Que Algas São Estas?


spranto

Recommended Posts

Que algas são estas que andam por todo o lado, blyxas, lótus, anúbias.... Até nas pedras!

 

Alguma sugestão para acabar com isto?

 

algas.jpg

 

parecem ser filamentosas! um SAE e\ou um camaroezitos devem de ajudar, mas...

 

Como são as tuas rotinas de fertilização? e quais os valores de NO3, PO4 e amónia? Qual o setu do teu aqua?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como são as tuas rotinas de fertilização? e quais os valores de NO3, PO4 e amónia? Qual o setu do teu aqua?

 

Eh lá... isso são perguntas difíceis....

 

Nitratos e Nitritos tenho acompanhado. Estão no amarelo mais claro (teste da Sera). Quanto ao resto não tenho testes para medir isso.

 

Quanto à fertilização quando mudo a água ponho 4 colheres de sobremesa de Sulfato de Potássio alternadamente (cada semana) com 5 pastilhas de Sera Flore Plus.

 

Espero que tenha ajudado... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh lá... isso são perguntas difíceis....

 

Nitratos e Nitritos tenho acompanhado. Estão no amarelo mais claro (teste da Sera). Quanto ao resto não tenho testes para medir isso.

 

Quanto à fertilização quando mudo a água ponho 4 colheres de sobremesa de Sulfato de Potássio alternadamente (cada semana) com 5 pastilhas de Sera Flore Plus.

 

Espero que tenha ajudado... ;)

 

ui...

o amarelo corresponde a que número? normalmente tem um número em ppm ou mg\l á frente...

Os fosfatos (teste) aconselhava-te a comprar, pois pode poupar-te muitas dores de cabeça.

Quanto a adicionares potássio, adicionas em pó? aconselho-te a diluires isso primeiro e por colheres é complicado não consegues arranjar uma balança? (se pedires na farmácia pode ser que te deixem fazer as pesagens lá...)

 

Assim de repente (mas é estar a mandar um tiro no escuro) apostava numa defeciância entre os macros NPK...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amarelo da sera vai de 0 a 5ppm :microwave:

 

Pois eu sei, mas é o mais baixo da escala. Quanto a diluir o KSO4 é extremamente díficil, não sei se alguém já tentou mas acreditem que é bem pior de que sal grosso de cozinha. Por isso é que ponho à colherada junto ao filtro. Quanto aos peixes é-lhes indiferente. Da 1º vez ainda pensei que fossem tentar comer mas não.

 

O teste dos fosfatos fica para 5ª pq tenho exame amanhã. Depois faço o post dos resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei, mas é o mais baixo da escala. Quanto a diluir o KSO4 é extremamente díficil, não sei se alguém já tentou mas acreditem que é bem pior de que sal grosso de cozinha. Por isso é que ponho à colherada junto ao filtro. Quanto aos peixes é-lhes indiferente. Da 1º vez ainda pensei que fossem tentar comer mas não.

O teste dos fosfatos fica para 5ª pq tenho exame amanhã. Depois faço o post dos resultados.

 

Quanto ao K mantenho-me na minha... nem que tenhas que aquecer a solução em banho maria para aumentar a solubilidade (sabes que quantidade em ppm estás a aumentar com 4 colheres?).

 

Com esse valor de nitratos quase que aposto que tens os fosfatos altos e provavelmente é isso que te está a criar as algas...

Arranja um fertilizante de NO3 (por exemplo KNO3) e tenta manter os níveis de fosfatos e de nitratos estaveis... (pois NPK funciona da seguinte maneira: Sem N as plantas não absorvem P, sem P não absorvem K, e sem K não absorvem N).

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais