Ajuda Para Fertilização Correcta?


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Olá a todos!

 

O aquário está montado desde setembro, mas devo dizer que fui muito...maçarica no inicio porque só depois de estar montado é que fui montando a iluminação, o co2 etc. Foi aos poucos que fui percebendo o quanto tudo importa um bocadinho na montagem e sucesso dos plantados.

 

Tem 14 litros reais e 1,7 watts/L e 7 horas de luz.

 

Bom, hoje comprei mais uns testes e agora já posso dar valores e tirar mais umas dúvidas! Aqui vamos..

 

pH - 5,0

NH3/NH4 - 0mg (esperado para o ph)

NO3 - entre 0 e 5 mg/L (a escala é com cor por isso aproxima-se mais do 0 que do 5)

PO4 - 0,1mg/l

KH - 2dH

 

CO2 - acima de 59 mg/L (estima tendo em conta o valor de pH e KH). O indicador permanente indica que existe CO2 a mais (uso o da SERA )

 

Os valores que encontrei de nitratos e fosfatos não me surpreendem pois apenas tenho dois otocinclus e uma caridina japonica. Alimento os otocinclus que um complemento diário mas em pequenas doses.

 

Começei a usar o fertilizante Florena da SERA (sem fostatos e sem nitratos portanto!)

 

Depois de pesquisar na net sobre fertilização encontrei os seguintes valores: Para PO4 deve ser entre 2 a 3 mg/l, e para NO3 deve ser 15 mg/L. Assim sendo, é fácil de perceber que estou com carência de N e P apesar de não verificar isso nas plantas (estão verdes e desenvolvem-se bem). Por isso como acham que eu deva corrigir isto, uma vez que a ideia é apenas manter o mínimo de peixes..ou seja, um plantado? Reduzindo as trocas de água (faço semanalmente)?

 

Quanto ao CO2, já retirei o difusor e reiniciei o teste. Daqui a umas horas insiro a bomba de ar esperando assim atingir o valor de CO2 óptimo (zona verde do teste). Mas estou com receio de compromenter o crescimento da Cuba, uma vez que ela apenas começou a crescer quando introduzi o co2.

 

Obrigada a todos!

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais