Luz para colocar no refúgio


Recommended Posts

Quantos wats acham que é necessário ter no refúgio, sendo que pretendo ter macroalgas e no máximo alguma propagação de alga coralina.

 

Estava a pensar numa flurescente compacta, pois tenho muito pouco espaço no lado do refúgio (37cm largura x 47 comprimento).

 

Já agora que tipo de lampada, luz branca ? 6500K?

 

Obrigado.

 

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No refúgio não precisas de muita luz - uma florescente Nature serve perfeitamente - eu tenho apenas 18 W e as Caulerpas e Alga coralina desenvolvem-se muito bem.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

Obrigado.

já agora mais uma opinião.

 

Encontrei uma armação simples com uma t4 (diz na lâmpada T4) de 12w (=60W de uma lâmpada incandescente) e com 6000 K, por 15 Euros.

 

Tem 425mm por 20mm, é finíssima.

 

OK, tem de levar uma protecção em acrílico + reflector (que eu mesmo faço) por causa de possíveis salpicos/evaporação, mas pareceu-me interessante por ter 6000K, o que é perto das Lãmpadas que dizem ter full spectrum/Daylight.

 

Experimentei e emite uma luz forte e branca.

 

Que achas ?

 

Pedro Gomes

 

________________

 

Editei a mensagem para acrescentar que tem um pormenor interessante é que vem preparada para ligar até 10 lâmpadas todas em série. No caso de se querer acrescentar é só ligar um cabo (incluído) à lâmpada já existente.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nunca ouvi falar de T4 mas pelo preço e temperatura, parece-me uma boa hipótese! 12W é que poderá ser pouco - depende da distância a que fica das macroalgas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de facto tb nunca tinha visto, mas podes ver quando fores ao Aki, nas zona das flurescentes, estão lá umas com o nome SuperMax2000 e por baixo vez as lâmpadas de substituição que têm a inscrição "t4 6000k". Existe com mais Wats mas já não tenho espaço para elas. Se calhar coloco duas e fecho a loja!

 

Julgo que não és perito em luz, mas aqui vai a pergunta na mesma, se diz que são 12Wats que equivalem a 60Wats (aparece a inscriçao: "12W=60W"), não serão 60Wats reais ?

 

Um abraço.

 

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que não és perito em luz, mas aqui vai a pergunta na mesma, se diz que são 12Wats que equivalem a 60Wats (aparece a inscriçao: "12W=60W"), não serão 60Wats reais ?

 

Pois... realmente não sou!!!

 

Normalmente essa indicação tem a ver com a intensidade luminosa. Ou seja, cada lampada por ser compacta consegue emitir o equivalente a uma lampada de 60W - na prática para o aquário não tenho a certeza da sua utilidade!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais