Problema Com Planta


antmarques

Recommended Posts

Boas!

 

Há dias reparei que esta planta que penso ser uma Cryptocoryne wendtii 'Tropica' estava a ficar com algumas folhas danificadas. Pensei ser algo natural e não liguei mt pensando que com uma tpa e fertilizante a coisa ia ao sítio... nada disso! Grande parte das folhas está "ratada" para não falar nas que apodreceram e desapareceram...

 

Segue foto...

 

Pic_10254_15.jpg

 

A planta estava com o dobro ou triplo da folhagem... o que será? Falta de algum nutriente ou alguma doença? Reparo que ha outra planta (Cryptocoryne crispatula) que tem uma folha nas mesmas condições... parece que se está a desfazer...

 

Alguma ajuda pf...

 

Cumps e obrigado

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que descreves parace-me falta de K, mas quais sao as tuas rotinas de fertilização? e o setup do aqua?

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que descreves parace-me falta de K, mas quais sao as tuas rotinas de fertilização? e o setup do aqua?

 

Abraço

 

 

Boas!

 

A fertilização faço uma vez por semana (depois da TPA) com sera florena (passo a publicidade). Já agora, isto aconteceu depois de mudar de filtro. Passei de um interior para um Eheim 2213... será que também filtra os nutrientes na água?

 

Quanto ao setup está disponivel no link da assinatura... lá em baixo :snipersmile:

 

Obrigado :snipersmile:

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A fertilização faço uma vez por semana (depois da TPA) com sera florena (passo a publicidade). Já agora, isto aconteceu depois de mudar de filtro. Passei de um interior para um Eheim 2213... será que também filtra os nutrientes na água?

 

Quanto ao setup está disponivel no link da assinatura... lá em baixo :snipersmile:

 

Obrigado :snipersmile:

 

Tens carvão no novo filtro?

 

Se tiveres o problema pode ser esse pois o carvão pode estar a absorver por exemplo Ferro, e este deixa de estar disponivel para as plantas.

 

Já agora sabes qual é a composição desse fertilizante?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens carvão no novo filtro?

 

Se tiveres o problema pode ser esse pois o carvão pode estar a absorver por exemplo Ferro, e este deixa de estar disponivel para as plantas.

 

Já agora sabes qual é a composição desse fertilizante?

 

Abraço

 

Olá! bigsmile

 

Não tenho carvão... tive o cuidado de o tirar e substitui por uma camada fina de lã de vidro. Neste momento tenho, esponja, cerâmicas e por fim lã de vidro. quanto à composição do fertilizante tirei isto da net...

 

"Ingredients: Boric acid 2.0 mg/l, Iron Chloride 890mg/l, Potassium Chloride 1.0mg/l, Magnesium Chloride 2.0mg/l, Sodium bicarbonate 0.6mg/l, Sulfuric acid 1.6mg/l, EDTA 4.0mg/l"

 

"Plant fertilizer with iron, minerals and trace elements for all water plants. The plant nutrients in sera florena can easily be taken up through the leaves by the plants. The nutrients stay active in the water until they are taken up by the plants. sera florena is free from nitrate and phosphate and does not promote algae growth"

 

Abraço bigsmile

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parece-me que o potassio presente nesse fertilizante e muito insuficiente, tenta fertilizar com uma fonte independente de potassio, preferencialmente uma soluçao de KCL.

 

ja agora, onde arranjaste a composiçao do florena?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parece-me que o potassio presente nesse fertilizante e muito insuficiente, tenta fertilizar com uma fonte independente de potassio, preferencialmente uma soluçao de KCL.

 

ja agora, onde arranjaste a composiçao do florena?

 

 

Boas!

 

Obrigado pela ajuda... vou procurar uma alternativa então (sugestões?). A composição tirei-a daqui...

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic....5ff9b399bc932e4

 

Mas quando chegar a casa vou confirmar na embalagem.

 

Abraço bigsmile

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu perguntei porque tenho aqui a embalagem e nao diz nada bigsmile

 

KCL podes arranjar nas farmacias (nem todas) ou na horizonte aquatico

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu perguntei porque tenho aqui a embalagem e nao diz nada bigsmile

 

KCL podes arranjar nas farmacias (nem todas) ou na horizonte aquatico

 

E a dosagem como se faz?

 

Não existe nenhum fertilizante geral que seja mais rico em potássio... tenho medo de fazer asneirada...

 

Abraço

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

mete nos bookmarks que vai dar jeito bigsmile

 

penso que ate hajam fertilizantes de potassio, mas esta soluçao sai mais barata

 

(se tiveres problemas com a dosagem na horizonte aquatico vendem o KCL ja em liquido e com instruçoes de dosagem)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

mete nos bookmarks que vai dar jeito ;)

 

penso que ate hajam fertilizantes de potassio, mas esta soluçao sai mais barata

 

(se tiveres problemas com a dosagem na horizonte aquatico vendem o KCL ja em liquido e com instruçoes de dosagem)

 

 

Boas!

 

Antes de mais obrigado pela ajuda de todos :)

 

Estive a ver melhor e na realidade tinha algumas plantas (valisneria gigantea, lotus, etc) grandes e a tapar a luz que não é muita :crazyeyes: . Fiz uma poda e as coisas parece que estabilizaram... de qualquer forma mandei vir o potássio da horizonte aquático. Devo introduzi-lo na mesma, apesar de a planta ter estabilizado?

 

Abraços :)

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais