Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Peço desculpa por estar a colocar este tópico mas já pesquisei e mesmo assim fiquei com dúvidas.

Por isso vou descrever o meu problema para ver se algum de vós tem paciência para me ajudar.

Tenho um aqua com 80 litros reais, 80W com calha DIY com lâmpadas económicas 6400k, filtro externo fluval 204. Não tenho substrato fertil, só areão inerte e tenho pedra xisto que apanhei em trás-os-montes (foram bem limpas e fervidas várias vezes).

Tenho Mollys, espadas, alguns guppies, 11 Neons, 4 corydoras e um limpa fundo que não sei como se chama.

Os últimos teste deram:

teste.jpg

Tenho de voltar a fazer testes. :)

Comecei a injectar CO2 DIY mas parei porque o PH baixou para 6.3 e através das tabelas de comparação do PH e KH tenho CO2 que chegue (digo eu...). Alguns peixes também começaram a apresentar um comportamento diferente (mais parados) depois que coloquei o CO2.

O CO2 esteve 24h ligado mas enquanto as luzes estavam apagadas tinha uma bomba de ar ligada.

Faço TPAs de 20% todas as semanas e limpo o filtro uma vez por mês.

A iluminação é feitas das 18:00 às 23:30 (reduzi 30 minutos para controlar as algas).

Em todas as TPAs fertilizo alternadamente com Sera Florena e com Sera florenette A.

Esta planta até se está a portar bem.

1.jpg

De 5 pés que comprei já tenho mais de 15.

Estas é que me estão a preocupar, embora tenham rebentos o aspecto delas não é bom.

2.jpg

3.jpg

4.jpg

Tenho lido bastantes tópicos sobre os macro nutrientes NPK. Será que é este tipo de fertilização que me está a faltar?

Este adubo em barras da KB, para plantas de casa não é bom, certo?

9.jpg

Um Abraço.

Mais algumas fotos do meu aqua. Acho que precisava de mais plantas, não?

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

Editado por ncosta

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado: (editado)
Boas,

Peço desculpa por estar a colocar este tópico mas já pesquisei e mesmo assim fiquei com dúvidas.

Por isso vou descrever o meu problema para ver se algum de vós tem paciência para me ajudar.

Tenho um aqua com 80 litros reais, 80W com calha DIY com lâmpadas económicas 6400k, filtro externo fluval 204. Não tenho substrato fertil, só areão inerte e tenho pedra xisto que apanhei em trás-os-montes (foram bem limpas e fervidas várias vezes).

Por esta descrição, não me apercebo de qualquer problema, exceptuando a falta do substrato fértil, mas isso nada como uma fertilização correcta para colmatar a falta

Tenho Mollys, espadas, alguns guppies, 11 Neons, 4 corydoras e um limpa fundo que não sei como se chama.

Um bocadinho sobrelotado, não ? Peixes de necessidades diferentes, mas aguentam-se, tens é de reduzir o nº de peixes no teu Aqua

Os últimos teste deram:

teste.jpg

Tenho de voltar a fazer testes. :)

Os testes devem fazer-se com uma certa regularidade, aprende a observar o Aqua fauna e flora

Os valores que apresentas, estão dentro da normalidade

Comecei a injectar CO2 DIY mas parei porque o PH baixou para 6.3 e através das tabelas de comparação do PH e KH tenho CO2 que chegue (digo eu...). Alguns peixes também começaram a apresentar um comportamento diferente (mais parados) depois que coloquei o CO2.

O CO2 esteve 24h ligado mas enquanto as luzes estavam apagadas tinha uma bomba de ar ligada.

O CO2 só é benéfico para as plantas quando as luzes estão ligadas, como tens o periodo de luz extremamente curto, a água fica com excesso de CO2 diluido, mesmo com a bomba de ar ligada

Faço TPAs de 20% todas as semanas e limpo o filtro uma vez por mês.

Tenta fazer as TPA's com mais frequência, pode ser em menores quantidades de retirada de água, assim auxilias a introdução de micros para as plantas

A iluminação é feitas das 18:00 às 23:30 (reduzi 30 minutos para controlar as algas).

Perido de iluminação extremamente curto, o ideal é entre 8/10 horas diárias

Em todas as TPAs fertilizo alternadamente com Sera Florena e com Sera florenette A

Atenção ler as instruções dos produtos que utilizas e quantidades, pois se fertilizas alternadamente, não referes o espaço de tempo, além disso o Sera florenette A, deve ser introduzido no areão junto ás raízes das plantas semanalmente e cada pastilha é para 20L instruções, em relação ao Sera florena, fica tambem com as instruções

Esta planta até se está a portar bem.

De 5 pés que comprei já tenho mais de 15.

Esta planta ( Limnophila sessiliflora ) porta-se bem em todos os Aquas

Estas é que me estão a preocupar, embora tenham rebentos o aspecto delas não é bom.

Pois,...para quem só tem iluminação das 18:00 às 23:30, é curto, o ideal é entre 8/10 horas diárias e carência de K

Tenho lido bastantes tópicos sobre os macro nutrientes NPK. Será que é este tipo de fertilização que me está a faltar?

Este adubo em barras da KB, para plantas de casa não é bom, certo?

Se é para plantas de vaso ou jardim, eu não arriscava

Um Abraço.

Mais algumas fotos do meu aqua. Acho que precisava de mais plantas, não?

Se tiveres possibilidades, fica mais composto

Cmpts

Editado por GOLF_inho

SeMpRe A aPrEnDeR

Paul08

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boas,

Antes de mais muito obrigado pela tua resposta. Peço desculpa mas só hoje a via porque não foi avisado pelo sistema da tua resposta.

Um bocadinho sobrelotado, não ? Peixes de necessidades diferentes, mas aguentam-se, tens é de reduzir o nº de peixes no teu Aqua

São 3 Mollys Branco Prata, 4 espadas, 5 guppies que nasceram no aqua e vingaram, 11 Neons, 4 corydoras e um limpa fundo que não sei como se chama.

Achas que são muitos para um aqua de 80? Quanto às necessidades diferentes sempre pensei que não eram muitos diferentes (talvez os neons). Podias explicar-me melhor o que querias dizer :puppydogeyes:

Os testes devem fazer-se com uma certa regularidade, aprende a observar o Aqua fauna e flora. Os valores que apresentas, estão dentro da normalidade

Vou tentar fazê-los pelo menos uma vez por semana, mas é difícil.

O CO2 só é benéfico para as plantas quando as luzes estão ligadas, como tens o periodo de luz extremamente curto, a água fica com excesso de CO2 diluido, mesmo com a bomba de ar ligada

Percebi a tua explicação, por isso vou aumentar o período de luz e neste momento não injecto CO2. Tenho 5 lâmpadas e por isso estou a pensar fazer assim: Ligo duas lâmpadas de cada um a das extremidades às 18:00 e depois ligo as outras 3 às 20:00. Depois desligo as 3 às 6:00 e desligo as outras duas às 8:00. Assim tentou simular um dia real. O que achas, não vou ter um aumento de algas ou as poucas que tenho são derivadas do excesso de N e P?

Já agora o que fazer com a pouca claridade que em entra pela janela durante o dia? Não afecta o ciclo diário dos peixes? Não queira ligar as lâmpadas durante o dia por causa da conta de luz e porque o aqua está no escritório onde tenho os computadores e onde passo muito tempo.

Tenta fazer as TPA's com mais frequência, pode ser em menores quantidades de retirada de água, assim auxilias a introdução de micros para as plantas

É muito dificil. :) A vida profissional não o permite. A única hipótese é fazer TPA 's de 5 litros de 2 em 2 dias e fazer um de 10 % no fim-de-semana com aspiração do areão. O que achas?

Atenção ler as instruções dos produtos que utilizas e quantidades, pois se fertilizas alternadamente, não referes o espaço de tempo, além disso o Sera florenette A, deve ser introduzido no areão junto ás raízes das plantas semanalmente e cada pastilha é para 20L instruções, em relação ao Sera florena, fica tambem com as instruções

Quando faço as TPA's semanais, uma semana uso o florena e na outra semana uso o florenette A. Nunca uso os dois juntos. Estou a pensar deixar de usar o florenette A e usar só o florena. Acho que o florena é muito completo a nível de micros.

Já comprei Cloreto de Potássio (KCL) no horizonte aquático para fertilizar com K. Estou a pensar acrescentar cerca de 10 a 12 ppm diariamente, é muito?

Se é para plantas de vaso ou jardim, eu não arriscava

Abandonei a ideia. Até porque tinha N e P em excesso.

Um Abraço.

Nuno Costa.

Editado por ncosta

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif