Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

no sábado passado comprei um kit aquário no jumbo, um pacific de 54L 60x30x30 já com filtro interno da pacific que debia 450l/h um termostato de 150w, iluminação de 15w e ainda comprei uma bomba de ar auxiliar da tetratec o aps50.

Montei-o no domingo com 5kg de areão fino e mais um tanto de grosso (todo devidamente lavado) e está a funcionar desde esse dia. tem estado com a iluminação ligada e com a bomba de ar desde as 8h até ás 23h , filtro sempre ligado, termostato nos 24º e já lhes pus um pouco de comida para ajudar a estabelecer uma colonia de bacterias.

Agora a minha dúvida é que não tenho nenhum teste comigo e queria saber se este fim-de-semana já lhe podia adicionar umas anubias e um limpa-vidros e um corydora.

--------editado 3/3/2007---------

Bem para não estar a criar mais tópicos vou editar este e acrescentar info acerca do meu aquário

Hoje testei o PH e deu 7,5 :\ (acham q as plantas vão baixar, senão digam-me como) só lá tenho a água e o areão

Para a flora estou a pensar em por umas anubias e umas Microsorum pteropus ''Narrow''.

Para a fauna estou a penser em colocar:

duas corydas pintas pretas ou elegantes;

um limpa-vidros;

mais tarde uns guppies;

acham que meta um par de camarões? e já agora quais é que aconselham.

Aproveito para dizer que se houver alguma reprodução no meu aquário terei o prazer de doar crias aos membros do forum, porque apesar do trabalho que os bichinhos dão eu sou contra o comércio de animais.

Editado por soulenslaver

Hugo

Publicado:

olá! ... e bem vindo ao 'vício'! :puppydogeyes:

em primeiro lugar, deixa-me já dizer-te que, com o débito desse filtro, a bomba de ar é perfeitamente desnecessária... tanto mais que, as plantas que vais querer inroduzir irão necessitar do CO2 que está a ser libertado com a agitaçao na água causada pela mesma;

a tua iluminação é muito fraca, não chega sequer a 0,5w/L, mas a anubia talvez não se importe muito com isso, em virtude das sua pouca exigência, no entanto, como vai ser a unica flora (e de crescimento lento), o equilibrio biologico do aquario demorará mais tempo a estabilizar, pelo que é mesmo desaconselhável a introdução de qualquer peixe nas proximas semanas....

o meu conselho: aumentar a iluminaçao (sei que nos kits pode não ser facil, por causa da lampada estar incorporada na tampa...) e plantar muito... depois comprar os testes, começar a analisar os parametros da água e quando estes estiverem nos valores estáveis e pretendidos (3 a 4 semanas), começar a introdução dos peixes, aos poucos :)

Publicado:
olá! ... e bem vindo ao 'vício'! :puppydogeyes:

em primeiro lugar, deixa-me já dizer-te que, com o débito desse filtro, a bomba de ar é perfeitamente desnecessária... tanto mais que, as plantas que vais querer inroduzir irão necessitar do CO2 que está a ser libertado com a agitaçao na água causada pela mesma;

a tua iluminação é muito fraca, não chega sequer a 0,5w/L, mas a anubia talvez não se importe muito com isso, em virtude das sua pouca exigência, no entanto, como vai ser a unica flora (e de crescimento lento), o equilibrio biologico do aquario demorará mais tempo a estabilizar, pelo que é mesmo desaconselhável a introdução de qualquer peixe nas proximas semanas....

o meu conselho: aumentar a iluminaçao (sei que nos kits pode não ser facil, por causa da lampada estar incorporada na tampa...) e plantar muito... depois comprar os testes, começar a analisar os parametros da água e quando estes estiverem nos valores estáveis e pretendidos (3 a 4 semanas), começar a introdução dos peixes, aos poucos :)

Antes de mais brigado pela resposta, pois na questão de aumentar a iluminação só dá para colocar uma lampada, mas é facil troca-la por uma mais forte. em relação ao filtro o débito de 450l/h é no maximo o minimo é de 250l/h.

abraço

Hugo

Publicado:

olá!

vais ter que manter o filtro regulado para o mínimo ou pouco mais, porque num aqua de 54L (brutos...), nao vai haver peixe que aguente a corrente provocada pelo mesmo, se estiver no maximo...

quanto a trocares a lampada por outra mais forte, certifica-te primeiro se a instalação electrica 'aguenta', pois geralmente elas são feitas de acordo com as lampadas que ja trazem... daí o problema dos kits... quem quiser aumentar a iluminaçao, tem que se desfazer da tampa e arranjar uma calha/refletor para colocar sobre o aquario...

Publicado:
olá!

vais ter que manter o filtro regulado para o mínimo ou pouco mais, porque num aqua de 54L (brutos...), nao vai haver peixe que aguente a corrente provocada pelo mesmo, se estiver no maximo...

quanto a trocares a lampada por outra mais forte, certifica-te primeiro se a instalação electrica 'aguenta', pois geralmente elas são feitas de acordo com as lampadas que ja trazem... daí o problema dos kits... quem quiser aumentar a iluminaçao, tem que se desfazer da tampa e arranjar uma calha/refletor para colocar sobre o aquario...

Boas quanto ao filtro tenho-o regulado no médio, pois aqui na charneca de muita gente começar a ligar o aquecimento em suas casas nota-se uma quebra na corrente electrica por isso fico com receio de o deixar no minimo. Quanto á lampada eu depois abro-a para verificar a instalação.

Obrigado pela tua resposta e abraços

Hugo

Publicado:

olá!

sabes qual o ph da água em tua casa? em princípio não deverá ser muito diferente do que tens no aquario (uma vez que está vazio), a menos que o teu areão tenha componentes calcários e aí, a água fica alcalina; se queres ter uma água ácida, tens que testar esse areão: retira um pouco, seca-lo bem e aplica-lhe em seguida umas gotas de um produto para baixar o ph... se fizer efervescência, contém calcário e não há nada a fazer, vais ter que o substituir...

Publicado:

camarões para um aquario desse tamanho umas caridinas japónicas que não são tipo praga (em termos de reprodução como os red cherries) e são bastante vorazes fazendo um bom trabalho de limpeza.

tiagodovale2-dbd.jpg
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!