantas talvez não seja precisa tanta iluminação, mas pelo menos 0,5w/L.

O tipo de iluminação, se é flora, aqua ou power glo, não tem directamente a ver com isso. A grande diferença nesses tipos de lampadas é a sua cor, atráves da temperatura em K´da luz emitida. Por exemplo, quanto maior os Kº mais branca e fria é a luz, tanto que a partir do 10000Kº é um branco azulado que serve para mostrar melhor a cor dos peixes, e aos 20000Kº é o azul. Nos 6000Kº temos a cor do sol, nos 2700Kº (a cor da flora) temos uma cor amarela. O normal será dar ás plantas uma cor na volta do 6000Kº, mas o ideal será dar uma variedade de cores.

Isto é muito pano para mangas, pesquisa por iluminação e absorve tudo o que interessa.

Tens esta pagina tambem muito util sobre conceitos de iluminaçao: http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/

Verás que para o crescimento das plantas o importanté é a quantidade de luz, se bem que se tens muita luz ,as da cor errada terás plantas que acabam por definhar.

Paulo

Publicado:

Paulo, obrigado pela colaboração.

O site que me indicaste foi de veras elucidativo.

Precisava de saber qual a potência max existente no mercado para lâmpadas fluorescentes de 100cm e 60cm. O max que encontrei foi de 40W e 25W respectivamente.

Cumps.

Filipe valente

657_3868.png
Publicado:

Foi pela limitação de potencia das lampadas fluorescentes normais , T8, que te falei de outros tipos de lampadas mais potentes. Por exemplo, uma PLL de 55W tem +- 50cm, uma fluorescente normal de 30W tem 89,9cm.

Portanto numa calha podes ter 4x55W em vez de 2X30W. Tudo depende de se queres alterar a tua iluminação ou não.

Aqui no forum tens varios exemplos de pessoal que pos maos a obra e alterou a calha de origem, inclusive eu fiz isso. A minha callha de origem trazia 2 lampadas fluorescentes normais, T8, de 30w cada. Achei que era pouco e fui-me a calha desmontei-a retirei 1 lampada e 1 balastro. Adicionei 1 balastro electronico e 2 lampadas PLL de 36W no sitio da de 30W.

Em vez de 60W fiquei com 102w.

Paulo

Publicado:

Isso é perfeito. Efectivamente não estou familiarizado com esse tipo de lâmpadas. Se poderes elucida-me relativamente onde compra-las, juntamente com os respectivos balastros. Presumo que também seja fluorescente?

Cumps.

Filipe Valente

657_3868.png
Publicado: (editado)
Qualquer casa de material electrico te arranja balastros, casquilhos e lampadas. És de onde? Aproveita e preenche o teu perfil!!!

Paulo

A todos os que me ajudaram um grande obrigado!

Já decidi o que montar depois da vossa colaboração. Paulo obrigado pelo site que me indicaste!!!

Então vou por 2 lâmpadas compactas 2g11 4pinos 80W 6000K e com as que tenho fico com cerca de 0,82W/L.

Depois mostro como ficou.

Cumps.

Filipe Valente

Editado por Mega
657_3868.png
Publicado:

Olá! Antes de pores mãos a obra pesquisa mais aqui no forum e na net. A opiniões diversas sobre todo o tipo de lampadas a usar. Todas têm a sua vantagem e desvantagem e todas elas... custam dinheiro, umas mais outras menos.

Pondera bem e faz as contas, e depois é só escolheres. Se fizeres a escolha a errada vais pagar tanto em material como uma calha nova.

T5, T8, PLL's ou HQI, dentro destas 4 tens uma gama de soluções adequada que te vão satisfazer. E atenção, o facto de teres 350L não implica que tenhas 350W de luz. Eu tenho 200L e o ideal para o meu aqua é a volta de 150W. Isto é uma conclusão retirada de um estudo feito á iluminação dos aquarios de Takashi Amano, que é apenas um dos Mestres dos plantados cá neste planeta redondo! Vê aqui o site onde eles chegaram a esta conclusão:

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

Abraço Paulo

Publicado:

Depois de tudo o que li aqui fiquei esclarecido e aprendi algo novo.

Tenho um plantado de 240L e pensava que tinha das melhores iluminações(pensava eu) tinha 4 compac 36w da Jebo com 10000k, ouvia o pessoal falar só em 6000 e tal a 8000k, eu com 10000k pensava que estava muito fixe, grande erro, estou a ver que o melhor é mesmo trocar as jebo 36w/10000k por umas com menos "temperatura".

Belo site aquele da Aquaeden.

Publicado:

Boas! Podes juntar o util ao agradavel! Aproveitas 1 lampada de 10000, e juntas 1 de 4000k e duas de 6000K e consegues uma boa amplitude a nivel de temperatura de cor! Acabas por conseguir abranger duma forma geral as cores em que o pico de fotossintese das plantas é atingido, quer dizer... mais ou menos!

Paulo

Publicado:
Acabas por conseguir abranger duma forma geral as cores em que o pico de fotossintese das plantas é atingido, quer dizer... mais ou menos!

Paulo

Boas como é isso o pico de fotossintese? existe uma altura do dia em que as plantas desenvolvem mais, mesmo tendo sempre as mesmas lampadas ligadas?

a minha ideia era de que a partir do momento que as luzes eram ligadas as plantas iniciavam a fotossinse diurna. (principalmente absorção de CO2 )